Postais do Coração


Título: Postais do Coração
Autor: Ella Griffin
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
ISBN: 9788581630496


Li diversas resenhas de Postais do Coração, algumas positivas e outras negativas, por isso fiquei com um pé atrás, mas a sinopse me pareceu boa e o comentário de Marian Keyes logo na capa me deu a sensação de ser um livro divertido: "Uma voz nova e fresquinha. Ella Griffin consegue fazer rir e depois chorar ao virar a página." 

Mas eu não ri nas partes engraçadas e nem chorei nas partes mais emocionantes. Também não consegui gostar dos personagens, apesar de bem elaborados. Na verdade, gostei sim, de dois, os gêmeos de 7 anos, Lizzie e Luke, filhos de Conor e Jess.

A narrativa é bem leve, mas acredito que acaba se estendendo muito, cansando o leitor (pelo menos me cansou) e eu acabei "arrastando" a leitura pelo menos até um pouco mais da metade da segunda parte (o livro é dividido em três) e acredito que depois dessa parte eu comecei a curtir um pouco mais a leitura e deixei-a fluir. 

Saffy vive em uma belíssima cobertura em Dublin com ser namorado Greg, os dois estão juntos há seis anos mas ele nunca tocou no assunto casamento. Ela sente que o relacionamento dos dois está estagnado e também está cansada de dividir a atenção de Greg com centenas de mulher, apesar de seu namorado não ser um garanhão, mas um ator de uma novela que interpreta um bombeiro gostosão. Trabalho que conseguiu graças a Saffy, pois fora ela que o escalara para uma propaganda de um sorvete que acabou inspirando toda a série. Greg quase perdeu o teste e, mais uma vez, graças a Saffy, que não era sua namorada na época, conseguiu o papel no comercial. Agora ele deseja uma carreira em Hollywood e foi eleito o nono homem mais sexy da Irlanda. 

Greg é crianção, ama a si próprio mais do qualquer coisa e não consegue fazer nada por sua conta. 

Saffy trabalha em uma agência de publicidade e sua vida é extremamente corrida. Ela é bem confusa, além de ter um relacionamento conturbado com a mãe e um ressentimento profundo por ter sido abandonada por seu pai quando tinha dois anos, nunca viu uma foto dele mas sabia que ele era casado quando sua mãe engravidou e era muito mais velho que ela, coisa que seus pais não aprovaram e a enxotaram. Após dois anos, seu pai acabou voltando para a esposa. 

Saffy parece uma garotinha, apesar de ter mais de 30 anos, é ingênua e confusa, parece ser aquele tipo de pessoa falsa que mantém uma casca por fora para o mundo ver mas por dentro ainda não conseguiu descobrir quem é ou o que quer. 

Conor e Jess são amigos do casal, apesar de serem muito diferentes de Saffy e Greg. Na verdade, a amizade entre os dois homens começou na escola: Conor era solitário, havia crescido e engordado muito entre o Fundamental I e II, os outros alunos tiravam sarro dele, chamando-o de "Pé-Grande" e "Fofo"; Greg era o garoto mais baixo da classe e o mais bonito da escola, começaram a chamá-lo de "Nanico" que acabou virando "Penico" e quanto mais as garotas perseguiam Greg, mais os garotos implicavam com ele. Quando um dos alunos foi bater em Greg e viu que o que tinha de mais próximo era um sanduíche de atum, pegou-o e o esmagou no rosto de Greg. O sanduíche era de Conor e, furioso, começou a socar o garoto, tornando-se amigo de Greg. 

Conor conhecia Jess há 8 anos, uma mulher linda que, aos 24 anos, namorando Conor há apenas dois meses, descobriu estar grávida. Vivendo dois anos juntos com seus filhos, Jess nunca aceitou se casar, para frustração de Conor, professor em um colégio onde coincidentemente foi apelidado de "Senhor Fofo" pelos alunos. Ele odiava dar aulas, aguentar as piadinhas e estar no meio de adolescentes terríveis. Passa as noites escrevendo seu livro, na esperança de mudar tudo: largar a vida de professor, dar uma vida melhor à Jess e aos gêmeos e quem sabe mudar a opinião de sua companheira com relação ao casamento. 

Conor é um personagem neutro na minha opinião, enquanto Jess me deixou enervada muitas vezes com o seu jeito irritante e controlador. 

No Dia dos Namorados Greg e Saffy vão jantar, ele está atrasado, ela já está bêbada e nervosa por ter visto um episódio do seriado do namorado em que seu personagem pede em casamento outra personagem. Ao questionar Greg ela acaba fazendo um escândalo e ele diz que não irá casar com ela. 

Enquanto isso, Conor trabalha cada vez mais em seu livro, o que deixa Jess enciumada. 

A vida dos quatro está prestes a virar de ponta cabeça e você simplesmente não sabe para onde a história vai caminhar (ponto positivo para o livro). 

O grande problema dos quatro e tantos outros personagens na história são os segredos, as verdades contadas pela metade, os sentimentos que não são ditos ou expostos, que os engancham em uma verdadeira teia de aranha. 

Dei duas estrelas para o livro por ter me empolgado mais para o fim, mas só lendo para ter uma opinião, afinal são tantas resenhas que falam bem e mal do livro! Quem já leu não deixe de dizer o que achou. (:


Janeiro - Tema Livre

17 comentários:

  1. Eu estava até animada, mas assim como você li resenhas positivas e negativas e confesso que isso interfere na hora de escolher ler ou não, não achei legal ele ser lento, não tenho paciência com livros que demora demais para acontecer as coisas..

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei esse livro em uma promoção, mas estou bem com o pé atrás com ele, porque todas as resenhas que eu vejo são negativas ;S uma pena isso. Mas mesmo assim vou dar uma chance a ele.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Pelo jeito não é o livro que eu ia gostar, acho chato quando a leitura começa a ficar se arrastando, demoro muito pra terminar de ler.

    ResponderExcluir
  4. Quero ler o livro para dar a minha opinião. A sinopse me chamou a atenção. Adorei a resenha.
    bjs

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse Elly parece se mostra muito competente em suas histórias e esse livro eu concerteza vou ler mas nesse momento não da porque estou sem dinheiro ... mas quem sabe eu ganho de presente do meu pai ^^

    ResponderExcluir
  6. Esse comentário da Marian na capa foi o que me fez ter vontade de lê-lo... rs Bom, o título também ajuda. As resenhas tem sido tão equilibradas quanto a "amei" e "odiei" que nem sei mais o que pensar. u.ú Acho que só lendo pra poder dizer se é bom ou ruim (mas espero sinceramente que seja tão bom quanto eu ainda estou achando que é!)

    PS: pode ser lento, mas pelo menos não é previsível, não é? Ponto super positivo mesmo. ^_^

    ResponderExcluir
  7. Assim como você, já li resenhas positivas e negativas, mas confesso que não tinha dado importância a nenhuma delas, talvez por não estarem bem escritas, mas a sua realmente foi clara, e acabou mudando minha ideia de ler este livro, ou ao menos, deixar para depois (bem depois) XD

    ResponderExcluir
  8. Eu não me interessei pela história, não. Parece muito simples, não me agrada livros assim.

    Luciana

    ResponderExcluir
  9. Caramba Paula, eu já não tinha gostado da sinopse, depois de saber que "enrola" até mais da metade, prefiro ficar longe para evitar frustração.
    Pelas descrições eu só fui com a cara do Conor. hahaha.
    Ao menos tem um momento de surpresa sobre o desfecho, senão seria uma lástima. XD
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Tem livros q até tem uma historia boa mas a forma de escrita é tão "lerda" q fica difícil terminar de ler. Eu prefiro livros mais dinâmicos daqueles q vc começa e ñ consegue para mais. Esse parece ser justamente o oposto:(

    ResponderExcluir
  11. esse livro parece ser muito bom, a capa dele é linda, a resenha ficou otima!

    ResponderExcluir
  12. Acho a capa desse livro lindaa!!
    Quero muito ler, ele parece ser romantico, do jeito q eu gosto!!! =D

    Mas vc só deu 2 votos... humm... esperava mais dele...rs
    Bom, espero ler e ver o q acho sobre ele..rs

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Até agora tenho ouvido bem desse livro, apesar de falarem que é meio difícil de ler. Não me interessei muito, não sei se vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  14. Quando li o comentário de Marian Keyes também imaginei que seria um livro divertido e emocionante, mas odiei. Leitura chata, arrastada... na verdade me forcei a terminar só para não abandonar. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que vou ler esse livro porque me pareceu que os personagens realmente têm ótimas personalidades e bem distintas umas das outras. Mesmo com as resenhas negativas, vou comprá-lo na próxima vez que passar na livraria.

    ResponderExcluir
  16. Não pretendo ler o livro, mas essa teia de aranha deve ser realmente chata de se ler hahaha
    Esse livro tem grandes opostos né? Já vi gente que odiou e gente que amou O_o
    Abraço e adorei a resenha

    ResponderExcluir
  17. Já ouvir falar sobre esse livro, mas, sei lá, não estou muito afim de lê-lo. Porém, a historia parece ser interessante, e os personagens também. Não pretendo compra-lo, pelo menos não agora, tem outros livros que me chamaram mais atenção do que esse.

    Beijos, Andressa.

    ResponderExcluir