Esperando por Você


Título: Esperando por Você

Autor: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
ISBN: 9788581630472


Marisa está empolgada com o início do segundo ano no Ensino Médio. Junto com a sua melhor amiga, Sterling, as duas fazem planos sobre como tudo será diferente, coisa que fazem todo ano e nunca dá certo. Para Marisa o início das aulas é uma época de renovação, de reinventar a si mesma e ela está cansada de se decepcionar sempre. Tanto ela quanto Sterling tem certeza que este é o ano delas. 

"- Estou cansada de ficar esperando o início de uma vida pra valer - digo. - Tipo, quando é que todas as coisas boas vão finalmente acontecer? 
- Agora! Este vai ser o nosso ano!
- Como você sabe?
- Só sei dizer que vai ser. 
Espero mesmo que ela tenha razão. Tem um limite de tempo que uma pessoa pode aguentar antes de começar a achar que nada de estimulante vai acontecer com ela. Tipo, nunca". (p. 14)

Durante as férias de verão Marisa esteve fora e quando chega percebe o quanto todos mudaram, reinventaram-se. Será que alguém acha que ela mudou? De qualquer maneira, Derek, a paixão de Marisa, continua lindo com o seu look clássico de surfista.

No primeiro dia de aula Marisa logo fica sabendo que terá como parceiro de laboratório Nash e terão de fazer alguns projetos grandes juntos, o que é estranho, pois os os dois já tinham sido amigos, brincando juntos no 4º e no 5º ano e passando o verão praticamente juntos, até que quando entraram no 7º ano tudo mudou. Marisa não tinha mais vontade de andar com ele e nem lembrava do porquê disso. 

Além disso, Nash é do tipo esquisito, com uma aparência "amarrotada", uma mania chata de corrigir todo mundo no maior estilo de quem acha que sabe tudo e suas habilidades sociais são patéticas. Potencial para namorado: 0! No entanto, Marisa vê qualidades em Nash, como o seu jeito tímido e meigo e sua postura madura, diferente dos outros caras.

Na escola Marisa vê o quanto os jovens falam sobre seus pais, alguns são separados, outros foram embora e deixaram os filhos com um parente etc., e ela sabe o quanto é sortuda por ter pais que se amam e que a ajudam, especialmente seu pai, mais extrovertido que a mãe, que soube lidar com Marisa quando ela estava passando por um momento muito doloroso. Por ter distúrbio de ansiedade, Marisa tornara-se antissocial, estava deprimida e tinha pensamentos negativos no primeiro ano, o que não a ajudou muito a se enturmar. Ter distúrbio de ansiedade significa nunca se adaptar perfeitamente a ninguém e sempre pareceu a Marisa meio fingido tentar se adaptar aos outros do mesmo modo que os outros adolescentes. 

"Mas agora me sinto melhor. E quero que todos na escola percebam que não sou mais uma esquisitona. Apesar de eu estar descobrindo a dificuldade que é fazer mudanças nesse primeiro esboço de mim mesma". (p. 25)

Um dos itens do pacto de Marisa e Sterling é arrumar um namorado. Enquanto Sterling só consegue se interessar por caras mais velhos, que já estão na faculdade, Marisa só pensa em Derek, que já tem namorada, mas que com o início das aulas vem agindo de forma diferente, sorrindo, tentando se aproximar... 

Para não ficar pensando em Derek e relaxar, Marisa resolve entrar no site do cara do webcast. Ninguém sabe quem é o cara, apenas o nome: Dirty Dirk. O programa é ouvido por todos os adolescentes e muito comentado. Dirk é autêntico e Marisa gosta logo dele. Ouvindo o seu programa era como se Dirk estivesse falando diretamente com ela, sabendo dos problemas pelos quais ela está passando. 

A amizade com Nash retorna depois dos dois começarem a se encontrar na casa do garoto para o projeto de Química. É divertido estar com Nash, apesar de seu jeito esquisito. Marisa pode ser quem ela é, sem reservas, podendo contar com o amigo, até o momento em que ele tenta beijá-la e o episódio do "não beijo" estraga tudo. Mesmo querendo que as coisas voltem ao normal, Marisa vê que para Nash é impossível. Ainda, ela não sabe por que Nash achou que ela gostava dele, além de estranho, não tem nada a ver! 

Mas logo Derek aparece realmente paquerando Marisa, deixando-a sem dormir e sem apetite. Além disso, os boatos eram verdadeiros, Derek terminou com a sua namorada. Finalmente, o garoto dos seus sonhos a chama para sair e os dois começam a namorar, o que faz com que Marisa nem pense muito em como Nash vem tratando-a ultimamente. 

O problema é que as coisas perdem o rumo. Tudo parecia um sonho até seus pais se separarem, Derek magoar Marisa, Sterling se distanciar da amiga e Nash estar namorando. 

Agora, para consolá-la, resta apenas Dirk. 

Susane Colasanti, autora de Bem Mais Perto (resenha aqui), em Esperando por Você, consegue apresentar de forma bem autêntica como é estar passando pela fase da adolescência, uma fase em que se espera muitas coisas. A autora conseguiu introduzir em seu texto elementos que fazem parte do cotidiano dos jovens e utilizou uma linguagem bastante voltada para os jovens, além de mostrar bem o distúrbio de ansiedade. 

Esperando por Você é um romance de leitura leve e rápida, narrado em primeira pessoa e com uma abordagem simples e delicada, voltada especialmente para os adolescentes (mas quem nunca está esperando?).

10 comentários:

  1. Assim que conheci esse livro ele entrou na minha lista de desejados. Quero ler.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Estou com o livro aqui pra ler e quero fazer isso em breve. Até que é bem legal, eu gostei.

    ResponderExcluir
  3. Parece legal pra quem gosta do gênero. Mas eu sempre achei meio bobo livros que se passam na epoca da escola, principalmente quando os personagens estão apaixonados e essas coisas. Gosto é gosto né? Não tenho vontade nenhuma de ler esse livro ^^

    ResponderExcluir
  4. Ai, não consigo me empolgar com os livros desta autora... não sei se cansei dessa fórmula, mas sempre soam tediosos a meis olhos. XD
    Uma pena pq a capa é bem fofa. =)

    ResponderExcluir
  5. eu estou lendo esse livro no momento, espero gostar sabe :)
    apesar de mt gente dizer que o final é bem previsivel

    ResponderExcluir
  6. eu já li livros do mesmo gênero e gostei, esse livro parece ser bem legal, pretendo ler um dia :)

    ResponderExcluir
  7. Super quero esse livro!!!!# namoro ele desde o lançamento, e pela resenha é muito fofo!!!! E pra adolescentes então tô dentro!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Parece bom..
    faz poucos anos que sai do ensino médio e ler essa resenha me fez lembrar de como era..
    sei lá em alguns aspectos eu me sinto até boba.. só de lembrar as besteiras e micos que paguei ...

    ResponderExcluir
  9. Tenho Bem Mais Perto, já li tantas resenhas negativas dele que fiquei desanimada em lê-lo.
    Pelo jeito a Susane Colasanti só escreve livros nessa temática mais juvenil.

    ResponderExcluir
  10. Só tenho visto resenhas ótimas desse livro, justamente por isso ele é um dos meus livros mais desejados no momento.
    beijos

    ResponderExcluir