Fabulário geral do delírio cotidiano


Este livro é o segundo volume da obra Ereções, ejaculações e exibicionismos, do genial Charles Bukowski (1920-1994). Depois de Crônica de um amor louco, o velho Buk descreve nestes mais de trinta contos fortemente autobiográficos, suas desventuras, traumas, amores fracassados e prisões inesperadas. Eis toda a excitação frenética do escritor nascido na Alemanha e emigrado para os Estados Unidos que imortalizou o mundo marginal de Los Angeles, sua cidade de adoção. O olhar estrangeiro-nativo de Bukowski esmiúça o lado negro do sonho americano - e revela o anti-sonho -, um mundo de marginais, viciados, bêbados e prostitutas, dos quais só não se pode dizer que não estão na sarjeta porque sempre decaem um pouco mais. São pessoas tal qual na vida real, retratadas de forma triste, divertida, escatológica e universal, em toda sua vulgaridade e realidade. Eis todo o gênio narrativo de Charles Bukowski, que, como John Fante, representa o último grito da geração beat e cujo humor cáustico foi comparado ao de Henry Miller, Louis-Ferdinand Céline e Ernest Hemingway. 

O que eu posso dizer? Simplesmente me apaixonei pelo livro, pela narrativa, pelas histórias, pelos loucos, enérgicos, lunáticos, ranzinzas, egoístas, egocêntricos etc., personagens e, é claro, pelo próprio Bukowski, que está nessa sua narrativa autobiográfica, contando sobre suas estadias na cadeia, sobre suas mulheres, sobre as corridas nos hipódromos, sobre as hemorroidas que tanto o incomodam, sobre os tantos e tantos porres, as leituras em que aparece bêbado, as cervejas matinais, e tantas outras coisas que me fizeram sim, simplesmente sentir um tapa na cara cada vez que virava uma página, mas também uma proximidade, alguém que fala do mundo sem "papas na língua", que é rabugento e que não se importa em deixar isso bem claro. 

3 comentários:

  1. Hahaha, adorei o nome!!! Imagina só uma tia carola vindo te visitar e vê o livro em cima de uma mesa...
    Tenho que achar esse livro :D

    ResponderExcluir
  2. Mulher, tenho uma ideia pra você espalhar que está tendo sorteio aqui. Tem uns blogs 'especializados' em divulgar sorteios e muitíssimo acessados, como:

    http://www.garotasdesorte.com.br
    http://incondycional.wordpress.com/
    http://sorteiosnarede.blogspot.com/

    Tem uns outros também, mas não lembro agora. Quando lembrar, posto aqui.

    ResponderExcluir
  3. Mais:
    http://sorteiosemaisumpouco.blogspot.com
    http://www.pointdaspromocoes.net
    http://dicasesorteios.blogspot.com/
    http://maredasorte.blogspot.com
    http://vitrinedepromocoes.blogspot.com

    ResponderExcluir