Cruzando o Caminho do Sol


Cruzando o Caminho do Sol, lançado aqui no Brasil pela Novo Conceito, é o primeiro romance de Corban Addison. O autor é formado em Direito e Engenharia e vive hoje em Virgínia. Addison começou a se aventurar pela escrita com 15 anos e neste mesmo período começou a se interessar por viagens internacionais. Seus primeiros trabalhos constituem ensaios, reflexões e relatos de viagens, mas sua paixão mesmo era a ficção. 

Apoiador de inúmeras causas, inclusive da abolição da escravatura moderna, o autor interessa-se especialmente por direitos humanos internacionais. Assim, em 2008, sua mulher deu-lhe a idéia de um romance sobre o tráfico global de seres humanos. Apesar da carreira e de sua família, Addison embarcou em uma odisséia que o levou para a Índia e Europa, além dos corredores do poder em Washington, D.C. O autor também passou um bom tempo ao lado de ativistas e especialistas em campo, andando disfarçado pelos bordéis de Mumbai para conhecer as vítimas do tráfico. 

Depois dessa jornada, nasceu Cruzando o Caminho do Sol, juntando as três paixões de Addison: contar histórias, direitos humanos e o mundo e suas culturas. 


Agora já dá para ter uma boa idéia sobre do que trata o livro, não?

Conhecemos Sita (15 anos) e Ahalya (17), duas garotas de classe média alta que vivem de forma tranquila e feliz com sua família, na Índia, em um bangalô que parece um sonho. No entanto, suas vidas se transformam quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, matando toda a sua família. 

As irmãs são muito unidas e essa união é o que dá força durante toda a história para ambas. Agora estão sozinhas e não devem confiar em qualquer um. 

Paralelamente conhecemos Thomas Clarke, advogado que mora em Washington, D.C. Sua vida pessoal e profissional parece um caos e devido a problemas no escritório em que trabalha viaja para a Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas. Prya, sua mulher, também está na Índia, e ele tentará salvar o casamento dos dois. 

As vidas de Thomas, Sita e Ahalya irão se cruzar em um cenário perverso, durante uma viagem pelo submundo da escravidão moderna. 

Cruzando o Caminho do Sol é um livro que arranca lágrimas e ódio, mas também é um convite para refletir sobre o poder da convicção, seja ela qual for. Emocionante e doloroso, no entanto, por se tratar de um assunto tão pesado, o autor conseguiu passar muito bem toda a sujeira que envolve o mundo do tráfico sem sensacionalismos, utilizando-se da sutiliza (sempre com os dois pés na realidade). 

"A história é convincente, mas a mensagem que passa é ainda maior, deixando uma marca em todos aqueles que pegam o livro. Os leitores irão lamentar as injustiças descritas e celebrar os triunfos, até mesmo depois de ler a última página." (Library Journal)

19 comentários:

  1. Estou doida por esse livro, deve ser emocionante mesmo, bem tenso. Mas é legal saber que o autor se interessa por essa temática de direitos humanos e saber que tem uma vivência. Esperemos mais livros dele.

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eis um livro que me agradaria ler!

    ResponderExcluir
  3. Eita ele deve ser maravilhoso, intrigante, tenso e envolvente. Adoro livros assim!! Bjoo ;)

    ResponderExcluir
  4. Essa tema é diferente dos normais. Bem legal

    ResponderExcluir
  5. Estou doida para ler esse livro! amei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Esse livro parece ser incrível, estou louca para ler!

    ResponderExcluir
  7. Drama intenso! Gosto demais de livros assim. Quero ler.

    ResponderExcluir
  8. ótima resenha! fiquei até com vontade de ler *-*

    ResponderExcluir
  9. To apaixonada pela resenha, preciso ler urgente, mas nao tenho ele

    ResponderExcluir
  10. Bom, esse livro está para minha wishlist já! Me apaixonei pela resenha e... quero urgentemente.

    ResponderExcluir
  11. Queria muito ler esse livro e a resenha me deixou com mais vontade ainda *--*

    ResponderExcluir
  12. Ótima a sua resenha.
    Estou querendo muito ler esse livro
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser muuito interessante >.<

    http://metamorfosando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não faz muito meu genero de leitura, mas gosti muito da sua resenha, parabens

    ResponderExcluir
  15. Eu tô querendo e muito ler esse livro... Apesar de ser uma história forte... o bom é que serve de alerta...
    Fui na livraria e olhei o final.. e sei que termina bem. Por isso continuo querendo ele... pq se é drama e acaba em drama, não suportaria... hahaha
    Quero muito descobrir como os caminhos se cruzaram... tenho uma leve ideia, mas é apenas suposição.

    ResponderExcluir
  16. Eu preciso ler esse livro logo!
    A história parece incrível! Sempre me encanto quando histórias se cruzam e pela resenha esse livro é daqueles de emocionar!

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante da resenha, me parece ser um livro interessante, bom interessante não é bem a palavra, ele me parece forte, com questões não tão comuns. Gostária muito de ler esse livro, a abordadem do tema direitos humanos, muito me agrada, sem contar que como você diz, é um livro que lhe causa diversas emoções, gosto de livros que mechem com a gente.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  18. tenho vontade de ler esse livro, por se tratar da Índia um país bastante diferente do nosso. Mas com uma tema em comum que o tráfego de mulheres. E ainda tem suspense o livro me parece ser bom.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha ,parabéns!
    Este ja esta na minha fila de desejado !

    ResponderExcluir