Universo de Todos os Olhos + Entrevista Richard Diegues


Sabe o tipo de livro que você abre, começa a ler e simplesmente é levado para um lugar mágico, onde tudo é possível? Tempos de AlgóriA, o primeiro volume de o Universo de Todos os Olhos, de Richard Diegues, lançado pela Tarja Editorial, parceira aqui do blog, é um livro fantástico em todos os sentidos. Conseguiu me transportar para um mundo cheio de magia, aventuras, príncipes, monstros, guerreiros... 

E onde fica o Universo de Todos os Olhos exatamente? Bom, pode-se dizer que no inconsciente de cada um, pois todos os que sonham vão para lá. O Universo é dividido em três reinos: o Reino de Todos os Olhos, o Reino dos Sonhos e o Reino dos Pesadelos. 

A Paz se estabeleceu após muitos, muitos anos entre os reinos. No entanto, ela é abalada quando algo fora do Universo começa a ameaçar a vida dos habitantes dos reinos. 

No segundo volume, Catrina e o Reino de Todos os Olhos, conhecemos uma garotinha que vive no Reino dos Homem, o nosso mundo. Muito doente e prestes a fazer uma cirurgia, acaba conhecendo um gigante que a leva para um mundo diferente. Lá, Catrina terá uma missão, sua história é emocionante, sua delicadeza e coragem de criança são lindas e é impossível não acompanhar os passos dessa história tão bonita e rica em detalhes.

Escrever uma resenha sobre o Universo de Todos os Olhos é difícil, pois os livros são pura fantasia e, ao mesmo tempo, traçam muitos paralelos com o nosso mundo, com as nossas atitudes. Apesar de toda a magia, é um livro que também nos faz refletir (sem ser clichê, sem querer agregar ideais e valores ao leitor, afinal cada um irá interpretar a obra de uma maneira).

Eu ri, chorei, me apaixonei por determinados personagens e fiquei com raiva de outros (consegui desculpá-los depois). 

Os livros são realmente recomendados para crianças de 8 a 80 anos. Imperdível! 

O autor Richard Diegues foi muito legal e concedeu uma entrevista para o blog, confiram:


Electric Beans: Como você se tornou escritor?

Richard Diegues: Comecei a escrever cedo, aos 16 anos terminei meu primeiro livro e o publiquei (Magia – Tomo I). Mas, apesar de ter publicado esse romance, apenas há uns 10 anos realmente me considerei escritor. Apesar das pessoas acharem que escrever é apenas botar idéias no papel, o processo de se tornar um escritor envolve muito mais coisas. Para ser um escritor é preciso ter a consciência de que a escrita está basicamente na traquéia (nada dessas bobagens de coração, mente, etc) e que, caso não a coloquemos para fora, ela vai nos sufocar. Esse é o primeiro passo. O segundo seria a aceitação de que você não escreve para VOCÊ! O autor tem que pensar em apenas uma coisa: preciso passar algo ao leitor, nem que seja diversão. Esquecendo fama, dinheiro e ego, vira-se um escritor. É um processo complexo, que só vem depois de vários trabalhos publicados. Não existe escritor de um, dois ou três livros. Precisa-se de bem mais do que isso para compreender (e se afirmar) como escritor.

EB: Ao ler o Universo de Todos os Olhos, lembrei muito de um jogo de RPG que costumava jogar (Dungeons & Dragons). Você também costumava jogar RPG? Esse tipo de jogo teve alguma influência na coleção? Se não, quais foram as inspirações?

RD: Eu curtia muito RPG de livros. Era um nerd caseiro, do tipo que curtia mais a solidão da leitura do que a interpretação de personagens. Hoje posso dizer que conheço muito bem RPG, mas ele não me influencia na literatura. O que realmente me inspirou no desenvolvimento do Universo de Todos os Olhos (que daria sim um fantástico cenário de RPG, rs) foi o danado do velho Tolkien, com sua neura absoluta pelos detalhes de seu universo do Um Anel. Se eu dissesse que alguém me inspirou para o meu universo, esse sujeito foi o Sir Neil Gaiman, confesso.

EB: Em sua opinião, por que a literatura fantástica anda tão em alta ultimamente?

RD: Na verdade eu acho que o que anda em alta são os leitores, rs. A literatura fantástica em si teve uma queda relativamente boa nos últimos 2 anos. Nem tanto na questão de quantidade, mas na qualidade. O que eu enxergo são mais leitores procurando por esse segmento da literatura, mas isso também é um risco, pois más editoras e maus autores vem aproveitando a onda pra colocar no mercado livros de baixa qualidade, o que a curto prazo poderá afastar os leitores que a tanto custo nós temos cativado.

EB: Momento clichê. O que você costuma fazer quando bate aquele bloqueio na hora de escrever?

RD: Na verdade eu nunca tive essa síndrome do escritor. Já ouvi falar muito dela, mas sou um sujeito muito prolífico na escrita. Se você me encomendar um texto com determinado tema para dois ou três dias, eu consigo entregar sem nenhum tipo de problema. Sou acostumado a pressão e tenho muita criatividade. Confesso que tenho também um trunfo na manga: sempre que tenho uma idéia, seja de cena, personagem, ou apenas de uma passagem, anoto para uso posterior, aí na hora de montar um texto, faço uso dessas "inspirações".

EB: Por último, qual livro você gostaria de ter escrito?


RD: Sou apaixonado por "História Sem Fim"; acho que esse é um clássico com tantas camadas e formas de apresentação que qualquer escritor com "E" maiúsculo gostaria de ter desenvolvido.

22 comentários:

  1. Embora eu seja criativa, até demais, tenho uma certa dificuldade em mergulhar nos livros de fantasia. Acabo sendo muito crítica, até porque muitas histórias são sem pé nem cabeça, e as vezes os autores se dedicam tanto descrevendo os cenários que esquecem de se aprofundar nos personagens e, embora eu negue, eu gosto de um drama. Então são raros os livros que me cativam nessa categoria, mas fiquei curiosa com esse, e é só citar o Neil Gaiman que eu já me interesso rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, tenho certeza que nesse meu universo você não iria se perder. Ele é perfeitamente conhecido seu. bons sonhos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Wow! Amo universos fantásticos, adorei a resenha sobre o Universo de Todos os Olhos, a história me parece ótima e gostei muito da entrevista com o escritor ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen, espero que tenha chance de conhecer esse universo. Pretendo deixar muitas histórias espalhadas pelo sonhar.

      Excluir
  3. Eu amo literatura fantástica, descobrir novos universos viajar por esses caminhos, mas um novo autor que conheço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, espero que acabe conhecendo também minha obra. prometo que não deixo você se arrepender com o contato, rs.

      Excluir
  4. alé do q o pessoal comentou as capas são lidinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, são arte da Alyne Leonel. Tem também ilustrações pelo miolo do livro.

      Excluir
  5. Que perfeito! Sou seguidora recente do blog, mas já estou amando. Me identifico muito com o tema pois tenho sonhos longos e às vezes "semiconscientes" e para mim esse é um assunto muito interessante, o qual já pesquisei várias vezes. Essa trilogia parece ser maravilhosa. Sempre que leio um livro me transporto para a história do mesmo. Enquanto leio, consigo imaginar as cenas e vivenciar aquelas situações e sensações. Com certeza O universo de todos os olhos já entrou para a minha lista. E nem preciso dizer que AMEI a arte das capas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taiza, e sabe o que é mais bacana? Não chega a ser uma trilogia. cada um dos livros é independente, podem ser lidos em qualuqer ordem, pois tem histórias com começo, meio e fim dentro de cada volume. E espero não parar nesses três...

      Excluir
  6. Impossível não querer ler com esta diagramação perfeitamente linda e este tema fantástico, sou uma criança longe dos 8 anos e mais longe ainda dos 80, mas quero muito ler estes livros!!!

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, espero que curta o livro. Eu mesmo cuidei da diagramação dos meus filhotes, rs.

      Excluir
  7. Quem tiver interesse em conhecer esse meu universo com um precinho pra lá de camarada, tem ótimas promoções no site da Editora, e ainda mando autografado:

    http://www.facebook.com/?ref=logo#!/tarjaeditorial/app_239759689377180 (loja da Tarja editorial no Facebook)

    e

    http://www.tarjalivros.com.br/detalheprod.asp?produto=95 (loja virtual da tarja)

    Abraços,

    Richard Diegues

    ResponderExcluir
  8. nossa parece muito legal...com certeza qro ler essse livro!!

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei, uma graça, quero ler! Ou melhor, devorar, minha mente é gulosa (;

    ResponderExcluir
  10. Acho legal livro de literatura clássica. Além dessa capa muito firme que parece anime

    ResponderExcluir
  11. fiquei encantada ,
    e quero muito para dar de presente para a minha filha pois ela gosta muito!
    valeuuu...bjossss........

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros assim, fantasia e tudo o mais, acho muito legal, porque nos envonve e nos deixa curiosos até a ultima palavra!!!

    ResponderExcluir
  13. Antes de tudo... que capas são essas? Babei mesmo! *-*
    Sou apaixonada por livros de fantasia e pela sua resenha fiquei bem curiosa em saber exatamente do que se passa o livro, como é a trama e como são estes três reinos. Sem contar que nada melhor que uma fantasia que nos envolva de verdade, pois hoje em dia qualquer um escreve uma fantasia, mas uma que se preze anda difícil de encontrar...

    Fiquei realmente curiosa e apaixonada por estas capas, rs.

    beijos
    Lehh Molon
    Animus Book

    ResponderExcluir
  14. Adoro esse tipo de livro, e parabens pela capa, lindas!!!

    ResponderExcluir
  15. Esses dois livros devem ser adoráveis! AWN! =')

    http://metamorfosando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir