A Morte é uma Serial Killer


Título: A Morte é uma Serial Killer
Autor: Valentina Silva Ferreira
Editora: Estronho
Páginas: 176
ISBN: 9788564590298

Perturbador. Assombroso. Insano. 

A Morte é uma Serial Killer é um livro excepcional, com uma narrativa incrível, sedutora, que abala e perturba, que dá vontade de largá-lo por um momento para conseguir respirar e ao mesmo tempo agarrá-lo para poder devorar toda a trama. 

O ano é 2057 e uma lei é promulgada pelos estados membros das Nações Unidas, que obriga todos os assassinos em série do mundo cumprirem pena na Unidade de Segurança e Reinserção de Assassinos em Série, localizada em Lisboa, Portugal. 

Cinco pacientes são selecionados para integrar um estudo inovador, fora das áreas do hospital. O programa foi criado pela diretora da Unidade, Erika, pelo psiquiatra, doutor Carl e pela psicóloga, doutora Lidls. Os pacientes escolhidos são: Luke Veish (norueguês), Roberto Souza (brasileiro), Mary J. (escocesa), Susana Ferreira (portuguesa) e Ing Poltra (alemão). 

Foram levados algemados para uma casa. Confortavelmente sentados, desalgemados e confusos, aguardavam uma explicação dos médicos. Aquilo não era uma situação natural para cinco assassinos em série, sentados de forma livre dentro de uma casa luxuosa. 

"- Esta casa constitui um marco importante na história da psiquiatria e psicologia. Aqui, queremos curar a vossa maldade mediante processos que vos levarão à culpa, ao remorso e, finalmente, à mudança do vosso caráter". (p. 31)

A diretora continua dizendo que eles estarão sob a sua vigilância, além de a  de Carl e Lidls, mas estarão livres para viver uma vida normal sem celas, algemas ou guardas. A casa é deles. No entanto, todas as manhãs deverão se reunir na sala de sessões para o tratamento. 

Enquanto somos apresentados aos personagens na casa e seu tratamento, também recebemos diversas informações sobre o passado de cada um deles. A autora é extremamente meticulosa e delineou personagens muito bem elaborados. O livro é fino, mas com poucas palavras Valentina consegue descrever um cenário complexo inteiro a nossa frente, sem caricaturar seus personagens ou empreender uma narrativa com passagens desnecessárias apenas para criar uma atmosfera mais sombria, perturbadora ou sangrenta. 

O texto também foi mantido em português de Portugal (algumas palavras e expressões talvez desconhecidas no Brasil são explicadas (como "montras", não fazia idéia que significava "vitrines")). O que, na minha opinião, deixou a leitura mais rica. 

Tudo bem, agora temos cinco assassinos em série em uma casa que, de repente, parece tragar suas memórias mais dolorosas, miseráveis e sórdidas e fazê-las tomar forma. Estariam ficando loucos? Aquilo fazia parte do tratamento? E... será que existe salvação?

O livro vem acompanhado por um ótimo prefácio de Carlos Barata, licenciado em Psicologia clínica e organizacional, que esclarece bem, embora de forma breve, o transtorno de personalidade antissocial e o comportamento psicopático. 


Janeiro - Tema Livre

20 comentários:

  1. Menina que esse livro é de mexer com o psicológico.
    Tratamento inovador e achei que bem arriscado, mas se diz ter vigilância, né?
    Me pergunto se os assassinos não temem uns aos outros.
    Acho engraçado ler em portugês de Portugal, mas é sempre bom aprender novos idiomas, mesmo que seja tão parecido e ainda assim difere do nosso.
    Curtinho mesmo, deve passar voando.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto quando os livros conseguem esse efeito na gente, largá-lo para poder respirar, e ao mesmo tempo agarrá-lo para poder devorar.
    Gostei do quote do livro, acho que vou gostar bastante, a historia é muito interessante :)

    Beijos, Andressa.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, amei a capa! E, nossa, o livro parece ser espetacular, muito interessante mesmo... Eu leria com certeza. Obrigada por compartilhar essa dica.

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Adorei.. gostei, mas vou indicar também para uma amiga minha que é bem chegada a essas coisas ( psicopatas/ serial killers e etc)

    um monte de loucos juntos.. deve ser interessante..

    ResponderExcluir
  5. Sempre achei o portugues de portugal meio esquisito, parece mais espanhol que portugues... rsrs

    Fiquei com vontade de ler esse livro desde que vi ele aqui na caixa de correio uma vez, parece otimo ^^

    ResponderExcluir
  6. Desde que vi esse livro estou muito curiosa para ler e depois da sua resenha estou ainda mais rs
    Adoro livros esses temas.
    bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. uau parece o tipo de livro que eu gostaria de ler. vou add no meu skoob

    ResponderExcluir
  8. Livro interessante, esses temas sempre são instigantes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adoro leituras desse estilo, que são surpreendentes com o seu suspense. Não conhecia este livro e achei demais! :D

    ResponderExcluir
  10. Eu vi outro dia que você adicionou ele na lista do skoob, nem li a sinopse direito e logo me interessei e marquei ele também haha! Mas esperava por uma resenha mesmo.
    E que linda a autora, da Ilha da Madeira. Tenho muitos parentes em vários lugares de Portugal, inclusive lá. To curiosa pra ler e feliz que é curtinho rs, assim ainda posso ler esse mês.


    ResponderExcluir
  11. Que legal!! um livro tratar desses assuntos!
    Será que isso daria certo na prática?
    Eu já pensei em estudar psicologia para tentar entender algumas dessas pessoas...
    Adorei a resenha, o livro ganhou meu 'vou ler' no skoob haha
    Abração

    ResponderExcluir
  12. É a segunda resenha que eu vejo desse livro, e fiquei encantada, muito curiosa mesmo para ler esse livro.
    Achei a temática bem interessante.
    Beijos,
    Fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa, são poucos os livros que realmente mexem conosco, poucos mesmo. Esse parece ser um. Adoro quando encontro livros que me faz pensar por semanas.

    ResponderExcluir
  14. Bem um livro desse tipo não passa sem chamar atenção ... tenho que admitir que fiquei curiosa sobre esse livro e talvez se tiver oportunidade ou de uma chance ao livro ^^

    ResponderExcluir
  15. Só o titulo já me chamou muita atenção e a resenha então nem se fala. Parece um livro bem "perturbado". Eu acho q esse é daqueles livros q vc começa e ñ consegue parar até terminar. Ótimo pra ler nas ferias.

    ResponderExcluir
  16. oho quero muito ler, onde que posso encontra ele para compra??

    ResponderExcluir
  17. Parece ser um livro instigante...
    Nao o conhecia, mas parece ser muito bom...

    O nome tbm desperta a curiosidade e vontade d ler...

    É bom quando um livro tem o poder d prender o leitor assim!!

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros assim, adorei a resenha! A capa e o título não tinham me chamado a atenção até que eu li a resenha.. Agora tenho que ter esse livro!!

    ResponderExcluir
  19. Ainda não conhecia esse livro e adorei o tema, to morrendo de curiosidade para saber se foram curados ou enlouqueceram de vez.
    Ps: gosto que você escreve que o livro é fino e não 'pequeno'.rs

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!!!

    Já o visitei para conferir suas resenhas, obrigada por compartilhar sua paixão pela leitura!!!

    FLYRoBrasileira

    ResponderExcluir