A Rainha Normanda


Título: A Rainha Normanda
Autor: Patricia Bracewell
Editora: Arqueiro
Páginas: 400
ISBN: 9788580413779

Assim que sua esposa morre, Æthelred II é pressionado a se casar de novo, dessa forma, um acordo entre o rei da Inglaterra e o duque da Normadia é selado: o primeiro se casa com a irmã de Richard, mas Emma não será apenas a consorte do rei, e sim coroada rainha; o segundo fecha os portos aos dinamarqueses, evitando invasões vikings que assolam a Inglaterra. 

Com apenas 15 anos, Emma atravessa o Mar Estreito para conhecer o homem com quem irá se casar, muitos anos mais velho que ela, apenas no dia da cerimônia. Æthelred é um homem frio, que não confia em ninguém, nem mesmo em seus conselheiros e não está nada feliz em dar tanto poder para uma garota estrangeira. 

Emma se vê em meio à pessoas descontentes com o seu casamento, como o conde Ælfhelm, conselheiro do rei e pai de Elgiva, que encarrega a filha de ser seus olhos e ouvidos na corte em meio a comitiva de Emma, enquanto Elgiva, uma das mulheres mais ricas do reino, tem seus próprios planos e almeja por poder. Cruel e determinada, semeia a discórdia entre as mulheres da corte e faz de tudo para cair nas graças do rei. Além disso, os filhos de Æthelred ressentem-se com a existência de Emma, temendo que um futuro filho de Emma possa ter mais direito ao trono do que eles. 

Num reino povoado por homens e mulheres que tramam por poder e promoções e ao lado de um marido com um passado que o assombra e que a despreza, Emma sabe que a única saída para não ser derrotada é criar alianças na corte, enquanto lida com uma paixão proibida que pode colocar sua vida em risco. 

A Rainha Normanda, primeiro livro da trilogia Emma da Normandia, de Patricia Bracewell, engloba os anos de 1001 à 1005 d.C., com base em documentos, cartas, testamentos etc., e, especialmente, na Crônica Anglo-Saxã. A autora tomou liberdades para criar um romance em cima de toda a história pesquisada, compondo uma trama repleta de personagens complexos e detalhes impecáveis que levam o leitor para um universo completamente diferente, onde mistério e romance se encontram em uma narrativa fantástica, especialmente para os fãs de ficção histórica.

Narrado em terceira pessoa e colocando ao leitor o ponto de vista de vários personagens, sem se deter apenas em Emma, Patricia Bracewell conseguiu apresentar uma história que prende o leitor do início ao fim, onde podemos observar o amadurecimento de cada personagem e ver em cada uma das páginas sua destreza em descrever o universo apresentado. 

Um comentário: