Dead As A Doornail


Título: Dead As A Doornail
Autor: Charlaine Harris
Editora: Gollancz
Páginas: 304
ISBN: 9780575091054

Essa é a resenha do quinto volume da série The Southern Vampire Mysteries (ou As Crônicas de Sookie Stackhouse), lançado aqui no Brasil pela Benvirá com o título Olhos de Pantera. Com os quatro primeiros volumes eu resolvi fazer resumos, pois a série ainda estava no ar e pensei que alguns curiosos de plantão que viam a série televisiva mas não acompanhavam os livros gostariam de dar uma conferida. Apesar da série de TV ter terminado na sétima temporada, passarei a fazer resenhas e não resumos daqui pra frente. Mesmo assim, se você não leu os volumes anteriores, essa resenha possui spoilers! 


capa brasileira

Confira o resumo dos volumes anteriores (com spoilers!):


Sookie sabia que seu irmão Jason iria se transformar em uma pantera antes mesmo dele e, para o seu alívio, as coisas parecem se sair bem, pois Jason retorna da sua primeira transformação um tanto empolgado. Acreditando que agora seu irmão meio-metamorfo irá ficar bem, Sookie pensa no futuro, determinada a não sentir mais medo. Livre e com 26 anos, trabalhando, com uma casa própria, dinheiro no banco e pensamentos positivos, tudo parece caminhar de forma tranquila. 

Mas se tratando de Sookie Stackhouse, sua paz não tende a durar muito e sua maior preocupação no momento é o fato de Eric vir conseguir se lembrar do que aconteceu enquanto estava desmemoriado devido ao feitiço de uma bruxa. Os dois compartilharam momentos extremamente quentes e o vampiro viking fez promessas irresistíveis para a telepata, além de salvá-la de Debbie, que morreu com um tiro dado por Sookie e só Eric sabe onde está o corpo da garota. Sookie sabe que se o vampiro se lembrar disso ela estará em suas mãos. Para piorar a situação, dois investigadores contratados pelos pais de Debbie chegam em Bon Temps para descobrir o paradeiro da garota. 

Enquanto isso, Sookie percebe que sua amiga Tara vem agindo de forma muito estranha e até mesmo seus pensamentos são difíceis de serem lidos. Sua amiga a afasta e está sempre ao lado de um vampiro assustador, que até mesmo Eric afirma ser melhor não atravessar o seu caminho. 

Como as coisas em Bon Temps nunca mais foram as mesmas depois que os vampiros "saíram do caixão" e Sookie descobriu um mundo inteiramente novo repleto de seres incomuns, a cidade passa a ser alvo de um misterioso atirador que, para a população humana, gera pânico, mas Sookie e a população sobrenatural sabe que o atirador está atrás de metamorfos e o principal suspeito é o seu irmão, afinal Jason foi transformado contra a sua vontade e de uma forma um tanto traumática. 

Mas não são só os metamorfos que correm perigo, Sookie também parece ter um inimigo que quer vê-la fora de seu caminho e sempre que se vê em perigo, Claudine, a fada que encanta tanto seres humanos quanto vampiros, surge para resgatá-la. 

Sookie precisa descobrir quem é o misterioso atirador até a próxima lua cheia ou seu irmão está condenado, enquanto isso tem que lidar com Alcide, o lobisomem e ex-noivo de Debbie, que precisa de alguns favores seus, com novos sentimentos que surgem entre ela e Sam, seu chefe e também com o retorno do ciumento Bill.

Em Dead As A Doornail, quinto volume da série The Southern Vampire Mysteries, Charlaine Harris dá mais destaque ao mundo dos metamorfos e lobisomens, deixando de lado os vampiros, o que foi bem interessante para apresentar ao leitor esse outro universo da série, expondo ao leitor muitos aspectos e tirando muitas dúvidas acerca desses personagens. O mais bacana nessa série é que não se trata apenas de romance ou aventura num universo fantástico, mas traz muitas questões da nossa realidade que podem, e devem, ser discutidas. 

Nesse volume, Sookie é apresentada a duas culturas diferentes, a de Hotshot, onde vivem os metamorfos e também acaba convivendo mais com os lobisomens, tendo contato com alguns de seus costumes e cerimônias. Para ela, esse é um mundo novo, estranho e brutal, por muitas vezes ilógico, mas ela pensa isso por estar inserida numa outra cultura, onde também existem costumes e atitudes que parecem estranhos para aqueles que são de fora. É interessante notar como a personagem encara tudo isso e respeita os valores dessas culturas diferentes, especialmente ela, que foi e continua sendo hostilizada no seu próprio meio por ser "diferente" e acaba encontrando "no outro lado" maior aceitação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário