Aesop's Fables


Aesop's Fables (Fábulas de Esopo), é uma coletânea de fábulas que foram creditadas a Esopo, um escravo e contador de histórias que provavelmente viveu na Grécia Antiga entre 620 e 560 a.C. Esopo é uma figura lendária, e é considerado o criador do gênero. As fábulas são relatos breves de origem popular, com ensinamento moral, protagonizadas essencialmente por animais. 

Muitas das fábulas da coletânea são bem conhecidas por nós, mas eu não fazia idéia de onde elas tinham surgido, como A Tartaruga e a Lebre, A Cigarra e a Formiga, O Lobo e o Cordeiro etc. O tipo de história que ouvimos quando crianças ainda. 

Muitas dessas fábulas circularam por Atenas no século V a.C., sendo chamadas de esópicas. Foram recolhidas e publicadas pelo filósofo, político e orador ateniense Demétrio de Falero no século IV a.C.

Desde a Antiguidade, essas fábulas gozam de grande popularidade. Na Idade Média, foram recolhidas por muitos escritores, especialmente pelo seu caráter moral. 


O fabulista Esopo, de Velazquez

Um comentário:

  1. Eu acho simplesmente fascinante que, mesmo não sabendo que certas histórias se remetem a um passado na Grécia Antiga, tenhamos o conhecimento delas! Acabei de ler "Os Bórgias" aqui e pensei nas aulas de história da escola. Ninguém nunca fala pra gente das tramoias, conspirações e mistérios relacionados ao Tratado de Tordesilhas, no verdadeiro porquê dessa divisão de terras ficar como ficou. Decepcionante não nos envolverem com a época histórica em que - tanto fatos históricos quanto fábulas - foram criadas.

    Mudando de assunto, tinha feito mais uns 2 banners e arrumei esse que você colocou aqui (tirei o miolo branco da tomada). Mas sem querer apaguei do blog de teste, hehe. Já coloco de novo lá!

    ResponderExcluir