A Filha da Minha Mãe e Eu


Título: A Filha da Minha Mãe e Eu 
Autor: Maria Fernanda Guerreiro
Editora: Novo Conceito/Novo Conceito Jovem
Páginas: 272
ISBN: 9788563219152

"Quando vi as duas listras azuis no teste de gravidez, tive uma certeza: preciso me sentir filha antes de me tornar mãe. Porque uma parte da minha alegria era inventada e, a outra, não era minha."

Quando Mariana se vê diante do resultado de seu teste de gravidez, que deu positivo, ela embarca em uma difícil tarefa: a de repensar e refletir sobre o relacionamento tão difícil com Helena, sua mãe. 

Por meio de uma narrativa muito sensível e que toca lá no fundo, Mariana nos conta suas lembranças familiares, os bons e maus momentos com os quais viveu com a família, assim como os seus próprios medos, experiências, decepções e alegrias. 

Fatos tão pequenos são levados em conta e analisados por Mariana de uma forma incrível. Helena, uma mãe dedicada e ao mesmo tempo bastante severa sempre provocou na filha um turbilhão de sentimentos confusos. Mariana poucas vezes se sentiu amada pela mãe. Mas ao rever a sua história, agora uma mulher refletindo objetivamente acerca dos fatos, de forma madura, ela pode dissecar cada momento vivido ou atitude tomada por sua mãe (e por ela mesma) de forma bastante profunda.

Mariana percebe que antes de ser mãe precisa descobrir o seu papel como filha e compreender e perdoar o comportamento de sua mãe (e não só o dela, mas o seu também). 

Toda relação, mesmo entre pais e filhos, é uma via de mão dupla na qual se ensina na mesma medida em que se aprende. 

As lembranças de Mariana são extremamente reveladoras e comoventes. Cada personagem é um universo complexo onde habita um aglomerado de sentimentos, traumas, experiências e verdades.  

A Filha da Minha Mãe e Eu é um livro que me surpreendeu e me deixou muito emocionada. É bastante real e muito rico em suas reflexões. O Livro de estréia de Maria Fernanda Guerreiro é lindo e aborda um assunto muitas vezes deixado de lado: acreditamos que nossos pais são perfeitos por simplesmente serem nossos pais e quando não correspondem a nossas expectativas ficamos extremamente frustrados, esquecendo que, assim como nós, eles são seres humanos complexos.

Definitivamente é um livro que eu indico. 

13 comentários:

  1. Eu confesso que torcia o nariz para esse livro por tratar de problemas entre mãe e filha... ao longo deste tempo lendo resenhas noto que não é bem como imaginei e que posso me surpreender com a leitura.
    Bom ver que há intenção de "consertar" o relacionamento, é uma atitude que me agrada.
    Gostei da resenha!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Lendo resenhas sobre este livro, tenho a impressão que nãos e trata apenas dessa relação apenas, mas de impressões que me deixaram bastante intrigada a ler !

    ResponderExcluir
  3. Me parece uma história de drama e com muita emoção. Estou precisando ler um livro desses, com conteúdos bem realistas sobre a vida!

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto uma resenha desse livro e parece ser bem interessante e de reflexão!

    ResponderExcluir
  5. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Esse livro deve ser lindo, uma história comovente, quero ler com certeza

    ResponderExcluir
  6. Eu já ouvi falar muito bem desse livro, e quero ter a incrível chance de tê-lo em minha estante. Paula, você escreve pra caramba! suas resenhas são simplesmente encantadoras, eu amei.

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro.
    Fiquei curiosa ara saber mais sobre essa história.
    Esse tema e muito complicado de se falar o que despertou é muito minha curiosidade me saber mais.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  8. A resenha desperta a curiosidade, e o livro parece ser muito bom, espero ter a oportunidade de ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. O que mais gostei nesse livro ( e pode parecer bobeira ou coisa de louco) foi a capa. Me lembrou minha mãe!!! Sei lá porque, pois não tem nada a ver com ela, mas lembrou. Da história eu fiquei bem curiosa por umas coisas que vi, e é claro, livro da NC sempre me chama atenção.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro, pelas suas palavras deve ser maravilhoso. O tema de família é sempre uma ótima escolha para ler.

    ResponderExcluir
  11. Pela resenha me parecer ser aquele tipo de leitura que nos toca a alma.Estou louca para ler.


    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Está entre os livros que eu preciso, e quero ler, antes do ano acabar!

    ResponderExcluir
  13. Aiiiiiiiiiii esse livro é bastente comovente,com toda a certeza vou chorar muito e claro sempre tem uma mensagem por trás. Adoro livros assim!

    ResponderExcluir