Pacto Secreto


Título: Pacto Secreto
Autor: Eliane Quintella
Editora: Novo Século/Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 357
ISBN: 9788576794240

Três regras haviam sido reveladas à Valentina. Mas, ela não sabia se existiriam outras regras que teriam sido ocultadas. Tinha certo em seu coração que precisava ter seu pedido atendido. Era o que havia de mais importante. Precisava decidir se assinaria ou não o pacto. É a pergunta que não se cala. Será que Valentina deveria assinar o pacto sem ter certeza do que estava em jogo? O que realmente assumiria, se assinasse? E você, assinaria o pacto? Em troca, teria o que pedisse. Poderia ser qualquer coisa...

Valentina é uma mulher linda, rica, destemida e vive em uma bela casa em São Paulo. Após a morte de seu amado pai é ela quem cuida dos negócios da família mas carrega uma enorme culpa dentro de si devido ao acidente que ocorreu há três anos atrás e deixou sua irmã gêmea, Sara, tetraplégica. 

Valentina, ou Tina, pediu ajuda nestes três anos desesperadamente, até mesmo para o diabo, quando percebeu que suas súplicas não eram atendidas e numa determinada noite em que resolve sair com suas amigas, coisa que faz raramente, encontra um cara "divinamente" lindo no balcão de um bar. Sem maiores delongas o "enviado" (é assim que Tina o chama, pois ele não revela o seu nome) fala sobre o pacto, as suas vantagens, o quanto ela irá se beneficiar etc. 

No entanto, Valentina irá percorrer um longo caminho antes de se decidir sobre o pacto, estudando a fundo o que ele poderá acarretar e então somos levados a uma jornada com diversas informações que eu realmente desconhecia e que deu para perceber que foi um trabalho de extensa pesquisa para a autora. 

O livro não aborda a questão de determinada religião, mas as crenças, a fé, os valores, o bem e o mal, assuntos delicados e que são discutidos de forma muito bem naturais, o que torna o livro muito agradável e interessantíssimo. Os diálogos entre Tina e o "enviado" e os diálogos internos de Tina são extremamente filosóficos, sem cair na monotonia ou no clichê. 

Valentina, a protagonista, também é o tipo de personagem com o qual é difícil não nos simpatizarmos, é muito humana, valente, inteligente, voraz. Ela entra em conflito com a sua fé, ela faz perguntas, ela age, não é um simples joguete dentro do plano em que está inserida.

Adorei o livro e estou louca pela continuação da saga (ainda não existe previsão de lançamento): Prazer Secreto e História Secreta.

3 comentários:

  1. Oh caramba, gostei da resenha, da sinopse... só não curti o fato de ser uma saga e sem continuação à vista. =(
    Valentina é uma garota inteligente e vai pesar prós e contras.. o que não deve ser fácil com um "enviado" lindão lhe tentando. hahaha
    Gostei muito da resenha!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de tentar não ler sagas, é difícil... acabo lendo e fico super ansiosa, rs.

      Adorei a Valentina, pois ela não é o tipo de protagonista indefesa e 'bobinha'. Que bom que gostou da resenha. (:

      Excluir
  2. Olá Paula. Obrigada pela resenha maravilhosa! É claro que sou suspeita para comentar resenhas do meu próprio livro, mas quer saber? E daí? Quando leio uma resenha como a sua eu sinto que tenho que deixar meu recado. Quero agradecer pela parceria maravilhosa e dizer que quero contar com você por toda saga. Depois quero agradecer por ter lido o livro exatamente da forma que escrevi para ser lido, o que torna você uma leitora minha. É muito fantástico o dia em que encontro uma leitora minha de verdade! A identificação é imediata, afinal você sentiu o livro exatamente como eu planejei, isso não é o máximo? Um beijo enorme para vc. Eliane

    ResponderExcluir