Pão-de-Mel


Título: Pão-de-Mel
Autor: Rachel Cohn 
Editora: Galera Record
Páginas: 224
ISBN: 9788501076977

Pão-de-Mel é um livro extremamente doce, aliás, se você é fã de doces e cafeína é bom ter ao lado bastante açúcar e café enquanto lê o livro: é de dar água na boca. 

A história é narrada em primeira pessoa por Cyd Charisse que depois de ser expulsa do colégio interno volta para São Francisco para viver com sua mãe, Nancy, seu padrasto e seus irmãos. A relação com Nancy não é a das melhores, mas Cyd vive uma vida confortável. Logo no início achei engraçado o que a autora fez: o nome da mãe de Cyd é Nancy e de seu padastro é Sid (não, eles não são punks e nem se parecem com o casal famoso Sid e Nancy). 

Apesar de sua fama de rebelde, Cyd é uma boa garota. Uma adolescente que apenas quer mais espaço. Ela considera seu lar um lugar muito "careta" e está cansada das broncas da sua mãe que não aceita o seu namorado surfista Siri. 

Cyd precisa prestar serviço comunitário devido a um furto que cometeu e na casa de repouso em que está prestando o serviço conhece Pão Doce, uma senhora muito agradável que mora no local. Unindo o útil ao agradável, Cyd enrola o motorista da família e o manda para a casa de repouso (com o intuito de que ele e Pão se apaixonem e para que ela possa passar a noite fora em um luau com Siri, seu irmão (pelo qual Cyd tem uma queda) e sua namorada). 

Nancy descobre o paradeiro de Cyd e consternada manda a garota para Nova York, onde mora o seu pai verdadeiro, Frank, o qual Cyd conheceu quando era muito nova e de quem ganhou a sua querida Pão-de-Mel, uma boneca de pano que ela carrega para todos os lados (e com a qual se comunica telepaticamente). 

Cyd está muito feliz pois irá conhecer seus meios-irmãos e a agitação de Nova York, além de experimentar novos cafés (ela é viciada em cafeína), mas o relacionamento com Frank não começa muito bem e sua nova família pode não ser muito bem o que ela esperava. 

A narrativa é muito gostosa, rápida e ao mesmo tempo suave. Cyd é divertida e inteligente, tem ótimas tiradas e pensamentos muito engraçados, que muitas vezes são compartilhados com Pão-de-Mel. 

Pão-de-Mel é o romance de estréia de Rachel Cohn e possui continuação: Siri e Cupcake

4 comentários:

  1. Não consigo dizer se gostei ou não... fiquei meio confusa.
    Sem contar que achei mega esquisito falar com uma boneca telepaticamente... muito insano... XD

    ResponderExcluir
  2. '-' gente eu achei tudo muito confuso uashshuashus
    ok eu nao iria gostar de ler, e provavelmente abandonaria o livro
    sei lá, nao é mt a minha cara nao viu

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é demais! Traz uma sensação extremamente nova e inovadora, amei! Obrigada pela dica, seu blog sempre me mostrando livros incríveis!

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, vamos ver se nos próximos livros adentramos mais no mundo de Cyd Charisse, rs.

    ResponderExcluir