Lola e o Garoto da Casa ao Lado


Título: Lola e o Garoto da Casa ao Lado
Autor: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
ISBN: 9788581630533


Oi, gente! Como foram de Natal? A resenha de hoje é especial pois é de um livro que gostei muito, muito, muito! Lola e o Garoto da Casa ao Lado é um livro divertido, romântico e delicioso, do tipo que dá vontade de colocar chantilly e uma cereja em cima e comer (não façam isso em casa). 

Apaixonei-me pelos personagens: Lola, seus pais, Anna, St. Clair e, é claro,  Cricket. Também adorei a narrativa leve e doce, bem atual e de acordo com a proposta do livro. Capa e diagramação ótimas! Não há nada do quê reclamar (só da tala que está no meu braço e fica um pouco difícil de digitar, mas isso não tem nada a ver com o livro, rs).

Lola tem 17 anos e é uma adolescente adorável e criativa, apesar de ser uma garota responsável, seus pais, Nathan e Andy, dois personagens super agradáveis e divertidos, são bem protetores com relação a Lola e isso se deve ao fato, aparentemente, do que aconteceu com sua mãe biológica.

Sua mãe, Norah, que na verdade é irmã de Nathan, conheceu o pai de Lola quando ainda era uma adolescente. Os dois eram alcoólatras, viciados em drogas e moradores de rua. Quando soube que estava grávida, Norah pediu ajuda ao irmão mais velho, pois não queria fazer um aborto e como Nathan e Andy estavam juntos há sete anos, adotaram Lola. Os pais de Lola tentaram ajudar Norah, que não vivia mais nas ruas mas acabava se metendo em encrencas, enquanto seu pai biológico aparece só de vez em quando na cidade, como um andarilho. 

Lola não é nada parecida com a mãe, não bebe, não fuma e possui apenas três desejos: 

1) Participar do baile de inverno vestida de Maria Antonieta, com uma peruca bem trabalhada e um vestido extremamente largo e, por baixo dos babados, um par de coturnos de plataforma no maior estilo punk rock;

2) Que seus pais aprovem seu namorado Max de 22 anos, guitarrista e cantor da banda Anfetamina, com cabelo descolorido e raízes escuras e braços tatuados com teias de aranha e estrelas;

3) Nunca, jamais, voltar a ver os gêmeos Bell, seus antigos vizinhos. 

Lola está vivendo de forma perfeita, apesar de seus pais odiarem seu namorado. Ela tem planos para o futuro, é dedicada com relação a sua família, sua melhor amiga, Lindsey e está entusiasmada com o projeto de seu vestido para o baile de inverno. Também é extremamente criativa e talentosa, adora se expressar através de suas roupas, que cria e costura. Todo dia é um dia para um novo figurino e Lola tem uma extensa coleção de perucas e acessórios bacanas. 

"Hoje, sou um morango. Um vestido vermelho fofo dos anos 1950, um longo colar de contas pretas minúsculas e uma peruca verde-escura curtinha, ao estilo sóbrio de Louise Brooks". (p. 40)

Lola não é uma garota ligada em roupas de marca, ela é fantástica e única, reinventa-se sempre sem perder a sua essência. 

Mas Lola entra em choque quando vê um caminhão de mudanças na casa ao lado, seus pais já sabem o porquê e ela só pode torcer para que não sejam os Bell. Infelizmente, lá está Calliope Bell, na frente da casa ao lado, a garota que Lola não suporta. Mas nenhum sinal do irmão gêmeo...

Lola está mais tranquila, entra em seu quarto, liga o som no volume máximo e começa a dançar.

"E então eu abro os olhos. 
Cricket Bell sorri zombeteiro.
- Olá, Lola". (p. 32)

A janela do quarto dos dois fica uma de frente para a outra e depois de dois anos Cricket está ainda mais lindo. 

"Claro que me apaixonei por ele.
Claro que isso acabou mal". (p. 35)

Quando Lola tinha 5 anos o habilidoso inventor Cricket construiu um elevador para as suas Barbies. Enquanto Calliope brincava com as bonecas e o elevador, Lola ficou nas pontas dos pés e deu um beijo em Cricket, que a beijou de volta. Calliope viu tudo e disse que ambos eram nojentos, voltou para casa irritada arrastando seu irmão consigo. Depois do "incidente" do elevador, Calliope decidiu que Lola era repulsiva e a amizade com os gêmeos terminou. Como Calliope era uma ginasta talentosa, passou para patinação artística, fazendo com que a família se mudasse muito devido ao seu treinamento e apresentações. Os Bell costumavam voltar para a casa ao lado e quando Lola tinha 12 anos sua amizade com Cricket estava quase ressurgindo, quando os Bell tiveram que se mudar de novo. Quando voltaram meses depois, a amizade dos dois veio com tudo e passaram um ótimo verão juntos, como amigos, mas depois de um ótimo verão, sem Cricket tomar qualquer iniciativa, ele e Calliope a magoaram profundamente. 

Cricket está na faculdade agora e aparece nos finais de semana, para a alegria e pânico de Lola. Os dois conversam, riem, mas a mágoa ainda está lá. 

"Não consigo parar de pensar em você. Eu não sou o cara que costumava ser. Eu mudei...
- Cricket... - Volto a erguer os olhos, sentindo-me zonza.
Seus olhos azuis são brilhantes. Sinceros. Desesperados. 
- Saia comigo esta noite. Amanhã à noite, todas as noi... - A palavra para na garganta quando ele vê alguma coisa coisa atrás de mim. 
Cigarros e hortelã. Eu quero morrer. 
- Este é o Max. Meu namorado. Max, este é o Cricket Bell". (p. 79)

Max é extremamente ciumento e mal sabe que mais tarde Lola e Cricket estarão em suas janelas conversando sobre serem apenas amigos. E Lola acredita que a amizade pode dar certo, afinal ela ama Max. Mas será que seus sentimentos por Cricket foram embora de vez? E se não foram, ela não deveria deixá-lo livre, já que Max está ao seu lado? 

Lola e o Garoto da Casa ao Lado possui uma história linda, cheia de descobertas e passagens engraçadas.

A Novo Conceito deu vida à personagem, criando o blog it-Lola, com dicas sobre moda, maquiagem etc., para acessar clique aqui.

10 comentários:

  1. gente eu quero tanto ler esse livro
    parece super fofo
    amei demais a sua resenha
    espero poder ler ele logo, inclusive quase compro o e-book dele esses dias na amaozon

    ResponderExcluir
  2. Quero ainda mais esse livro, já havia lido resenhas desse livro mais amei saber do beijo deles e parece.ser realmente tudo o q vc falou e muito mais. Espero ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Estou doida para ler o livro. Através da resenha pude perceber que a história é super divertida e fofa e adoro livros assim.
    Bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já li lola e amei!! Com certeza é um otimo chick-lit jovem! A editora NC com certeza caprichou nessa publicação! :D
    Adorei os pais de lola! São umas figuras! hahaha
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Cheguei a ver o blog da Lola, bem legal, mas não gosto de moda ^^

    Parece mesmo um livro maravilhoso, quero ler *-*

    ResponderExcluir
  6. Louca pra ler esse livro *-* Quero muito mesmo! São tantas resenhas ótimas que eu já to pirando. hahaha!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. To louca para poder ler esse livro ele parece ser bem legal!
    A capa e lindinha *_*
    xoxo

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, ele está na minha lista de desejados desde o seu lançamento.
    Ótima resenha, me deixou muito mais ansiosa em ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. A capa não me atraiu muito, mas pela resenha parece que é legal. Vou ter q colocar ele na minha listinha de 2020. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ela já está muito abarrotada por enquanto.

    ResponderExcluir
  10. Tem como não se apaixonar por Lola?! Ou melhor pela escrita da Stephanie Perkins?! Acho tão leve e descontraída! <3

    ResponderExcluir