Dizem por aí...


Título: Dizem por aí...
Autor: Jill Mansell
Editora: Novo Conceito
Páginas: 430
ISBN: 9788581630137


Dizem por aí... é um romance leve e divertido, com uma narrativa gostosa e diálogos que me fizeram rir bastante, além de personagens extremamente carismáticos e nem mesmo os personagens que pensei que iria odiar conseguiram tal façanha, conseguiram de alguma forma que eu nutrisse um carinho por eles. 

A única coisa que me incomodou, melhor, duas, foram: a fonte muito pequena, que no início da leitura fez com que eu me atrapalhasse um pouquinho, mas que com o decorrer das páginas consegui me acostumar e não se tornou algo realmente inconveniente e; a personagem principal, Tilly. É claro que gostei dela, mas às vezes ficava difícil lidar com tanta teimosia! 

Tilly mora em Londres e quando volta do trabalho para o apartamento com quem divide com seu namorado Gavin percebe que algo está errado: o aparelho de DVD dela continuava lá, mas a TV dele não. Três quartos de seus DVDs haviam sumido, pelo menos os de ficção científica, guerra etc., que pertenciam à Gavin, enquanto os seus ainda estavam lá (comédias românticas e filmes sentimentais melosos). Na lareira Tilly encontra uma carta de Gavin. Ele havia ido embora. 

A primeira coisa que Tilly faz é embarcar em um trem rumo à Roxborough, uma antiga e pequena cidade no centro das colinas de Cotswolds, no centro da Inglaterra. Na estação estava a sua melhor amiga, Erin, com quem iria passar o final de semana. 

Erin é extremamente amável e mora em um apartamento sobre a loja em que gerencia há sete anos, com roupas de grife usadas e um ótimo lugar para ouvir as últimas fofocas. 

Tilly não parecia estar sofrendo com o rompimento com Gavin. E não estava mesmo. E Erin lembra à amiga como ela nunca conseguia terminar seus namoros e deixava as coisas irem esfriando para que o cara pusesse um fim em tudo. 

Tilly não possui mais nada que a prenda em Londres, além de um emprego chato e um apartamento pelo qual não pode arcar. Ao ler um pequeno anúncio no jornal local Tilly resolve arriscar, afinal, o que de mal poderia acontecer? 


"Garota faz-tudo, emprego divertido em casa de campo, 200£/semana". (p. 19)

"(...) - Esse tal emprego tem alguma coisa a ver com pornô? 
- Bongô?
- Pornô. Pornografia. Sexo. - Um nítido suspiro coletivo informou Tilly de que todos na plataforma estavam prestando atenção agora. 
- Não. Lamento. - Ele pareceu achar engraçado. - Por que, era o que você estava esperando?
- Não, não era. - Tilly tentou ao máximo soar refinada, sem parecer puritana demais". (p. 24)

Tilly chega para sua entrevista na casa de Max Dineen, uma casa realmente maravilhosa e Max logo explica que ele e a mãe de sua filha, Lou, separaram-se há 3 anos. A mãe mora na Califórnia e Lou, de 13 anos, não se adaptou aos Estados Unidos, preferindo morar com o pai em Roxborough. Como Max é um homem muito ocupado com o trabalho (ele tem uma empresa de design de interiores), precisa de alguém que o ajude, levando Lou para a escola, cozinhando, ajudando Max em seus negócios etc., basicamente uma faz-tudo.


E o melhor: Tilly irá morar naquela belíssima casa, dormir em um quarto com uma cama maravilhosa e ter um carro. É claro que de Roxborough ela não sai mais. 

A ex-mulher de Max, Kaye, não é muito conhecida no Reino Unido, mas nos Estados Unidos faz muito sucesso em uma série televisiva e é por isso que mora na Califórnia. Com relação à separação, ela foi amigável. Max tentava permanecer heterossexual, especialmente vivendo em uma cidade tão preconceituosa e depois do casamento e nascimento de Lou, ele tentou ainda mais, o que no fim não deu certo. Os dois continuam amigos e Lou levou tudo numa boa. 

Max é hilário e gostei do fato da autora não caricaturar o personagem. Ele tem ótimas tiradas e é muito inteligente. Lou tem apenas 13 anos, mas é uma garota extremamente forte e decidida, além de muito divertida. São dois personagens incrivelmente cativantes. 

Com um novo emprego, uma nova vida e morando perto de sua melhor amiga, Tilly só não contava em conhecer e ter que ter sempre por perto o homem mais desconcertadamente bonito que já havia visto na vida real. Seria ótimo se ele fosse um cara bacana, mas... 

Jack Lucas é o cara com a pior fama na cidade, o homem que coleciona mulheres e vive rodeado por elas. Um verdadeiro mulherengo que adora flertar e jogar. 

Para a infelicidade de Tilly, que não consegue controlar seus joelhos na frente desse homem, Jack trabalha com reforma de imóveis que depois coloca para alugar, o que faz com que Max e Jack sempre trabalhem juntos: Jack faz a reforma e logo depois Max decora o local. 

"- Ele vai dar em cima de você, não se preocupe. A escolha é sua, mas, se quiser entrar no jogo, não tenha muitas expectativas - avisou Max. - Sem compromissos, esse é o Jack. Ele tem tantos troféus na prateleira que já não tem mais espaço". (p. 52)

Max, mesmo sendo o melhor amigo de Jack, previne Tilly. Erin também diz para ela não se aproximar de maneira alguma de Jack. E até mesmo Kaye, com quem Tilly conversa ao telefone, adverte-a. 

Mas Tilly não precisa de conselho algum, afinal não quer ser troféu de ninguém. 

"- Ei, pare de flertar com a minha assistente. E você - Max apontou para Tilly -, pare de encorajá-lo.
Tilly estendeu os braços. 
- Mas o que eu fiz?
- Você não precisa fazer nada, esse é o problema. - Balançando a cabeça, Max sugeriu: - Talvez uma burca resolva". (p. 73)

"- Você está olhando para o meu traseiro?
- Jesus, vai começar de novo! - exclamou Max. - Você pode dar um tempo, por favor? Deixe a pobre garota em paz.
Tilly parecia bastante grata.
- Mas tenho certeza de que ela estava - insistiu Jack. - Podia sentir os olhos dela em mim. Dava para sentir". (p. 74)

Dá para perceber como a relação de Tilly e Jack se desenvolve... com Jack instigando Tilly e Tilly afastando Jack o máximo que pode. Mas Jack também possui uma natureza sensível e amável, um homem que poderia ser até mesmo confiável. Mas Roxborough parece saber mais que Tilly e ela não quer virar "manchete" da cidade também. 

Enquanto isso, Erin está nas nuvens, apaixonada por Fergus e mantendo um relacionamento secreto com ele, pois sua ex-mulher (os dois estão em processo de separação) Stella, com quem esteve casado por 11 anos e o tratou como lixo, pensa que ele ainda retornará para ela. Stella é uma mulher sem papas na língua, todos tem medo dela e se ela descobrir sobre o relacionamento de Erin e Fergus, fará da vida de Erin um verdadeiro inferno. 

Inferno que Kaye está vivendo após um acidente que vira um escândalo devido à fofocas inimagináveis, o que a faz retornar para Roxborough e se tornar uma mulher odiada nos Estados Unidos. 

Parece que Roxborough não é o único local cheio de intrigas e boatos...


Fevereiro - Livros que nos façam rir

19 comentários:

  1. Já ouvi falar muito desse livro, mas nunca procurei saber do que se trata.

    Primeira resenha dele que eu leio e acho que não ia gostar

    ResponderExcluir
  2. O livro parecer ser bem legal! Um pouco dramático, romântico e divertido!

    ResponderExcluir
  3. parece ser um romance mega tranquilo gostei viu ^^

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser mega engraçado, não compraria, mas se pudesse pegar emprestado de alguém eu leria, concerteza.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não leria, não há nada de muito interessante.

    ResponderExcluir
  6. Estou com esse livro nas mãos e ainda não pude lê-lo, porque tem uma "fila de espera" de cerca de 20 livros que ainda não li aqui em casa e não pára de chegar livro pelo correio!!!
    Mas estou pensando em fazê-lo furar a fila, ainda mais se tratando de um livro leve, sem muitas complicações e que me faça rir um pouco.

    ResponderExcluir
  7. Não me chamou muuuuito a atenção não, mas parece ser uma leitura bem traquila.
    :)
    bju

    ResponderExcluir
  8. Vixe, tenho sérios problemas com fontes pequenas! :/ Mas se o livro vale a pena isso é o de menos, não é? Eu realmente curto muito livros bem humorados. Com certeza já está na minha pequena grande lista de desejados! hehe

    ResponderExcluir
  9. resenha legal demais, minha irmã amou o livro

    ResponderExcluir
  10. Gostei. Amos leituras leves e descontraídas, pena que a fonte é pequena mas nada que atrapalhe.

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei muito deste livro, ri demais, me emocionei, tive muita raiva da Tilly e fiquei bem condoída com a Kaye.
    A Lou é uma gracinha, e adorei o Jack Lucas, hahaha.
    Ótimo para descontrair.

    ResponderExcluir
  12. adoro romances assim...
    Desde que li sobre este livro ano passado fiquei interessada, mais ainda não comprei ;(

    ResponderExcluir
  13. é um livro que eu leria com certeza, mas não é aquele o qual eu estou louca para comprar se é que vc me entende..

    ResponderExcluir
  14. acho um livro perfeito, tem um tom otimo, que eu sempre adoro

    ResponderExcluir
  15. Esse livro está em minha meta de leitura para 2013.
    Até o momento li várias resenhas bem positivas, ;)

    ResponderExcluir
  16. Adorei o book trailer, gostei bastante da resenha do livro ele parece ser bem legal :)

    ResponderExcluir
  17. Embora a história pareça bastante interessante, o livro não me atraiu muito. Está na minha lista de desejados sim, mas tem milhares na frente dele. Já vi algumas partes do filme, talvez seja por isso que não esteja muito empolgada para a leitura do livro.

    @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  18. já ouvi falar nele, mas nunca tinha lido ;s
    adoro romances desse estilo :)

    ResponderExcluir
  19. Esse é um daqueles livros pra se reler de tempos em tempos. Quando o li ri tanto. Ele é extremamente divertido. Adorei sua resenha, ela foi capaz de me fazer relembrar com riqueza de detalhes o livro, sem estragar pra quem não leu. Perfeito!

    ResponderExcluir