Ecos da Morte



Título: Ecos da Morte
Autor: Kimberly Derting
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
ISBN: 9788580570809

Ecos da Morte é o primeiro volume da série The Body Finder onde conhecemos Violet, uma adolescente de 16 anos capaz de localizar os mortos (pelo menos aqueles que foram assassinados). Jay, seu melhor amigo desde os seis anos sabia sobre a estranha inclinação de Violet em procurar animais mutilados e a sua necessidade de enterrá-los, mesmo que novamente, para manter a paz. Além de Jay, apenas sua tia, seu tio, que é policial e seus pais sabem sobre o "dom" de Violet. 

Os animais, antes de serem enterrados, clamavam por Violet. Eles podiam emitir uma energia, como um eco sensorial, no rastro de seu assassinato, que só ela podia encontrar e que a informava sobre o local exato onde tinham sido abandonados ou enterrados. 

O que Violet sentia variava: podia ser um cheiro, uma explosão de cor, um gosto lá no fundo da garganta ou uma combinação de diversas sensações. Mas seja lá como ou por quê, isso acontecia com Violet, assim como acontecera com a sua avó. 

O eco, independente de qual criatura, também se ligava ao responsável pela morte, marcando eternamente o assassino. Violet descobriu isso ainda pequena, quando percebeu a relação entre os ratos e pássaros mortos que encontrava na porta da sua casa e Carl, seu gato, que carregava o mesmo sinal, como uma impressão sensorial idêntica ao eco deixado no corpo. E todos os ecos eram únicos. Pessoas também carregavam marcas, mesmo as inocentes, como veteranos de guerra, oficiais de polícia etc.

De alguma forma, Violet não conseguia ignorar os ecos, o que a levou a encontrar o corpo de uma garota de 14 anos quando tinha 8 anos. Alguns ecos não a chamavam, não a atraíam e era fácil ignorá-los, mas como no caso da garota de 14 anos, a força que atraiu Violet foi dominadora, indo além do limite de Violet. Era estranho pensar no por quê de alguns corpos clamarem por Violet enquanto outros simplesmente não a chamavam. 

Mas naquele momento, após o verão e o retorno das aulas, Violet estava mais preocupada em manter intacta sua amizade com Jay. Ele havia mudado tanto durante o verão e quando sorria para Violet ela sentia seu estômago subir pela garganta, sentindo-se uma verdadeira idiota.

Violet não foi a única a notar as mudanças em Jay. No colégio havia se formado um verdadeiro fã clube, com garotas que cercavam Jay por todas as partes, até mesmo Elizabeth Adams, a garota mais popular da escola e ainda por cima do último ano. Apesar de reclamar da falta de privacidade, Jay parecia começar a gostar de toda aquela atenção e Violet, por mais ciúmes que sentisse, sabia que deveria superar Jay e não estragar a amizade tão especial entre os dois. 

Em uma festa, junto a Jay (pelo menos exteriormente tudo andava normal entre os dois), Violet sente-se atraída, algo a chama e este algo está morto. Sem conseguir se afastar daquele chamado, Violet encontra o corpo de uma garota. E uma semana após encontrar o corpo no lago, outra garota morta é encontrada (dessa vez não por Violet). 

Inconsolável, fraca e irritada, Violet sentiu paz quando, finalmente, o corpo encontrado no lago foi enterrado pela família da garota. 

Quando outra garota desaparece, Violet está determinada, pois trata-se de uma conhecida sua, uma garota de talvez no mínimo 13 anos de quem Violet já havia sido babá. Era a hora de Violet fazer alguma coisa e sem Jay ao seu lado, pois não fala mais com a amiga, Violet começa uma busca pelo serial killer que está sequestrando e matando garotas pelas redondezas. Ela está pronta para caçar... o problema é que o assassino é um caçador feroz. 

Ecos da Morte é um livro, acredito eu, introdutório, sem revelar muitas informações ou tentar explicar tudo de uma vez. Apresenta-nos os personagens, o "dom" de Violet e como ela lida com ele pela primeira vez de forma tão assustadora. 

Gostei da narrativa em terceira pessoa, achei ótimo a autora escrever dessa maneira, pois acredito que se o livro fosse escrito em primeira pessoa e narrado por Violet poderia se tornar cansativo ou desviar o foco da história, já que Violet é uma adolescente perdidamente apaixonada pelo seu melhor amigo e ainda por cima precisa lidar com coisas horríveis que surgem (não que Violet seja chata, pelo contrário, adorei a personagem (e adorei Jay)), mas a narrativa em terceira pessoa me pareceu a melhor opção. 

Com relação aos personagens, eles dão uma certa leveza à história. Me diverti com algumas passagens entre Violet e Jay e Violet e suas amigas. Outro lado positivo da narrativa em terceira pessoa é poder observar todos os personagens, como o serial killer que, apesar de pequenas passagens, são as mais sombrias e perturbadoras.

14 comentários:

  1. Já vi esse livro diversas vezes em promoção e não comprei, to vendo o dia em que decida ler ele e não ache mais por um preço bom..

    a cada resenha que leio sinto que vou gostar cada vez + desse livro.

    ResponderExcluir
  2. Parece que o livro é bem pro universo adolescente, sem mt a acrescentar. Acho que eu não leria.

    ResponderExcluir
  3. Já fiquei tentada a comprar esses livros algumas vezes , mais sempre desistia... acho que a próxima vez que encontrar uma boa promoção comprarei ele.

    ResponderExcluir
  4. Bom, a capa é bem interessante e a estória também, só não posso comprar agora, pois estou meio que sem fundos monetários, se é que me entendem, haha.

    ResponderExcluir
  5. fiquei curiosa com o detalhe de observar os personagens como seria killer.
    ah eu tenho esse livro, mas ainda nao li sabe

    ResponderExcluir
  6. Não é o tipo de livro que me chame a atenção! :/ Não o leria!

    ResponderExcluir
  7. Romance sombrio. Achei a capa muito funesta (afinal, o livro fala de morte, né!)

    ResponderExcluir
  8. caraca achei sua resenha muito interessante , deu uma vontade de ler o livro todinho hehe!

    ResponderExcluir
  9. Nem imaginava que ecos da morte tinha esse sentido, pra falar a verdade nunca procurei saber o porque do nome do livro. Legal, gostei.

    Uma pena que não é em primeira pessoa, livros assim são mais legais

    ResponderExcluir
  10. Humm, não é o tipo de leitura que procuro no momento sabe.

    ResponderExcluir
  11. Ja tinha lido algumas resenhas do livro, mais não tenho muita vontade de ler! :(

    ResponderExcluir
  12. Comecei esse livro hoje e já estou quase terminando, e a única coisa que consigo pensar é: "Quando eu vou poder comprar a continuação?". Não são todas as pessoas que gostam desse livro, mas eu simplesmente amei. Algumas vezes fiquei com raiva de alguns personagens, mas faz parte da história né?

    @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  13. Sempre vi esse livro em promoção e nunca comprei por achar que se tratava de algo sinistro, evito romances assim por ficar com a coisa na cabeça. Mas parece ser mais leve do que eu imaginava, a próxima vez que estiver em promoção talvez eu compre.

    ResponderExcluir
  14. tava pensando em comprar esse livro, só vi resenhas positivas sobre ele, até agora ;s
    Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir