O Lado Bom da Vida


Título: O Lado Bom da Vida 
Autor: Matthew Quick 
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
ISBN: 9788580572773

O Lado Bom da Vida é narrado em primeira pessoa por Pat Peoples, um homem na casa dos trinta que passou um tempo internado em um hospital psiquiátrico ou como ele chama, "lugar ruim", onde desenvolveu diversas teorias e uma delas é que sua vida é um filme e que sua missão é se tornar um homem melhor, tanto fisicamente quanto emocionalmente, para poder ter o seu final feliz: estar ao lado de sua esposa, Nikki, novamente. 

Enquanto Pat espera ansiosamente pelo fim do "tempo separados" ele vai morar na casa de seus pais, onde sua mãe o trata como um garotinho e seu pai vive trabalhando ou enfiado em seu escritório, recusando-se a falar com Pat.

Pat está tentando se tornar um novo homem. Possui uma academia no porão, onde dorme, malha sem parar, corre quilômetros, começa a ler os romances que Nikki passa em seu curso de literatura americana (no mesmo colégio onde Pat era professor de história) para poder participar das conversas durante os jantares cheio de intelectuais que Nikki adorava. 

Mas para poder ficar em casa Pat deve ir a um terapeuta, Dr. Patel, ou melhor, Cliff. 

Cliff é um personagem hilário que irá tentar ajudar Pat com suas crises, crises que podem surgir do nada ou quando a maldita música Songbirg de Kenny G. toca. Durante essas crises Pat torna-se violento e a pequena cicatriz branca acima de sua sobrancelha direita sempre coça. 

Pat não entende por que as pessoas ao seu redor parecem não compartilhar de seu plano de "final feliz", mas afinal ele "perdeu" boa parte de sua memória enquanto estava no "lugar ruim". O que torna tudo ainda mais estranho: seu melhor amigo, Ronnie, tem uma filha; seu irmão, Jake, está casado; os porta-retratos com fotografias de Pat e Nikki sumiram... 

Tudo parece ter mudado e Pat tem certeza de quê só passou alguns meses no hospital psiquiátrico... 

Cliff passa novos remédios para Pat dos quais ele só toma metade. Seu terapeuta avisa que existe uma possibilidade de Pat ter alucinações. E se é uma alucinação ou simplesmente um sonho, o fato é que seu inimigo número um, Kenny G. aparece no sótão de Pat. 

Pat passa por momentos em que o leitor ri e os personagens ajudam no desenvolvimento desta história divertida e comovente, todos são únicos e possuem um universo particular que dão a vida de Pat um suporte e abrigo. Mas ninguém menciona Nikki...

Pat conhece Tiffany, uma garota que mora na mesma rua e é irmã da esposa de seu melhor amigo. Tiffany é a trágica viúva, uma garota depressiva e que o persegue durante suas corridas, o que incomoda, e muito, Pat. Mas como está tentando se tornar um homem melhor para Nikki e uma de outras suas teorias é ser gentil no lugar de ter razão, ele resolve deixá-la correr com ele, apesar de achá-la estranha. Pat leva até mesmo Tiffany para jantar (cereal e chá), sabendo que está fazendo uma boa ação e que Nikki irá aprovar isso. 

É estranho e assustador pensar que Tiffany possa ser sua única amiga neste momento, sabendo lidar com Pat sem frescuras (e como ela é descocada!). E agora ela quer fazer um trato: ela servirá de elo entre Pat e Nikki (já que existe uma ordem judicial de proteção contra Pat e ele não pode se aproximar de sua mulher) e Pat deverá ser o par de Tiffany no concurso de Dança Contra a Depressão. 

No entanto, Tiffany tem uma condição: nada de assistir ou falar sobre os Eagles, time de futebol americano de coração de toda a sua família e até mesmo de seu terapeuta (uma vitória dos Eagles também é a única coisa que deixa seu pai feliz). 

Os ensaios, fugir dos jogos... é extremamente hilariante. Para Pat é muito difícil, especialmente quando todos seus amigos, seu pai e até mesmo seu terapeuta ficam preocupados quando ele começa a murmurar se alguém menciona o nome do time. Mas Pat tem certeza de que está perto do seu final feliz. 

O Lado Bom da Vida é extremamente engraçado mas também um livro com uma história bonita e que emociona. Todos os lados da vida são abordados no livro, fazendo com que se torne uma leitura extremamente tocante e divertida, mostrando os vários lados da depressão e do amor. 

Assisti ao filme depois de ler o livro e fiquei extremamente decepcionada. Talvez se tivesse assistido ao filme antes eu teria gostado, afinal é uma comédia bem engraçada mesmo, com ótimas atuações. No entanto, é uma adaptação fraca, no sentido de que toda a história foi modificada! Sei que não dá para colocar tudo em um filme, mas ao menos poderiam ter mantido o sentido original do livro e a personalidade dos personagens. /:


Fevereiro - Livros que nos façam rir

17 comentários:

  1. Que vergonha, to enrolada de novo com o desafio literário, essa coisa de ter sempre que fazer resenhas me deixa perdida rs.

    Fiquei curiosa pela história que não parece ser algo clichê nem romântico demais. Eu gosto de livros que trabalhem o psicológico dos personagens assim, gente doida é minha praia!

    Nem quis ver o filme ainda pensando em ler o livro primeiro.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre gosto mais do livro do que do filme mas fico muito chateada por fazerem um filme baseado no livro e aí mudarem tudo na história. Mas quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  3. LI resenhas ótimas sobre o livro, mais ainda não vi o filme. Meu noivo assistiu mais não curtiu muito não. Também achou que o livro é melhor.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro! Todo mundo fala muito dele! Gostei do filme, e espero gostar ainda mais do filme!

    ResponderExcluir
  5. eu vi o filme, ainda nao li o livr, mas fiquei traumatizada.
    achei o filme mt ruim viu.
    mas só li resenhas boas desse livro, entao quem sabe eu de uma chance

    ResponderExcluir
  6. Poxa, é horrível quando o filme não consegue transmitir muito a ideia do livro. Já aconteceu comigo com Percy Jackson e o ladrão de raios; mas no meu caso foi ótimo ter lido o livro antes, pois se não o tivesse feito teria ficado super perdida no filme! É realmente frustrante!
    Estou muito ansiosa para ler O lado bom da vida. Acho que irei gostar por conta do tema abordado que me interessa bastante! :)

    ResponderExcluir
  7. Quero ler o livro antes de ter a curiosidade de ver o filme, porque geralmente no filme tudo é distorcido e acaba criando uma história em cima da história escrita, o que torna o filme apenas "baseado" num livro. Que chato!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, a resenha conta bastante da história, muitos detalhes. Parece bom o livro, pena que tenha essa capa de filme. E legal saber que a adaptação do filme não fez jus ao livro.

    abraços!

    ResponderExcluir
  9. Tava até com medo de ler a resenha achando que o livro era ruim, mas gostei demais da resenha e agora sim me sinto bem para ler e ver O lado bom da vida.
    Vou tentar o filme primeiro, competir com o livro acaba sendo mesmo desastroso.
    Querendo saber qt tempo ele ficou trancafiado no fim das contas.

    ResponderExcluir
  10. acho muito legal a capa desse livro, me deixa cm vontade de ler , e a resenha dle sempre otima!

    ResponderExcluir
  11. Eu quero ler esse livro! Ta todo mundo falando bem dele, e eu estou precisando de um livro engraçado pra ler

    ResponderExcluir
  12. É por essas situações que evito ao máximo em assistir os filmes antes de ler os livros. Geralmente as adaptações são fracas ou mudam todo o enredo da trama, aff!
    Tenho curiosidade em ler esse livro, ;)

    ResponderExcluir
  13. Eu quero muito ler esse livro, mas como já tenho o filme vou primeiro ver o filme meesmo, to tentando ler primeiro os que tem em casa para depois comprar outros.

    ResponderExcluir
  14. To querendo ler o livro, parece ser bem legal, até agora só ouvi comentários positivos a respeito do livro e do filme!

    ResponderExcluir
  15. Quando vi esse livro pela primeira vez eu pensei: "Preciso desse livro". Sei que posso parecer uma maniaca por livros, mas.. bem, eu sou de fato! A sinopse me conquistou e estou morrendo de vontade de ler o livro. Não quero assistir o filme antes de ler, mas como dizem que é perfeito não sei se vou aguentar!

    @escrevendomundo

    ResponderExcluir
  16. Estou muito ansiosa para ler, já comprei e estou esperando chegar! Estou evitando assistir o filme.

    ResponderExcluir
  17. já vi o filme, mas ainda não li o livro, e não gostei '-'
    mas os livros são mais detalhados, então em breve pretendo ler :)

    ResponderExcluir