Mas ele diz que me ama


Título: Mas ele diz que me ama - Graphic novel de uma relação violenta

Autor: Rosalind B. Penfold
Editora: Ediouro
Páginas: 264
ISBN: 8500018178

Mas ele diz que me ama é um diário ilustrado íntimo e impactante que acompanha a história real de uma mulher de trinta e cinco anos, empresária bem-sucedida, que vai se afundando em um relacionamento destrutivo, repleto de abusos verbais, emocionais, sexuais e físicos.

Rosalind B. Penfold é um pseudônimo e a identidade de todos no livro é protegida. 

Quando criança, o conto de fadas favorito de Roz era A Bela e A Fera. Para ela a Fera, apesar de todos os seus defeitos, tinha o potencial para mudar o seu jeito de ser e que, supostamente, o amor de Bela poderia salvá-lo. 

Com 35 anos, Roz encontra a sua Fera e apaixona-se profundamente. Ela até mesmo supôs que viveria com Brian, um viúvo e pai de quatro crianças, um romance de contos de fadas. E ela realmente viveu, mas apenas por algum tempo, até que as coisas começaram a mudar...

Roz ignorou tudo, como as primeiras frustrações, os joguinhos sutis e recusou-se a acreditar no que acontecia na sua vida e à sua volta.

Tanto sua negação quanto a sua vergonha fizeram Roz passar dez anos ao lado de Brian. Aquela década foi só um pedacinho da sua vida, mas descia tão fundo que se fosse esticada em uma linha reta, esses dez anos foram os mais longos de sua vida. 

Por muito tempo Roz tentou descobrir o que fazia de errado e como poderia melhorar as coisas. 

"Eu não deveria perdoar?"

"Sei que ele não fez de propósito..."

"Ele pediu desculpas..."

"Não deveria ser paciente?"

"Talvez eu deva falar menos..."

Em dado momento, Roz começou a esquecer completamente quem era. Mas durante os dez anos de sua relação com Brian, Roz manteve um diário e quando as palavras não vinham, ela começava a desenhar. Talvez, pensava ela, seu cérebro ainda não estivesse conseguindo processar tudo aquilo, mas um dia ela poderia olhar para aqueles desenhos e eles poderiam fazer sentido. Mas os desenhos ficaram escondidos dentro de uma caixa no porão...

"Para cada tapa, ganhamos um beijo, e para cada beijo ganhamos um tapa. Em qual deles escolhemos acreditar? No beijo, é claro! É O QUE NOS MANTÉM ALI".

Mas ele diz que me ama é um relato honesto e doloroso. Um livro que dá para se ler em uma hora e que ao mesmo tempo é extremamente intenso. 

"Nunca tive a intenção de publicar esses desenhos. Compartilhar um diário íntimo com os outros não é nada fácil - e, de início, senti muita vergonha. Até ler C. S. Lewis e resolver que A VERGONHA ERA MINHA INIMIGA'.

"Tenho percebido que muitas vezes a simples vergonha, o constrangimento sem sentido, é mais eficaz que qualquer vício para impedir boas ações e a mais pura felicidade". - C. S. Lewis

O site Friends of Rosalind é dedicado ao livro e compreende comentários sobre o livro, sinais de abuso em um relacionamento, links para sites de diversos países que ajudam pessoas que sofrem com o abuso etc. 

11 comentários:

  1. Eu amei a resenha!!!!
    Gostei muito do livro e fiquei muito curiosa!
    O relato parece ser bem honesto e intenso, me interessei bastante pelo livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula.
    Gostei da capa, simples, mas interessante.
    Que pena casar com uma pessoa imaginando que ela seja de um jeito, quando na verdade esconde um lado abusivo.
    Pior ainda quando a ilusão acaba prendendo por tempo demais.
    O importante é que cedo ou tarde, acabe por tomar uma boa decisão.
    Fiquei curiosa sobre os desenhos.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Triste a história.. é horrível quando a gente se engana sobre as pessoas principalmente quando é sobre alguém que amamos e com quem estamos casados. Pelo que percebi este livro é um ótimo relato de vida

    ResponderExcluir
  4. É incrível como existem tantas e tantas mulheres que se sofrem abusos físicos ou emocionais ou os 2 simultaneamente.
    Não sei se o leria...

    ResponderExcluir
  5. Não sei se o leria porque essas coisas me afetam, mulheres que sofrem esse abuso. Da mesma forma que sinto pena fico irritada também, sinto vontade de dar um peteleco e mandar ela fugir logo dali. Porque será que elas nunca fogem?
    Parece ser um livro extremamente intenso e por isso não devo ler, imagina como deve ser horrível passar por isso. ):

    ResponderExcluir
  6. Essa historia me lembra de uma pessoa que me contou que quando o casamento dela ia de mal a pior, ela começou a se esquecer de tudo. Eu nem gosto de pensar no que uma pessoa tem que passar pra começar a se esquecer de quem ela é Oo
    Acho que não leria o livro, a historia deve ser muito triste

    ResponderExcluir
  7. Acho este tipo de livro super valido pois tem MUITAS mulheres que passam por isso e acham que esta tudo bem...até mesmo jovens, que acham lindo o namorado ser mandão/possesivo/e até mesmo agressivo..pois ele sente ciumes de mim, como se isso fosse uma coisa muito legal, acho ridiculo.
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro mas parece ser bem interessante. Gosto de livros escritos como diários, acho que eles conseguem passar o que ocorre dentro do coração do protagonista da história. Leria o livro com certeza, pois acho que histórias tristes nos trazem boas reflexões e conseguem mudar nosso intimo. Quando tiver oportunidade tentarei lê-lo.

    ResponderExcluir
  9. Realmente é um livro bem forte. E o fato de a mulher resolver publicar o livro é uma forma de encorajar a outras mulheres que sofrem esse tipo de abuso a não se calarem e nem tampouco aceitarem a situação.
    Não sei se o leria, mas com certeza é um livro bem impactante e reflexivo.

    ResponderExcluir
  10. Forte heim? Gostei de ver. Esse é bem interessante e com uma história bem bonita, boa.

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha visto falar desse livro, mas eu achei bem interessante a temática. Tenho certeza que deve ser um livro bem forte. Esse tipo de leitura não é a minha preferida, mas eu acho que gostaria de ver o desfecho dessa historia.
    beijos

    ResponderExcluir