Azul da Cor do Mar


Título: Azul da Cor do Mar
Autor: Marina Carvalho 
Editora: Novo Conceito/Novas Páginas
Páginas: 334
ISBN: 9788581633732




Rafaela cursa Jornalismo e é uma aluna exemplar, seu sonho sempre foi trabalhar como repórter investigativa e finalmente ela tem a chance de trabalhar na área como estagiária no maior jornal de Minas Gerais ao lado do melhor jornalista investigativo que o jornal possui. Parece um sonho e Rafaela está extasiada. Depois de se dedicar tanto ao curso e das horas de estudo ela tinha obtido um resultado, um baita resultado! Trabalhar na Folha de Minas não seria fácil, Rafaela teria que ir para a rua, escrever, fazer perguntas, participar de reuniões de pauta, ou seja, ralar pra caramba, além de conciliar o estágio com a faculdade, mas Rafaela apenas se sente mais instigada com o desafio e está preparada para tudo o que vier, ou quase tudo. 

O melhor jornalista da editoria que servirá como um mentor para Rafaela, aquele que ela deverá seguir como uma sombra (e de quebra terá uma mesa ao lado da dele) é o nada amistoso Bernardo, um sujeitinho arrogante e de ego inflado. 

Desde o primeiro momento em que os dois foram apresentados, Bernardo foi insuportavelmente rude com Rafaela e a garota não fazia ideia do porque desse comportamento. Felizmente, seus colegas de editoria são simpáticos com ela e avisam que Bernardo não é lá um cara muito afável. 

Pelo menos Rafaela tem um consolo para não ficar pensando e consequentemente se irritando com a Cria de Satanás (como a garota costuma chamar Bernardo, pelo menos mentalmente): ela escreve. Aliás, escrever é um hobby que Rafaela cultiva desde os dez anos de idade e seus textos sempre giram em torno de um mesmo tema, o garoto da mochila xadrez que ela encontrou em Iriri. 

Todos os anos Rafaela passava as férias em Iriri, distrito litorâneo de Anchieta, no Espírito Santo, com a família. Em 2001, prestes a completar 11 anos, ela estava em Iriri com os pais, a avó e seus três irmão mais velhos, que agora tinham outros interesses e não mais buscavam a companhia da irmã. Sem ter o que fazer, Rafaela ficava dependurada na janela, o que a fez ver o garoto, no princípio um garoto qualquer na faixa dos quatorze anos, que passva com a sua bicicleta azul e preta, todos os dias, no mesmo horário. Sempre com um boné enterrado na cabeça, Rafaela não conseguia ver seu rosto, mas observava que o garoto sempre trazia consigo uma mochila xadrez pendurada nos ombros. Quando deu por si, estava obcecada pelo garoto. 

"Prendi a respiração e só notei que fiz isso quando o menino emergiu. Ele balançou a cabeça de um lado para o outro, feito um cachorro tentando se secar, e saiu da água. O envelope havia sumido. Ou ele o perdeu na hora do mergulho ou permitiu que fosse embora com as ondas. Vestiu a camisa sobre o corpo molhado e pendurou a mochila nos ombros. Foi nesse momento que seus olhos se ergueram e pararam nos meus. Eram azuis. Lindos. Abaixei a cabeça, com o rosto quente de vergonha. Quando voltei a erguê-la, o garoto da mochila xadrez já havia desaparecido do meu campo de visão." (p. 7)

Rafaela nunca mais voltou a vê-lo, não sabia o seu nome e nem fazia ideia do que poderia ter acontecido com o misterioso garoto da mochila xadrez. Apesar disso, o garoto, de alguma forma, sempre esteve com ela. Rafaela escrevia enredos conforme seu humor ou estado de espírito e, de certa forma, quando escrevia sobre o garoto, comunicava-se com ele, sentindo-se um pouco mais próxima dele. 

Apesar dos seus textos sobre e para o garoto da mochila xadrez parecem sentimentaloides, Rafaela não é o tipo de garota que faz drama e, muitas vezes, é vista como uma pessoa fria, já que costuma guardar seus sentimentos para si. Também é bem prática, racional e realista, o que acaba ajudando Rafaela a aturar Bernardo, afinal ela não irá perder a oportunidade de um estágio como o que conseguiu por causa de um cara que faz de tudo para mostrar o quanto não a suporta. 

Nem tudo é tão horrível em seu trabalho e, apesar de não cogitar um compromisso num futuro próximo, Rafaela acaba se dando muito bem com Marcelo, um rapaz simpático, ao contrário de Bernardo, da editoria de esportes. Além disso, Rafaela e Bernardo formam uma dupla e tanto, pelo menos no que diz respeito ao trabalho, e os dois acabam se vendo no meio de reportagens arriscadas e importantes. 

Em Azul da Cor do Mar nos divertimos com todas as trapalhadas de Rafaela que, apesar de muito centrada em tudo o que faz, é completamente estabanada. Digamos que ela não tem muito controle sobre o seu corpo, o que leva a garota a se machucar bastante, o que só irrita o seu colega de trabalho, Bernardo, o cara mais ranzinza que você vai conhecer nessa história e vai ficar se perguntando o porquê. Não dá para não deixar de rir também com a relação de Rafela com seus dois irmãos mais velhos (os três moram juntos e sem os pais, dá para imaginar). 

Além de engraçado, o livro, claro, é fofo. Marina Carvalho escreveu uma história bonita sem ser piegas, que envolve o amadurecer e o contato com a realidade, as expectativas que depositamos nos outros ou as idealizações que criamos na nossa mente e que nos impedem de seguir em frente. 

"Ah, se fosse fácil! Se eu tivesse a oportunidade de vê-lo, talvez conseguisse me desligar de seus mistérios de uma vez por todas - depois de ele me contar o que estava escrito no papel. Será que era uma carta de amor? De despedida? O boletim escolar? Uma nota fiscal? Acho que nunca vou saber. Minha curiosidade sobre a vida do garoto jamais será satisfeita, porque hoje eu sei, no auge dos meus vinte e um anos, que essa busca é infrutífera. E sempre será. Por isso preciso esquecer." (p. 71)

Leia também a resenha de outro livro da autora, Simplesmente Ana.

8 comentários:

  1. Own eu quero muito ler esse livro, li Simplesmente Ana e já me apaixonei pelo modo como a Marina escreve, e é tão bom saber que o livro é fofo e lindo, eu quero muito ler ele, e para aguentar o Bernardo hein, coisa difícil.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Caraca, se você não tivesse comentado que a autora é a mesma de Simplesmente Ana, eu não teria reparado nunca! (já viu como presto atenção no nome dos autores né?).
    Estou lendo Simplesmente Ana, e apesar de ainda estar no começo estou gostando bastante.
    Eu vi quando esse livro foi lançado, mas de cara não me interessei, porém depois de ler sua resenha e saber quem é a autora resolvi dar uma chance a ele. Espero gostar tanto como estou gostando do outro.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  3. Até agora eu não vi ninguém que não gostou do livro. Ele até parece legal, mas sinceramente ainda não tenho muito interesse em ler...pelo menos não agora. Tenho outros livros na frente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu li Simplesmente Ana e adoorei, espero gostar muito desse também, a capa é simplesmente linda e a sinopse é encantadora!! Ainda mais que tem uma Rafaela no livro kkkk
    Espero poder ler esse livro logo logo!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada da Marina, mas do jeito que andam falando, os livros dela devem ser muito bons :3 SUPER CURIOSA quanto a esse livro..
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula :)
    Já li uma resenha em que falavam que não gostaram tanto desse livro, e eu que tinha cogitado ler ele, até desanimei. Mas agora quero dar uma chance ao livro, pois muitas pessoas falam que é bom.
    Quero muito poder lê-lo e tirar minhas conclusões, até porque, nunca li nenhuma obra da Marina, então já aproveito e conheço a escrita dela, que agora eu já estou bem mais curiosa. :3
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada dessa autora, mas tenho vontade de conhecer os livros dela, pois muita gente fala bem, assim como você falou. Enfim, eu adorei a resenha mesmo, no entanto, não tenho muito o que comentar, apenas que eu quero muito ler esse livro, e espero ler ele em breve para assim poder tirar minhas próprias conclusões sobre a autora *-*

    ResponderExcluir