Boneca de Ossos


Título: Boneca de Ossos
Autor: Holly Black
Editora: Novo Conceito/#Irado
Páginas: 224
ISBN: 9788581633916

Poppy, Zach e Alice são amigos desde que se lembram e o que os três mais gostam de fazer é brincar de faz de conta. Criaram um mundo de fantasia onde existem piratas, ladrões, sereias e guerreiros, interpretados por bonecos dos Comandos em Ação e bonecas velhas compradas em uma loja de caridade, e quem reina soberana sobre todos esses personagens é a Grande Rainha, uma boneca de porcelana de ossos com cachos dourados e a pele branca como papel. A Rainha fora comprada pela mãe de Poppy em um bazar e ficava em uma cristaleira com todas as outras coisas que a mãe proibira a filha de tocar, pois eram muito valiosas. 

"De acordo com a lenda que criaram, a Rainha governava tudo de sua linda torre de vidro. Ela tinha o poder de colocar sua marca em qualquer um que desobedecesse suas ordens. Quando isso acontecia, nada daria certo com a pessoa até ela voltar a cair nas graças da Rainha. A pessoa seria condenada por crimes que não cometeu. Seus amigos e sua família adoeceriam e morreriam. Navios afundariam, tempestades cairiam. No entanto, a única coisa que a Rainha não conseguiria fazer era escapar da cristaleira." (p. 14) 

Mesmo com os olhos fechados e espessos cílios loiros, parecia que a Rainha observava a todos e até mesmo a irmã mais velha de Poppy tinha pavor dela. Aliás, a família de Poppy é bem grande, ela tem mais dois irmãos mais velhos que ela que, é claro, adoram implicar com Zach por ele ainda brincar de "boneca". Sua casa é uma bagunça, com roupas jogadas, copos meio vazios e equipamentos esportivos cobrindo a maioria das superfícies. Seus pais, que trabalham o dia inteiro, acabaram desistindo de impor regras, e os irmãos Bell acabaram adquirindo a reputação de pequenos criminosos na cidade, reputação que parecia quererem manter, menos Poppy, que apesar de esquentadinha, gosta de estar ao lado dos dois amigos, criando histórias fantásticas dentro do mundo que imaginaram. 

Já Alice adora a liberdade que Poppy possui, afinal ela vive com uma avó superprotetora que vive se queixando da neta e colocando-a de castigo por motivos absurdos. 

Zach adorava brincar, aqueles momentos em que ele parecia acessar outro mundo pareciam mais reais do que qualquer coisa. Ele gostaria de não ter que abrir mão daquilo jamais, mas as coisas estavam complicadas ultimamente. Os três amigos estavam com doze anos, apesar de Zach não se importar em continuar brincando depois de grande, mas seu pai, que havia ido embora três anos antes e agora retornara para casa, não gostava de ver o filho brincando com as meninas e gostaria que ele se dedicasse mais ao basquete. Zach não ligava para o pai e nem o escutava, gostaria que ele fosse embora novamente e apesar das broncas e do olhar de reprovação, Zach não contava com o que seu pai iria fazer, impossibilitando-o de brincar.

"E aquela raiva azedou dentro de sua barriga e subiu se arrastando pela garganta até que ele sentiu que ela poderia sufocá-lo. Até ele ter certeza de que não havia maneira de um dia poder contar a alguém o que havia acontecido sem que toda aquela raiva fosse derramada para fora e engolisse tudo. E a única forma de não contar a ninguém era acabar com a brincadeira." (p. 30 e 31)

Poppy e Alice ficam muito mal quando o amigo diz que não irá mais brincar porque está muito ocupado com a escola e com o basquete e que aquilo é coisa de criança. 

Parece que a amizade deles vai acabar mesmo, mas Poppy conta aos amigos que começou a ter sonhos com a Rainha e uma menina morta.

"- Você sabia que a porcelana de osso tem ossos de verdade? - Poppy disse, batendo em uma bochecha de porcelana. - A argila dela foi feita com ossos humanos. Ossos de menininha. Esse cabelo trançado pelo crânio é o cabelo da garotinha. E o corpo da boneca está cheio do que restou das cinzas dela." (p. 59)

Agora os três amigos saem em uma aventura para ajudar o espírito da Rainha a descansar em paz, enquanto se deparam com algumas coisinhas bem sinistras, ou será que tudo isso não passa de um truque, uma tentativa de Poppy de uma última brincadeira?

Fiquei encantada com a capa e a sinopse de Boneca de Ossos quando descobri que o livro seria lançado pelo selo #Irado do Grupo Editorial Novo Conceito e, é claro, estava super empolgada para ler o livro, e posso dizer que ele não me decepcionou em nada. Com uma narrativa envolvente, Holly Black criou uma história muito bonita, cheia de mistério, um terrorzinho leve, mas que não deixa de dar uns sustos, e descobertas. Durante toda a leitura acompanhamos os personagens em uma aventura, que agora não faz mais parte do mundo criado por eles, e ficamos intrigados com o mistério que envolve a boneca. Será que Poppy está falando a verdade? 

Mas não é só o mistério, que instiga o leitor, que torna Boneca de Ossos um livro especial, a habilidade com que a autora descreve o mundo do jovem que está passando por mudanças e que vê tantas coisas sendo (re)avaliadas nesse momento e a relação com os mais velhos com quem convive é o que torna o livro doce. 

Uma ótima leitura, com uma diagramação caprichada e ilustrações de Eliza Wheeler.

O livro será lançado em maio!

15 comentários:

  1. Oiee,
    Gostei bastante da sua resenha. Eu tinha uma ideia totalmente diferente desse livro, mas depois que li a resenha fiquei encantada com ele. A capa dele é muito linda e a história deve ser muito legal.
    Apesar de não ler muitos livros com fantasmas esse parecee ser bem diferente. Com certeza, quero ler.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou louca para ler o livro, adoro infanto-juvenil, e o livro parece ser muito interessante, a capa eu simplesmente adorei .

    ResponderExcluir
  3. Ai Paula, eu li uma resenha que me deixou assustada e perdi a chance de conferir a leitura. =/
    Parece um livro gostosinho de acompanhar. Fiquei curiosa para saber o que é real ou não.

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
  4. ate eu ja estou com medo dessa boneca sinistra tbm... uma das coisas infantis q sao mais assustadoras sao bonecas de gesso '-' aquilo é muuito estranho kk
    eu ler esse livro?? kkkk nao quero saber do espirito da rainha nao kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da capa desse livro, mas infelizmente, a história não me chamou muito a atenção, então vou passar essa leitura.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula, tudo bem?

    Nossa, medinho dessa história/boneca! hahaha
    Fiquei curiosa para ler esse livro, o enredo é muito legal com essa coisa da lenda da boneca. Com certeza vou querer lê-lo. hehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma amiga que está louca para ler esse ligro, e a premissa dele não havia me interessado , mas a sua resenha me despertou curiosidade, ainda não li nenhum lifro da Holly Black e pretendo mudar isso em breve.

    ResponderExcluir
  8. Por enquanto os comentários em relação ao livro estão sendo bons, mas ainda não sei se quero ler, vamos ver mais pra frente se me bate a vontade, sou meio de lua kkkkkkkkkk
    Ótima resenha =)

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro. Adorei a capa e o jeito que a Novo Conceito enviou o pacote para os blogueiros. Enfim, adorei a premissa e espero que eu leia o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  10. De início, pela capa, acreditei que seria um livro bem juvenil mas deu pra perceber que se encaixa bem para todas as idades!
    Esse mistério que ronda a história instigou minha curiosidade! :D

    ResponderExcluir
  11. A hora que vi esse livro já fiquei super interessada, que capa maravilhosa e que sinopse incrível. Eu procurei então algumas resenhas dos blogs parceiros da NC e até agora, todas que eu li só elogiam o livro, o que me deixa mais interessada ainda. Eu adorei a sua resenha, acredito que o livro é realmente bom e vale a pena, espero ler ele logo e poder tirar as minhas próprias conclusões, mas tenho certeza que ele levará 5 estrelinhas comigo <3

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Parece ser uma ótima leitura, o enredo é bem interessante e, apesar de ser um infanto-juvenil, parece agradar os públicos de todas as idades. Fiquei curiosa para saber como este mistério será solucionado, parece ter muito suspense! :)

    ResponderExcluir
  13. Estava ansiosa para ler uma resenha desse livro, ultimamente vejo muitas pessoas falando sobre ele. Não curto muito infanto-juvenil e fantasia, mas bem que eu gostaria de ler essa história. Deve ser muito boa!

    ResponderExcluir
  14. Vi muitas pessoas comentando sobre esse livro e fiquei bastante interessada em ler mas confesso que depois de ler quase o último trecho da sua resenha fiquei com medo de ser um livro de terror porém pelo que você falou não é nada para assustar então estou mais aliviada kkk Quero ler esse livro com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ahhhhh que perfeito, eu quero muito ler esse livro, e é tão bom saber que ele não decepciona em nada, a historia é completamente encantadora, acho que não terá como não se apaixonar, a capa é linda mesmo.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir