Extraordinário


Título: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN: 9788580573015


"Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém prestasse atenção. Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para o outro lado. Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma." (p. 11) 

August (Auggie) Pulmann tem a síndrome de Treacher Collins, também conhecida como disostose mandibulofacial, uma doença genética caracterizada por deformidades crânio-faciais e aos dez anos já passou por diversas cirurgias. No mais, ele é um garoto que faz coisas comuns, como tomar sorvete, andar de bicicleta, jogar bola e passar um bom tempo em seu Xbox. 

Auggie é um garoto inteligente, gosta muito de ler e adora Star Wars, mas nunca foi para a escola. Isso não tem a ver com sua aparência, mas pela quantidade de cirurgias que já passou (vinte e sete desde que nasceu). Assim, ele tem aulas em casa com a sua mãe, uma ilustradora de livros infantis que desenha fadas e sereias (mas que quando tentou desenhar um Darth Vader para ele, ficou mais parecendo um robô estranho com formato de cogumelo). 

Agora que Auggie está mais forte, ele irá começar o quinto ano em um colégio de verdade e isso parece um pouco apavorante. 

A partir desse momento acompanhamos Auggie durante o ano letivo, seus medos, experiências e, é claro, a atitude das pessoas ao seu redor, não somente a dos alunos, mas também a dos pais dos alunos, professores etc., e observamos as mais diversas reações: pessoas que praticamente surtam diante da figura de Auggie, gente que parte para o bullying, e também existem aqueles que decidem que sua aparência não importa. 

"A questão é que, quando eu era pequeno, nunca me incomodava em conhecer outras crianças, porque todas elas também eram pequenas. O legal de crianças pequenas é que elas não dizem coisas para tentar magoar você e, mesmo que à vezes façam isso, não sabem o que estão falando. Quando elas crescem, por outro lado... sabem muito bem o que estão dizendo. E isso, definitivamente, não é divertido para mim. Um dos motivos para eu ter deixado meu cabelo crescer no ano passado é que gosto do modo como a franja cobre meus olhos: isso me ajuda a tampar as coisas que não quero ver." (p. 27)

Auggie é extremamente forte e lida com certas situações que deixam os adultos de boca aberta, mas ele não está pronto para todas as situações que estão por vir e J. L. Palacio é imensamente habilidosa em nos contar essa trajetória cheia de altos e baixos, em uma narrativa gostosa que se divide entre Auggie e outros personagens (os capítulos não são intercalados um a um), como Via, sua irmã, que acaba de entrar para o ensino médio e ama muito o irmão, além de protegê-lo ferozmente, no entanto, ela começa a passar por diversas mudanças nessa nova fase de sua vida e seu "relato" é emocionante, a Summer, uma garota muito simpática e divertida que estuda no mesmo colégio de Auggie e que é a única pessoa que se senta com ele no almoço no primeiro dia de aula, entre outros. 

Extraordinário é um livro com uma história doce, sensível e divertida, um livro que me deixou com um nó na garganta desde o primeiro capítulo e, é claro, chegando à reta final da leitura eu já estava me debulhando em lágrimas. 

"Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscara." (p. 80)

Vale destacar também a belíssima relação de Auggie com seus pais e as descobertas que os mais velhos fazem com o garoto durante seu ano. 


Capa da nova edição

R. J. Palacio iniciou uma campanha antibullying no site Choose Kind para difundir a mensagem de Extraordinário. Milhares de crianças já participaram.

A autora divulgou no mesmo site o lançamento (previsto para agosto de 2014) do livro 365 Days of Wonder: Mr. Browne's Book of Precepts (365 Dias Extraordinários: Livro de Preceitos do Sr. Browne). 


O Sr. Browne é o professor de inglês de Auggie e em sala de aula ele propõe aos alunos a seguinte tarefa: no início de cada mês todos irão escrever um novo preceito (que o professor passa e denomina como "Os preceitos do senhor Browne") no caderno e deverão discutir o preceito e seu significado, no fim do mês, cada um dos alunos escreve uma redação sobre o que cada preceito significou para eles. Aí vai um preceito (o de setembro):

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." (Dr. Wayne W. Dyer)

8 comentários:

  1. Quando eu vi o lançamento desse livro achei a capa muito sem graça e não imaginava o que estava em suas páginas.
    Depois vi algumas pessoas falando bem, mas mesmo assim ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, a sua foi a primeira.
    E me apaixonei pelo que li, necessito muito desse livro, porque livros que emocionam com certeza me interessam.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu ainda não li ao livro, mas tenho muita vontade, a historia dele parece ser simplesmente incrível, to vendo que irei chorar como um bebê quando eu for ler, também curti muito a campanha do autor, super legal mesmo, e imagino a dificuldade de Auggie ao ir para a escola pela primeira vez.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou doida pra ler esse livro, todo mundo anda me indicando ele, a história me interessou muito. Se você chorou, nem quero imaginar oque vai acontecer comigo quando eu ler, sou uma manteiga derretida AUSHAUHUSAH U.U

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  4. To com o livro aqui, mas não estou preparada para ler ^^
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Falam sempre TÃO bem desse livro. Já necessitava dele antes de saber direito do que se tratava. Essa é a primeira resenha que eu leio dele! Parece realmente ser fantástico e cheio de lições preciosas. Com certeza comprarei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse livro! Meu livro preferido do ano passado.
    Pretendo lê-lo novamente daqui a um tempo, acho que a história desse livro não pode ser esquecida. Amei cada palavra que li. Posso até estar exagerando um pouquinho, mas gostei de verdade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula :)
    Uma vez peguei esse livro pra ler, mas acabou que peguei outros livros e nem fiz a leitura dele.
    Até agora não vi uma pessoa que não tenha gostado desse livro e não sei porque ainda não o li.
    Mas vou ir atrás dele de novo, pois essa história deve ser muito linda e agora estou com vontade de lê-lo pra chorar também. haha
    Adorei esse novo lançamento também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu amo esse livro, ele é simplesmente maravilhoso, se tornou um dos meus favoritos, pois ele ensina tantas coisas para seus leitores e a leitura dele é tão agradável, duvido que alguém conseguiu ler o livro e não se apegou ao pequeno Auggie, ele é tão fofo <3
    Adorei a sua resenha, esse booktrailer é incrível e ficou ótimo para o livro, só acho que se ele fosse dublado ficaria mais legal, no entanto, nem tudo é como queremos kkkk E quanto ao livro de Preceitos, eu estou super ansiosa por ele, pois os preceitos são algo que realmente eu amei no livro, todos são ótimos e fico imaginando como são os preceitos dos leitores <3
    Beijos :*

    ResponderExcluir