Beautiful You


Título: Beautiful You
Autor: Chuck Palahniuk
Editora: Doubleday
Páginas: 224
ISBN: 9780385538039
Comprar: Saraiva | Cultura
Penny Harrigan está desesperada para passar no exame da ordem, ela já tentou outras vezes e falhou, não que ser uma advogada tenha sido o seu sonho, Penny, com 25 anos, sempre foi e continua sendo uma boa filha, obediente e responsável, uma garota que sempre escutou os conselhos dos outros, dos mais velhos. Do Nebraska ela foi para a Faculdade de Direito e agora trabalha em uma das mais prestigiadas firmas de advocacia de Manhanttan: não é uma estagiária mas também não é uma associada, hora e outra levando cadeiras para reuniões ou indo até o Starbucks para pegar uma dúzia de capuccinos.

Para uma garota tão comum, é um choque quando Penny se vê diante de um convite um tanto inusitado: jantar com C. Linus Maxwell, também conhecido como Climax-Well, um bilionário que já saiu com as mais belas e poderosas mulheres do mundo, como uma superestrela francesa vencedora de 4 Oscars, a Rainha da Inglaterra e a primeira presidente mulher dos Estados Unidos, Clarissa Hind, quem Penny idolatra.

Penny não sabe o que Max viu nela, mas em breve irá descobrir. 

"(…) I love you because you're so average". (p. 48)

Penny e Max acabam em uma suíte de hotel em Paris onde ela descobre novas e diversas formas de prazer. Mas logo Penny, agora apelidada de "the Nerd's Cinderella" e com um guarda-roupa invejável, descobre que faz parte de um projeto onde é um objeto em que Max experimenta seus produtos incansavelmente. O objetivo de Max é lançar uma linha de brinquedos eróticos com o nome Beautiful You, numa escala monstruosa. 

"C. Linus Maxwell was preparing to expand his vast corporation and enter the field of empty vaginas in a big way". (p. 61 e 62)

Assim que a Beautiful You abre as portas, as mulheres enlouquecem. A grande loja rosa logo passa a ser chamada de nave-mãe e todas as mulheres são vistas pelas ruas com sacolas rosas. 

""Haven't you heard?" Monique shouted in response. "Men are obsolete!". (p. 101)

O que, para Penny, parecia ser um grito de liberdade para as mulheres, logo se torna algo opressor. E, enquanto as mulheres somem das ruas para ficarem trancadas em casa, nos seus quartos, com os seus brinquedos, Penny vê que é a única que pode lutar contra Max, mas como lutar contra o homem mais poderoso do mundo?

Beautiful You, de Chuck Palahniuk, foi lançado nos Estados Unidos mês passado e, pelo o que pesquisei, não existe nenhum previsão de tradução para cá, se alguém souber de alguma coisa avisa pelos comentários! 

Neste seu último romance, Chuck simplesmente ferra com a sua cabeça. É um livro puramente Chuck Palahniuk e para quem conhece o autor sabe o que isso quer dizer. Ele consegue provocar o leitor e em Beautiful You o autor vai ao extremo, como se estivesse cutucando uma ferida recente sem remorso durante toda a leitura.

Chuck é genial e aqui ele faz um trabalho incrível. Sim, Beautiful You é brutal, horripilante, mas ao mesmo tempo sensível. E como em seus outros trabalhos, aqui o autor faz uma sátira ao mundo atual, dessa vez voltando-se ao universo feminino (como fez em Clube da Luta, com o universo masculino). Tudo é exagerado e louco, mas esse é o estilo de Chuck, a sua forma de escancarar a realidade. 

O livro está cheio de sexo, realmente cheio, afinal, trata do orgasmo feminino, mas é detalhado de forma tão clínica, mecânica, que é completamente broxante e essa é a ideia. 

Penny, a protagonista, que logo na primeira cena é estuprada em um tribunal enquanto todos os presentes observam e não fazem nada, contribui para um enorme modelo anti-feminista e ela me lembrou muito da maioria das "mocinhas" dos livros atuais. No entanto, as "mocinhas" são inseridas num contexto romântico que acabam por "absolvê-las" de seus atos anti-feministas, enquanto Penny é inserida num contexto extremamente bizarro. 

Em entrevista, Chuck disse que o título original do livro era Fifty Shades of the Twilight Cave Bear Wears Prada. E fica óbvio alguns aspectos desses títulos na história. Penny ascende como Andrea, seu visual melhora e várias marcas são citadas. A relação dela com Max e como ela se entrega a todas aquelas experiências sexuais esquisitas de forma tão passiva é bem parecia com a de Anastasia e Christian. Por fim, quando as mulheres com suas sacolinhas rosas já se tornaram zumbis elas não conseguem largar um tal "romance banal sobre vampiros". 

Apesar de toda bizarrice, Beautiful You me deixou com um nó na garganta um pouquinho antes do final. É uma leitura que, com toda a carga grotesca, consegue balançar o leitor, sem deixar de ser extremamente assustador. 

Para quem nunca leu nada do autor, NÃO comece por esse livro. Comece por algo leve, como Clube da Luta, um livro mais fácil de ser "digerido". Depois, se curtir a forma de escrita do autor, vá com calma e aventure-se por esse mundo insano e maravilho de Chuck Palahniuk. 

Leia a resenha de outros livros do autor: 

9 comentários:

  1. Oiee Paula!
    Eu não conheço a escrita do autor pois nunca li nada dele, mas achei o livro um tanto confuso, sei lá, são tantas coisas acontecendo que me deu um nó na cabeça.
    Pena que o livro não foi lançado aqui, porque mesmo o achando confuso gostaria de ler.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, to louca pra ler. Aposto que quando traduzirem o título terá algo de 50 tons haha.

    Saiu aqui, há alguns meses, a continuação de Condenada. Outro que preciso desesperadamente.

    ResponderExcluir
  3. nunca li nada do autor, mas com certeza não vou começar por esse D:

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. OI, Paula.

    Que doido esse livro, nunca li nada do autor, mas fiquei querendo logo começar por Beautiful You. Sei lá me atraiu, acho que já li tantas coisas meio doidas que apesar de você não aconselhar eu gostaria muito de começar com esse.
    Já li alguns livros em inglês, mas não curto muito.Vou esperar um pouco pra saber se alguma editora trás ele pro Brasil.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Adorei esse livro, chamou muito minha atenção, mas vou seguir sua dica e lerei clube da luta primeiro que está na minha estante a um bom tempo.
    Achei a crítica desse livro muito interessante, e não deixa nem um pouco de ser uma crítica totalmente válida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. kkkk, chamou bastante e minha atenção sobre ele usar as mulheres para a coleção de objetos, parece ter muito humor e sátiras afinal fala sobre o universo da mulher de uma forma generalizada, e valeu por indicar o clube da luta, eu tenho na estante mas nunca peguei para ler, o autor parece ser bom mesmo. E achei legal o vídeo no início.
    Beijos, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  7. Achei a capa simples mais e lindeza total!
    Mais a historia não fica atras, parece ser livro ao mesmo tempo
    serio, parece te um humor leve !

    ResponderExcluir
  8. Paula!
    Intrigante o assunto abordado no livro.
    Não conheço nada sobre o autor e ainda não tinha ouvido falar sobre o livro que é no mínimo intrigante e questionador de um modo bem pessoal.
    Será que um dia chegará ao Brasil?
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li o clube da luta nem nada do autor. Mas sinceramente não sei nem o que comentar sobre esse livro, não sou nada chegada em livros eróticos, então não pretendo ler ele não. Mas pra quem gosta, boa leitura.

    ResponderExcluir