Para Onde Ela Foi


Título: Para Onde Ela Foi
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
ISBN: 9788581635675

Essa é a resenha da continuação do livro Se Eu Ficar (leia a resenha aqui), se você não o leu, esse post possui spoilers!

Já se passaram três anos desde o acidente que matou a família de Mia, que ela acordou de seu coma graças ao amor de Adam e que saiu da vida dele, sem dar justificativas, sem dizer um adeus. 

Os dois vivem agora em lados opostos, Mia é um prodígio em Juilliard, a famosa escola de música que fica em Nova York, Adam é um típico rockstar que vive em Los Angeles com sua namorada, uma celebridade badalada. Assim que Mia cortou qualquer tipo de contato com Adam, o rapaz viu sua banda subir nos topos das paradas, tudo em virtude das letras que escreveu durante sua fase de "luto", que acabaram por dar forma ao grande sucesso que ascendeu a banda, Collateral Damage.  

"(…) Qual é a sensação de saber que a única coisa digna que você já criou veio do pior tipo de perda?". (p. 24)

Apesar da realização de um sonho, do sucesso e de tudo o mais que conquistou, Adam não se sente bem. Ele está cansado, vazio, cercado de gente mas mesmo assim se sentindo sozinho. 

Quando se vê sozinho em Nova York, Adam encontra Mia e, depois de todos esses anos, pela primeira vez os dois tem a chance de conversar sobre tudo o que não foi dito. Apenas por uma noite. 

Para Onde Ela Foi, de Gayle Forman, é narrado por Adam, um personagem que me chamou mais a atenção do que Mia. Achei-o mais interessante, crível, apesar de ainda me incomodar bastante o clima melodramático que toma conta da trama e do personagem, criando uma atmosfera quase claustrofóbica (o que muitas vezes o autor faz com maestria, criando sensações desagradáveis no leitor, o que não é o caso aqui, a claustrofobia vem da incapacidade dos personagens comoverem de forma real e a trama acaba recorrendo a muitos subterfúgios, onde fica evidente a mão da autora). 

No entanto, apreciei muito mais Para Onde Ela Foi do que Se Eu Ficar, talvez pelos personagens abatidos, não tão perfeitos (mesmo assim, não me conquistou). Mas a história ainda traz uma grande carga de ilusão, de perfeição, o que já está fora de questão de ser discutido aqui, pois se trata de um (vários) ponto(s) de vista, rs. 

Assim como no primeiro livro, existem flashbacks e muitas referências musicais, além de trechos de músicas do álbum Collateral Damage, da Shooting Star. 

O livro fala de esperança, segundas chances e recomeços, é o tipo de romance apaixonado, dolorido e sofrido, cheio de questões que revelam a força de vários sentimentos. 

8 comentários:

  1. Olá!!
    Eu li Se Eu Ficar e confesso que esperava mais, achei a Mia muito chatinha mas amo o Adam e estava ansiosa pra ler Para Onde Ela Foi, mas estou ouvindo muitos comentários negativos, e acabou me tirando a vontade de ler. O drama que envolve a premissa talvez seja exagerado demais, mas vou lê-lo mesmo assim pois ainda quero saber tudo o que se passa com Adam. Mas já vou ler com as expectativas baixas, pois me decepcionei no primeiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula, eu tenho o primeiro livro apenas, mas nunca li, ouvi muitas criticas sobre essa obra da Gayle, Eu acho bonito a forma em que Mia e Adam se expressam através da musica, achei dramático um pouquinho, o amor dos dois parecem ser puro, parece ser um livro cheio de sentimentos, quero ler, mas tem muitos livros na frente para a leitura.. é muito livro pra pouco tempo.
    Beijos e Até mais.
    ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  3. Oiee Paula!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro, mas o que li de comentários e resenhas favoráveis me deixou impressionada.
    Então tenho que correr atras dessa leitura para poder me aventurar nessa sequência, que bom que a história continua fluindo bem.
    Espero ansiosa para ler os dois *-*
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Paula!
    Li Se eu ficar e gostei muito, embora tenha achado um tanto arrastado a decisão.
    Estou com Para onde ela foi e bem curiosa por ver a visão de Adam agora, narrando os fatos e mostrando o enredo através de seus olhos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá, Paula.

    Eu apreciei muito mais a leitura de Pra onde ela foi do que Se eu ficar. Adorei as letras da banda do Adam, já fiquei imaginando a trilha sonora do filme, iria amar que alguém realmente fizesse essas músicas. Tenho um ódio mortal de Mia nesse livro e adoraria poder ser a pessoa a cuidar do Adam.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ja li primeiro livro e estou com muita expectativas do segundo!
    Alem de ser um narrador por Adam outra coisa que me chama atenção
    foi a escolha de Mia que sem duvidas mudar totalmente a historia
    ja que final de Se eu Ficar eu ia partir mais depois
    quis ficar !

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nem o primeiro da série, e nem pretendo ler. Infelizmente não me encantou nem um pouco, e quando acontecesse isso fica bem difícil.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Li esse livro recentemente e também o prefiro a Se Eu Ficar. É interessante pensar que tanta coisa aconteceu num período de 24hrs e a questão da segunda chance.

    Bjs

    ResponderExcluir