Vango - Entre o Céu e a Terra


Título: Vango - Entre o Céu e a Terra (Vango #1)
Título original: Vango - Entre ciel et terre (Vango #1)
Autor: Timothée de Fombelle
Editora: Melhoramentos
Páginas: 360
ISBN: 9788506077481

Pela primeira vez Vango não está com medo, deitado no chão ele espera o cardeal para o grande momento da sua vida. Uma multidão se reuni para assistir os quarenta homens serem ordenados padres na Catedral de Notre-Dame, mas logo a solenidade é interrompida pela polícia: estão atrás de Vango. 

O rapaz de 19 anos, suspeito do assassinato do padre Jean, seu protetor, escapa dos homens do delegado Boulard numa fuga impressionante, escalando os vitrais da catedral. No entanto, não é só a polícia que está atrás de Vango, um atirador misterioso não poupa munição na direção do jovem. 

"Sempre se sentira melhor perto do céu. Ele era instintivamente ligado às alturas. A desgraça da véspera, que podia destruir a sua vida, não havia ocorrido no momento em que estava deitado no chão pela primeira vez?" (p. 32)

Fugir só atrapalharia as coisas para Vango, pelo menos aos olhos dos outros, mas o jovem nunca conseguira evitar desconfiar de tudo e de todos, sentindo-se o alvo de todo o tipo de inimigo, o que fez com que fosse diagnosticado com paranoia. Mas agora Vango sabia, estavam atrás dele: a polícia, por causa de um assassinato que não cometera, e inimigos desconhecidos. 

O passado de Vango é um tanto nebuloso. Ele e sua babá são resgatados numa tempestade em 1918 na Ilha de Salina, uma das sete ilhas que compõem o arquipélago das Ilhas Eólias, na Sicília, e acabam vivendo lá, instalados na casa do miserável Mazzetta, que se muda para o abrigo de seu burro e dali nunca mais sai. A babá, conhecida apenas por Mademoiselle, mulher poliglota, não se lembra de nada, apenas do nome de Vango. E é sobre esse passado que Vango vai buscar pistas e questionar, enquanto foge e se arrisca, pulando de um trem em movimento ou suspenso em um zepelim sobre um vulcão.

Acreditam nele duas pessoas que estiveram naquela solenidade: Ethel, a garota que fica muito feliz por saber que Vango não é ordenado padre e Hugo Eckener, dono da companhia Zeppelin e um dos maiores aventureiros do século. 

Entre personagens reais e fictícios e ambientado no período entre-guerras (a história tem início em 1934, um ano depois que Hitler assume o poder na Alemanha, Vango nasce em 1915, um ano depois do início da Primeira Guerra Mundial), Vango - Entre o Céu e a Terra, primeiro volume de uma duologia (o segundo é Vango - Um Príncipe sem Reino), é um thriller histórico fantástico, que instiga o leitor do início ao fim, com uma narrativa empolgante e envolvente, que vai e vem, em flashbacks. 

Vango - Entre o Céu e a Terra é um livro repleto de mistério e ação, ainda assim, Timothée de Fombelle consegue colocar nas páginas de Vango momentos de extrema delicadeza e sensibilidade, encantando o leitor com belas descrições e cenários diferentes.

Diversas histórias são apresentadas ao leitor e cada uma retrata bem como era viver num período como aquele, onde o regime era totalitário, o medo espreitava e a liberdade de expressão ia se anulando. Timothéé de Fombelle não desmerece o seu público jovem, sua escrita é séria e com base em muita pesquisa. Apresenta ao leitor uma história de qualidade e que merece ser lida. A edição brasileira possui uma tradução excelente (coisa um pouco difícil de se encontrar quando se trata da tradução do francês para o português) e uma ótima diagramação, além de diversas fotografias e dados históricos interessantes ao final do livro. 

esse exemplar foi cortesia da Editora Melhoramentos

3 comentários:

  1. O único livro de autoria francesa que li (e consigo lembrar no momento) foi uma adaptação de Os Miseráveis,e já faz um tempo que estou tentando achar algumas obras assim para ler. Vango parece ser super legal, cheio de aventura e um certo mistério, com certeza vou procurar um exemplar dele para ler :)

    ResponderExcluir
  2. Um livro francês <3 Ainda não havia lido resenha desse livro, mas me pareceu, pela sua crítica uma história bem interessante, aid amais por ser ambientada em cenários tão marcantes do passado e ter um plot tão diferente.
    bjs
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. parece muito bom, mas não é o meu tipo de leitura.
    evito ler temas fantásticos, pois acho que tenho problema em imaginar e com isso me situar.

    ResponderExcluir