A Menina da Neve


Título: A Menina da Neve
Título original: The Snow Child
Autor: Eowyn Ivey
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
ISBN: 9788581638010

Jack e Mabel resolveram se mudar para o Alasca para se afastarem dos olhares piedosos de amigos e familiares que a falta de filhos causava. Com cinquenta anos, o casal buscava um lugar onde o arrependimento e o fracasso fossem deixados para trás, um lugar onde poderiam se reconectar e construir uma nova vida. 

Mas a falta de comunicação entre os dois, o inverno rigoroso, a escassez de alimentos e o isolamento autoimposto fazem com que o casal se afaste cada vez mais um do outro, com Jack trabalhando cada vez mais duro na fazenda e Mabel se perdendo numa solidão que a leva ao desespero. 

"Ele hesitou. Estava cansado. Era tarde. Eles estavam velhos demais para essa bobagem. Havia uma dezena de motivos para não fazer aquilo, Mabel sabia, mas mesmo assim ele colocou o lampião de volta na neve". (p. 43)

Numa noite, quando cai a neve, os dois resolvem fazer um boneco de neve, uma menininha. Vestem-na com luvas e um cachecol vermelhos e Jack esculpe olhos, nariz e lábios perfeitos. 

No dia seguinte, para espanto dos dois, o boneco não está mais lá, nem as luvas ou o cachecol, e pegadas humanas surgem, pequenas, que afastam-se da cabana do casal e vão em direção às árvores.

Logo uma menina aparece pelos arredores correndo por entre as árvores na companhia de uma raposa-vermelha. 

"Por aqui eles chamam isso de "febre da cabana". Você fica deprimida, tudo parece fora de ordem, e às vezes sua mente começa a lhe pregar peças. - Esther estendeu o braço e pôs a mão sobre a de Mabel. - Você começa a sentir coisas das quais tem medo... Ou coisas que sempre desejou". (p. 76) 

Jack e Mabel tentam compreender a existência daquela menina tímida e selvagem e como ela poderia sobreviver sozinha no duro inverno do Alasca enquanto a sua presença traz esperança e ânimo ao casal.  A vida dos dois, antes solitária, passa a ter um outro sentindo com as visitas da garota e com a amizade que travam com seus vizinhos, no entanto, o que cada um sente pela garotinha e acredita ser a verdade sobre sua existência parece isolá-los mais uma vez um do outro. 

Inspirado no folclore russo (Little Daughter of the Snow, de Old Peter's Russian Tales, de Arthur Ransome e na história de Snegurochka), A Menina da Neve, de Eowyn Ivey é belo e triste, um livro doce e doloroso envolto em magia e mistério, como um bom conto de fadas. 

Com uma trama muito bem construída, Eowyn Ivey nos leva para o Alasca de 1920, um lugar frio e feroz, onde realidade e fantasia se encontram numa atmosfera melancólica, nos oferecendo uma leitura suave e encantadora.

Um comentário:

  1. A narrativa parece ser bem inspiradora, uma história cheia de emoções e lágrimas.
    Beijo

    ResponderExcluir