Título: Revival
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 376
ISBN: 9788581053103
Comprar: Comparar preços
Jamie Morton vive em uma cidadezinha na Nova Inglaterra com seus pais e irmãos e, em 1962, conhece Charles Jacobs, o novo reverendo, que chega a cidade com sua bela esposa e seu filho. Assim que o garoto de seis anos e o reverendo se conhecem, logo uma conexão é estabelecida entre os dois, uma conexão que duraria muito tempo.
Jacobs é um homem jovem, simpático e que encanta a todos com seus sermões e sua família perfeita. O jovem reverendo também encanta Jamie, que logo percebe o que mais fascina Charles: engenhocas, baterias e, especialmente, eletricidade.
Mas apesar de ser extremamente querido por todos, o reverendo acaba sendo banido da cidade após uma tragédia que viria a afetar a todos daquela cidade.
Jamie não tem mais notícias do reverendo, até que depois de muito tempo, com trinta e poucos anos, vivendo na estrada como integrante de uma banda de rock e viciado em heroína, no fundo do poço, Jamie reencontra Charles, agora Dan Jacobs, que diz que pode ajudar Jamie a largar seu vício em heroína.
"- Alguma coisa - falei. - Alguma coisa, alguma coisa, alguma coisa. Aconteceu. Aconteceu. Alguma coisa aconteceu. Alguma coisa aconteceu, aconteceu, alguma coisa aconteceu. Aconteceu. Alguma coisa". (p. 158)
Essa "coisa que aconteceu" acaba por unir os dois personagens ainda mais, em uma espécie de pacto realmente assustador, levando Jamie e o antigo reverendo a se afastarem. Mas esse não seria o último encontro entre os dois. Anos mais tarde, Jamie e o agora Pastor Danny, se encontram e alguma coisa grande irá realmente acontecer.
"Se nossa fé for forte, iremos para o Céu, onde entenderemos tudo. Como se a vida fosse uma piada e o céu fosse o lugar onde a moral cósmica da história é finalmente explicada". (p. 73)
Revival é o primeiro livro do Stephen King que eu leio e posso afirmar que não me decepcionei em nada. Confesso que durante a leitura me desanimei por acreditar que já sabia o que iria acontecer no final, tudo estava parecendo percorrer um caminho óbvio demais, mas então ALGUMA COISA ACONTECEU e o final não foi nada daquilo que eu esperava, ainda bem! Pois foi muito melhor e, realmente, muito assustador, totalmente inspirado em H. P. Lovecraft.
Acompanhamos Jamie por cinco décadas, e a narrativa pode ser cansativa para alguns. Para mim, foi bastante satisfatória, Jamie passa a ser um amigo, alguém íntimo, aliás, acompanhamos todos os personagens por muito tempo de suas vidas, o que os torna queridos para o leitor e, qualquer coisa que aconteça, acaba sendo pior ou mais assustadora especialmente por essa ligação que o autor consegue criar.
Revival aborda questões como religião, obsessão, loucura, o bem e o mal (e o que levaria a esse último), a própria vida e a morte. É um livro cheio de tensão, um verdadeiro terror psicológico que faz com que o leitor não queira largar até terminar de ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário