O Arco


No filme O Arco, de Ki-duk Kim, não há uma frase sequer entre as personagens principais (um velho que aluga o seu barco para pescadores e uma menina criada por ele). O que vale aqui é a imagem. 

A "batalha" travada pelos dois acontece através dos olhares e dos gestos, enquanto as falas ficam por conta dos pescadores que visitam o barco. 

A garota foi encontrada pelo velho aos 6 anos, e seu protetor ficou responsável por sua educação, preparando-a para a vida adulta e, consequentemente, para o dia do casamento dos dois. A harmonia prevalece, mesmo quando alguns pescadores visitantes tornam-se "abusados", o que faz com que o velho pegue o seu arco e atire flechas neles, o que a menina também faz, quando o velho é agredido. O mundo moderno, assim, parece assustador e agressivo. No entanto, isso muda quando um jovem visita o barco e estabelece um relacionamento amistoso com a garota, abalando a harmonia que existia entre ela e o velho. 

A garota fica dividida entre o mundo moderno e sua liberdade e a segurança que existe em seu relacionamento com o velho. Para ela, não existe outro mundo além daquele, além do barco. 

SPOILER ALERT 

Quando o garoto volta para resgatar a garota, ela fica na dúvida, mas resolve ir embora com o jovem. No entanto, ao ver o sofrimento do velho, resolve dar a ele um último momento em sua presença. Eles se casam, vão passear em um barquinho, e o velho começa a tocar enquanto a garota dorme. Ele aponta o arco e a flecha para ela e, depois, para o alto, atira e depois se joga no mar. O barquinho volta para o barco onde está o jovem e a garota passa a gemer e se "contorcer", como se estivesse tendo um relação sexual. No clímax, a flecha cai no meio de suas pernas, sem machucá-la, no entanto, ela começa a sangrar, o que demonstra que ela perdeu a virgindade. Uma metáfora, mas, por favor, não era o espírito do velho fazendo aquilo (como eu li em alguns lugares). 

É um filme bonito, tocante, que mexe com a gente, que envolve, é lindo!

Um comentário:

  1. Hahaha, "por favor, não era o espírito do velho fazendo aquilo" foi ótimo!
    É bom sempre explicar mesmo...

    Guria, tem uns dias te dediquei um "selinho" mas esqueci de avisar ¬¬'
    Dá uma olhada: http://mimimisdadocinho.blogspot.com/2011/09/selinho-do-mimimis.html

    ResponderExcluir