O Grande Gatsby


Depois de ler Os Belos e Malditos, de F. Scott Fitzgerald, fiquei curiosa para ler outras obras do autor e resolvi ler O Grande Gatsby, talvez a obra mais significativa de Fitzgerald (o livro foi considerado o segundo melhor romance de língua inglesa do século XX, ficando atrás de Ulisses, de James Joyce). 

Sem dúvida, os dois livros me encantaram, mas O Grande Gastby me pegou! O autor, que em suas histórias refletia bem o espírito da década de 1920, ou os "anos loucos", demonstra claramente no livro tanto a euforia quanto o vazio de uma década onde o próprio autor não se conforma com o materialismo, a falta de moral e a consequente decadência. 

O romance, que foi publicado em 1925, tornou-se uma caricatura do sonho americano. 

A história se passa em 1922, quando a sociedade americana vive de forma próspera, enquanto a proibição de produção e consumo de bebidas alcoólicas faz com que surja um grande número de milionários envolvidos nesse tipo de mercado. 

Gatsby é o exemplo do sonho americano. Após acumular grande fortuna, torna-se uma figura lendária, que dá festas de "arromba", onde convidados e penetras dançam o charleston, embriagam-se e especulam sobre a vida de seu anfitrião. Nick Carraway é um jovem comerciante e vizinho de Gatsby. Nick despreza o comportamento daqueles que frequentam as festas e as próprias festas, mas ao ser convidado, acaba conhecendo Gatsby. 

Quando os dois se tornam amigos, Nick passa a conhecer melhor Gatsby e suas intenções, enquanto se depara com acontecimentos e comportamentos que o fazem desprezar ainda mais o círculo de pessoas com as quais está envolvido. 

O livro é fascinante, assim como Gastby (como não se apaixonar por ele, ou sofrer por ele?). 

Há várias versões do livro para o cinema. Só assisti uma, e pelo que me disseram, parece ser a mais fiel. O filme, de 1974, tem direção de Jack Clayton, com roteiro de Francis Ford Coppola e Mia Farrow como Daisy Buchanan e Robert Redford como Jay Gatsby.


O autor


Francis Scott Fitzgerald nasceu em 1896, em Saint Paul, Minnesota. Considerado um dos maiores escritores americanos do século XX, estudou em um internato em Nova Jersey, onde se revelou um aluno medíocre, mais interessado em esportes e literatura, especialmente romances. Em 1913 ingressou na Universidade de Princeton, mas logo foi advertido por obter notas ruins, destacando-se apenas em filosofia e inglês. Acabou abandonando a Universidade sem obter o diploma, queria ser escritor. 

Foi convocado ao exército em 1917, levando consigo o rascunho de seu primeiro romance: Este Lado do Paraíso (publicado em 1920). Em 1919 trabalha em uma agência de propaganda e tenta publicar seu romance e contos. Casa-se em 1920 com Zelda Sayre.

Este Lado do Paraíso abriu as portas para a publicação de outros livros, como Os Belos e Malditos (1922), seu segundo romance. O Grande Gatsby é seu terceiro romance. Em 1934 publicou Suave é a Noite (obra que o autor considerava a melhor).

A saúde andava abalada por causa do alcoolismo, e acabou se mudando para Hollywood, onde trabalhou como roteirista cinematográfico. Seu último romance, O Último Magnata, começou a ser escrito em 1939 e foi publicado postumamente, em 1941. 

Em 1940 sofreu o primeiro ataque cardíaco e morreu um mês mais tarde, em 21 de dezembro, vítima de um segundo colapso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário