Conselho de Amiga


Título: Conselho de Amiga
Autor: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
ISBN: 9788563219305


A literatura young adult vem crescendo e Siobhan Vivian está entre as autoras e autores que escrevem livros com essa temática. O gênero difere do infanto-juvenil por, mesmo trabalhar com personagens jovens, em sua maioria adolescentes, deixa de lado a ingenuidade destes personagens e abrange temas mais adultos. Dentre alguns dos autores deste gênero estão Cecily von Ziegesar, Suzanne Collins, Rick Riordan, Meg Cabot etc. A literatura YA é geralmente voltada para pessoas entre 18 - 25 anos, quando se percebeu que, em diversos países, os jovens não possuíam o hábito da leitura. 

Hoje muitas editoras possuem selos voltados para esse público, como a Novo Conceito, que possui o selo Novo Conceito Jovem. A autora de Conselho de Amiga já lançou diversos outros livros da linha YA, um deles lançado aqui no Brasil pelo selo Novo Conceito Jovem, Não Sou Este Tipo de Garota (leia a resenha aqui).

Estava dando uma olhada no site da autora e fiquei super feliz quando vi que The List, um livro da autora pelo qual eu já estava interessada (foi lançado este ano nos Estados Unidos), será lançado no Brasil pela Novo Conceito! \o/ 


The List trata de uma lista, é claro, que é publicada todos os anos em um colégio e ninguém sabe por quem. Nesta lista constam os nomes de 8 garotas: 4 que são consideradas bonitas e 4 que são consideradas feias. A coisa podia parar por aí, mas estas 8 garotas passam a receber toda a atenção do colégio e o efeito da lista em cada uma delas é bem diferente. O novo diretor da escola está decido a descobrir a identidade do(a) autor(a) da lista, mas o problema é que a lista já é uma tradição, talvez impossível de ser impedida.

Agora estou super ansiosa por esse lançamento! Mas é melhor começar a resenha. 

Conselho de Amiga é um livro bem leve e tranquilo, apesar de tratar de alguns temas tristes que envolvem a família, especialmente para uma adolescente, a quieta e não muito sorridente Ruby. Apesar disso, a narrativa é bem tranquila, suave, inocente como a própria Ruby. 

Depois de uma infância conturbada, indo para psicólogos e chorando muito, Ruby parece ter superado a partida de seu pai. Ela vive uma vida normal, não é uma adolescente rebelde mas um tanto retraída, vive ao lado de Beth sua melhor e mais antiga amiga, que sempre esteve ao seu lado, ajudando-a até nos momentos mais difíceis, como quando o pai de Ruby deixou sua mãe e ela. Beth é a única que sabe da história toda e está sempre dando conselhos à amiga, as vezes parece uma mãe superprotetora, diferente da mãe de Ruby, que não está acostumada com demonstrações de afeto. Maria, fofoqueira e namoradeira é a outra amiga de Ruby e completa o trio, ela é alegre e dá um toque de energia às garotas. Por último, temos Katherine, uma garota do terceiro ano que acabou de entrar para o grupo devido a problemas familiares. Como uma boa conselheira, Beth está pronta para ajudar Katherine e fazê-la se juntar ao grupo, mesmo sabendo que as outras garotas não se sentem tão a vontade com ela, especialmente Ruby, que sente até mesmo medo da garota. 

Na sua festa de 16 anos, uma festinha particular apenas com sua mãe e amigas, Jim, seu pai, aparece, fazendo toda a dor e raiva retornarem para a vida de Ruby. Beth está mais uma vez ao seu lado, mas Ruby acaba conhecendo um garoto e a amizade das duas já não estava tão bem como antigamente... 

Entre conselhos e segredos, Ruby precisa caminhar com suas próprias pernas e se libertar de algo que a corrói insistentemente. 

Conselho de Amiga é um livro muito bonito e com uma história bem real, que pode acontecer com qualquer pessoa. Os personagens são bastante reais, como se fossem pessoas que podemos trombar na rua (e não aqueles deuses lindos e maravilhosos cheios da mais pura perfeição, rs). 

Leia aqui o primeiro capítulo.

Um comentário: