Sereias - O Segredo das Águas


Título: Sereias - O Segredo das Águas
Autor: Mirella Ferraz 
Editora: Novo Século/Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 240
ISBN9788576797845

Fiquei realmente surpresa com Sereias - O Segredo das Águas, pois não esperava a história que li. É claro que o tema sereias me agrada muito, mas pensei que o livro iria tratar a temática de forma mais romanceada, mas Sereias não possui nenhum clichê, é um livro com uma narrativa muito limpa e gostosa de se acompanhar e com uma história extremamente fascinante, sem contar com os personagens que são muito bem elaborados e passíveis de todas as emoções humanas, o que nos torna muito próximos deles. Até mesmo na forma em que a história é narrada nos sentimos muito perto dos acontecimentos que se passam: a narração fica por conta de Marcelo, o que torna o livro mais interessante se a narrativa ficasse por conta de Coral, a personagem principal. 

Mas quem é Marcelo e qual a sua relação com Coral? O melhor é "começarmos pelo começo". 

Marina e Tom estavam casados há cinco anos e eram um casal feliz, o maior desejo de Marina era ser mãe, mas depois de muitas tentativas e idas aos médicos, Marina infelizmente nunca engravidava. Ao ver o sofrimento da mulher, Tom resolve programar uma segunda lua de mel e o destino escolhido é Itapuã, um bairro de Salvador, Bahia. Os dois embarcam para seu destino em uma época de baixa temporada e ficam encantados com a beleza do local. Quando descobrem que no local existe um antigo Farol, partem imediatamente para lá. 

O cenário era perfeito. Caminhando à noite pela área próxima ao Farol depararam-se com uma escultura de ferro incrustada em uma pedra: era uma sereia pintada de branco-prateado, não tinha rosto nem cabelos, mas seios fartos e em sua mão direita carregava um objeto semelhante a um espelho. Tanto Marina quanto Tom pareceram anestesiados naquele momentos e quando deram por si viram a linda Lua Cheia e uma senhora de pele de ébano com um sorriso bondoso e olhos de um azul extremamente profundo. Em sua mão direita a senhora carregava um espelho. 

A senhora entregou a Marina um botão de rosa branco e lhe disse para fazer um pedido, depois pediu para que ela caminhasse até a água sozinha e jogasse a flor no mar. É claro que Marina, em pensamento, pediu desesperadamente por um filho. 

"- Assim como o botão de rosa lhe foi presenteado, e pertenceu a você por um momento, ele também pertenceu ao mar, que o reclamou depois, o possuiu e o abrigou." (p. 19)

Naquela noite Marina e Tom fizeram amor. 

Logo depois Marina descobriu que estava grávida, mas no quinto mês de gravidez os problemas começaram: seu vômito era estranho, da cor do mar e espumoso, além de ter um gosto salgado. Ela também insistiu que Tom instalasse uma banheira na casa, lá ela se sentia extremamente confortável e feliz. No entanto, Marina passou a ter sonhos horríveis com uma mulher que não parecia real e que reclamava por sua filha. 

Marina estava assustadíssima e finalmente Coral nasceu, prematura mas extremamente saudável. 

Enquanto Coral crescia Marina preocupava-se com sua filha por perceber que a garota tinha um grande fascínio pelo mar, mesmo nunca tendo ido a uma praia. A garota também começou a colecionar tudo o que tinha relação com sereias, o que deixava Marina possessa.

Coral era uma bela garota e chamava a atenção de todos, tinha um gênio forte mas também era extremamente bondosa. Seus cabelos eram sua marca registrada, longos e espessos, da cor da areia, com mechas platinadas e acinzentadas, misturadas com um amarelo-dourado e fios escondidos na nuca em um tom vermelho-acobreado. Enquanto crescia seu corpo tomava formas bem definidas, com uma cintura fina e quadris largos, mas o rosto ainda mantinha a inocência de uma criança. 

Inteligente e corajosa, adorava desafios e amava os animais, protegia-os com unhas e dentes e tornou-se vegetariana. Quando se sentia mal, molhava seus pés e suas mãos com água, mas seu sonho era conhecer o mar. 

Seu pai acaba recebendo uma proposta de trabalho e a família se muda de São Paulo para Pirassununga e é lá que Coral conhece Marcelo, um novato no colégio que acaba de se mudar para a cidade e que logo se encanta pela garota. 

Enquanto Coral cresce e tudo fica mais estranho para a sua mãe, que nunca compartilhou nada com ninguém, Marina se torna cada vez mais superprotetora, parecendo muitas vezes histérica e tomando atitudes dramáticas aos olhos dos outros, como quando proíbe Coral de manter contato com Marcelo. 

No entanto, o destino parece inevitável e Marina corre contra o relógio, enquanto Marcelo bola planos para tirar Coral das "garras" de sua mãe. 

Sereias - O Segredo das Águas é um livro que não sabemos para onde estamos indo, pois não é óbvio. É uma linda história de amor, não só entre Marcelo e Coral, mas entre família e com relação ao lugar em que pertencemos. E o final... deixa aquela dúvida no ar. Será? 

2 comentários:

  1. eu ainda nao temrinei de ler o livro, mas está me agradando mt tbm
    ^^

    ResponderExcluir
  2. Uau nem pela sinopse imaginei que seria assim tão diferente e intenso. =)
    Gostei da abordagem... a capa como já tinha dito é linda. Me encantei pela resenha e espero ter oportunidade de conferir a estória. =)

    ResponderExcluir