Literatura New Weird


(arte da Claire)

O que é


Logo estarei postando a resenha do livro Metanfetaedro, da escritora e artista visual Alliah. A leitura foi uma das melhores do ano e foi o primeiro livro do gênero New Weird que tive a oportunidade de ler (tive a sorte de ganhar o livro em um sorteio no site da autora). E por isso gostaria de escrever um pouquinho sobre esse gênero, que tem como estreia nacional o próprio livro da Alliah. Mas o que seria o New Weird ("novo estranho")? 

No prefácio escrito pela Cristina Lasaitis temos o seguinte:

"(...)

Dizem os centauros que o novíssimo weird é um filhote da ficção especulativa que mora em um cruzamento entre a ficção científica, a fantasia, o horror, e também o policial, o noir, o pulp e mais tudo o que a criatividade permitir. Já as sereias dizem que é uma ficção surrealista, o resultado químico de uma omelete de elementos aparentemente sem conexão entre si, mas encaixados harmoniosamente para compor um todo esteticamente bizarro, estranhamente excitante e – por que não? – poético, e até mesmo hiper-realista.

(...)"

Navegando por aí e lendo diversas matérias, percebi que existe uma grande dificuldade em definir o que é e o que não é New Weird. Fóruns na internet estão cheios de discussões, mas ninguém chega a uma conclusão. Algumas pessoas até mesmo dizem que o New Weird não existe. Mas ele está aí, não está? O grande desafio é classificá-lo. 

Mas como outros gêneros, o New Weird não trata de um movimento, um movimento literário assim não faria sentido, pois os escritores relacionados ao New Weird não estão inclinados a ditar regras, pelo contrário, querem quebrar todas elas. Então, o que caracteriza esses autores? A mistura ilimitada de genêros (como mencionado acima). Eles utilizam elementos tradicionais da FC e agregam o que estiver ao alcance: thriller político, romance histórico, personagens reais, faroeste, diários de viagem, policial noir etc. Tudo isso para libertar a literatura fantástica dos clichês. Ok, e que clichês são esses? Gnomos, elfos, dragões, clones, universos inteiros que são simulacros da realidade etc. 

Como tudo começou

Aqueles que assinalaram o termo e o defendem buscam a origem do New Weird na primeira metade do século passado, nos livros de H.P. Lovecraft (aqui você encontra uma resenha de um livro do autor, Histórias de Horror: O Mito de Cthulhu). Lovecraft misturava FC, horror e fantasia em uma pulp fiction (também conhecidas como "the pulps", eram revistas de ficção bem baratas e com baixo custo de produção que começaram a ser publicadas em 1896 e perduraram até os anos 1950 (uma espécie de zine)) em que aliens são deuses e monstros são anjos caídos. 

Seguindo a cronologia, as características do New Weird ressurgem na série Gormenghsat, novelas góticas publicadas nos anos 1940 e 1950 por Mervyn Peake

Autores mais recentes

Dentre os autores mais recentes, estão o italiano Valerio Evangelisti (1952), que teve sua obra mais famosa lançada aqui no Brasil pela Conrad: O Inquisidor, um passeio da Espanha do século 14 a uma viagem interplanetária em 2194. 


China Miéville (1972) é mais "pop" que Evangelisti e teve publicado pela Tarja Editorial seu livro Rei Rato


A Situação de Jeff VanderMeer também foi publicado pela Tarja Editorial.


New Weird em novas pairagens

Hoje em dia já se fala em New Weird na música, no cinema, na televisão e nos quadrinhos. Exagero? Acho que não. 

Gostei do gráfico abaixo (para visualizar a imagem melhor é só clicar nela ou abrir em outra aba). Aparecem ainda mais gêneros e subgêneros o que despertou ainda mais a minha curiosidade.


Fontes:

2 comentários:

  1. Que instigante!! *o*
    Parece ser uma leitura muito legal! Principalmente para mim que amo coisas surreais e tudo mais, aawn ♥

    ResponderExcluir
  2. Muito Interessante. Complicado, porei interessante.
    São tantos gêneros que as vezes nem sabemos que estamos lendo um novo gênero.
    Os livros desse gênero parecem ser bem legais e únicos, originais. Vou conferir em breve =)

    ResponderExcluir