Metamorfose?


Título: Metamorfose?
Autor: Gail Carriger

Editora: Valentina
Páginas: 320
ISBN: 9788565859165

Metamorfose? é o segundo volume da série steampunk O Protetorado da Sombrinha. Se você não leu o primeiro volume, Alma? (resenha aqui), este post possui spoilers.

Alexia Tarabotti agora é Lady Maccon, esposa de Lorde Maccon, conde de Woolsey. Não que a preternatural e o lobisomem tenham deixado suas discussões de lado, mas isso só incrementa a relação deles. Além disso, Lorde Maccon, o lobisomem Alfa do Castelo Woosley, local que Lady Maccon habita há três meses, tem um belo traseiro, coisa que já mencionara antes para sua amiga, a srta. Hisselpenny, que, claro, ficou escandalizada. Quem não se lembra da srta. Hisselpenny com certeza irá se lembrar dos chapéus de gosto um tanto duvidoso da solteirona.

Alexia Maccon acaba sendo acordada por seu marido, que está aos berros, justo no meio da tarde! Ela não consegue captar o sentido da conversa, já que só consegue escutar o vozeirão de Lorde Maccon contra os sussurros de uma voz baixa e melodiosa conhecida, Outrora Merriway, um fantasma educado, relativamente jovem, bem conservado e ainda completamente são. Mais estranho que o exaspero (algo que ocorria com frequência) de Lorde Maccon era ver Outrora Merryway assustada, afinal não existiam muitas coisas que pudessem assustar os mortos, com exceção de uma preternatural.

Antes que pudesse se informar sobre o que estava ocorrendo, Alexia Maccon se vê sozinha em casa, a não ser pelos empregados (entre eles, é claro, o bom e velho Floote). Mas ela não tinha tempo para se preocupar com o sumiço do seu marido agora, estava atrasada para uma reunião no Conselho Paralelo (diferentemente do DAS, que ficava a cargo do cumprimento das leis, o Conselho Paralelo se encarregava de tratar das questões sobrenaturais com a Coroa, cuidando dos assuntos legislativos, do assessoramento político-militar e das ocasionais situações caóticas e delicadas), onde ocupava o cargo de muhjah.

Lady Maccon só não esperava encontrar no jardim frontal que dava para o pátio calçado com pedras do castelo um regimento de soldados sobrenaturais acampados com uma quantidade considerável de barracas de lona. Ao que tudo indicava, seu marido havia esquecido de contar a esposa que o restante da alcateia de Lorde Maccon tinha retornado juntamente com a Guarda de Coldsteam e que eles manteriam acampamento por lá durante algumas semanas.

Lorde Maccon, o escocês grandalhão, também parecera dar uma descrição menos... italiana de sua mulher, pois os homens da Guarda não sabiam quem era aquela mulher furiosa carregando uma sombrinha. O Major Channing Channing, dos Channings de Chesterfield, Gama da Alcateia de Woolsey e um homem cheio de si, porém muito bonito e elegante, aproximou-se de Alexia Maccon presumindo que ela fosse a governanta e insinuou-se para ela com a maior cara de pau.

"- Não sei, não - insistiu o major Channing, aproximando-se mais. - Uma belezinha italiana fogosa como você, de boa compleição física e não tão velha assim, ainda tem algumas noites animadas pela frente. Sempre tive certa atração por estrangeiras.
Lady Maccon, que era apenas metade italiana e só de nascimento, por ter sido criada inteiramente na Inglaterra, ficou sem saber que parte da frase a ofendera mais. Estava espumando de raiva.
O repugnante major Channing parecia ter a intenção de tocá-la de verdade.
Ela se afastou e o atingiu com a sombrinha, com toda a força, bem no alto da cabeça." (p. 22)

Para atrasá-la ainda mais a srta. Hisselpenny apareceu com um chapéu horroroso querendo lhe contar uma novidade: estava noiva!

Com um significante atraso, Lady Maccon chegou até a reunião e pela primeira vez estava prestes a lidar com uma verdadeira crise: os sobrenaturais estavam sendo afetados por uma espécie de estado de normalidade. Vampiros e lobisomens agora haviam sido contaminados pela mortalidade, mas Alexia não se sentia diferente.

Havia uma determinada área em que os sobrenaturais tornavam-se mortais que parecia se concentrar em torno do aterro do Tâmisa e da zona portuária. Algo extremamente perigoso, pois enquanto mortais poderiam ser mortos facilmente e quais outros efeitos colaterais isso poderia acarretar?

Até mesmo fantasmas estavam sendo atingidos pela "praga de humanização", todos que estavam naquela região haviam desaparecido, exorcizados, coisa que apenas um preternatural poderia fazer, além de ter a capacidade de tornar um sobrenatural em mortal tocando-o, o que logo despertou o desconforto e dúvidas com relação a inocência de Lady Maccon. Mas como uma única preternatural poderia afetar uma região inteira da cidade?

Para Alexia, aquilo só poderia ser o efeito de uma arma ou de algum dispositivo científico. Para piorar a situação, a praga alastrava-se e parecia ir em direção ao norte. Por meio do professor Lyall, Beta da Alcateia de Woolsey, Alexia soube que Lorde Maccon partira para a mesma direção e era para lá que a preternatural seguiria. Não sem antes receber um recado de Outrora Merriway, dizendo-a que seu marido queria que ela comprasse um chapéu.

Estranhando o pedido, Alexia foi até a moderna nova chapelaria Chapeau de Poupée, encontrando lá mais do que chapéus, na verdade, um maravilhoso presente de seu marido: uma nova sombrinha, não muito charmosa, mas uma verdadeira arma de defesa. Madame Lefoux, dona da chapelaria e inventora, fora quem criara a sombrinha para Alexia. Uma mulher bastante interessante, trajando roupas masculinas, muito bonita e misteriosa.

Munida com sua sombrinha mais do que poderosa, Alexia Maccon estava preparada para embarcar em um dirigível rumo ao norte, apenas não contava com a sua comitiva: Felicity, sua irmã intragável, deixada no castelo por sua mãe pois estava enciumada com o noivado de sua irmã mais nova; a srta. Hisselpenny, que ficara magoada por Felicity ser a acompanhante de Alexia e; o sr. Tunstell, criado pessoal do conde e chefe dos zeladores, ruivo, bonito e robusto, no entanto, desengonçado e com um eterno sorriso nos lábios, além disso, um ator apaixonado pela srta. Hisselpenny que parece gostar dos chapéus dela.

Alexia também não contava com o estranho surgimento de Madame Lefoux no dirigível.

Metamorfose?, de Gail Carriger, é uma continuação maravilhosa, que não deixa nada a desejar. Tão bom quanto Alma?, ou talvez ainda melhor! Um livro divertidíssimo e, mais uma vez, com uma história cheia de mistério. Alexia é uma personagem adorável, de temperamento forte e que fala o que vem na cabeça. Extremamente sarcástica, aprendeu a se soltar um pouco mais com o marido, que possui uma boca suja e é bem irritadinho, além de possuir uma personalidade forte também, o que torna a dinâmica do casal incrível e não cansa nem um pouquinho o leitor.

O livro traz várias revelações e ainda mais mistérios, o que me deixou super curiosa para ler a continuação da série e com saudades de todos os personagens. Mas tenho que escrever uma coisa aqui: não sei como irei perdoar Lorde Maccon!

Acredito que a parte mais divertida do livro tenha sido a viagem no dirigível. Com uma comitiva daquelas seria impossível não dar umas belas gargalhadas. Gostei da maior participação da srta. Hisselpenny que, apesar de melodramática, é uma personagem hilária. O queridinho e espalhafatoso  Lorde Akeldama retorna para a alegria dos fãs do vampiro e o sr. Tunstell é outro personagem que faz o leitor rir bastante.

O mistério é muito bem apresentado e a trama se desenrola de forma agradável e sempre deixando o leitor querendo mais, sem conseguir deixar de ler "só mais um capítulo". 

5 comentários:

  1. Bem, eu acho que realmente para eu entender melhor Metamorfose seria interessante eu ler o primeiro livro Alma, a resenha foi espetacular cheias de detalhes! Gostei muito! Parabéns Paula! ♥

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li Alma?, mas tenho muita curiosidade de conferir esta historia pois sempre leio resenhas positivas sobre a historia. Estes livros são uma das metas de leitura para o ano que vem =)
    Mas confesso que não gostei muuuitooooooo da capa...Mas espero poder conferir em breve.

    ResponderExcluir
  3. Essa série tem agradado, mas sinceramente não tenho curiosidade em lê-lo...

    ResponderExcluir
  4. Não li Alma? ainda, mas tenho interesse em ler a série!

    ResponderExcluir
  5. Nao li o primeiro livro da serie ainda, mas tenho um grande interesse com ela. Achei o enredo muito bom!!


    xx

    ResponderExcluir