Todo final de ano rola um Top 10 ou Top 5 das leituras que houveram durante o ano. E dessa vez irei fazer um Top 5 com filmes também. Ah, o Top não está na ordem, fui colocando enquanto me lembrava.
Top 5 - Livros Nacionais
1) As Duas Faces do Destino (Landulfo Almeida) - Novo Século/Novos Talentos da Literatura Brasileira
Terminei o livro ontem e fiquei sem fôlego durante toda a leitura. Logo mais tem resenha do livro. Mas posso ir adiantando, vale muito a pena se aventurar na história super bem desenvolvida e escrita de forma incrível por Landulfo!
Resenha aqui.
O primeiro volume de uma saga fantástica que me fascinou e foge de clichês. Louca pela continuação!
Resenha de O Voo da Estirpe aqui. Logo mais tem resenha de O Túnel do Tempo.
Coloquei os dois juntos pois O Túnel é a continuação e o final de O Voo. Simplesmente belos.
Resenha aqui.
Livros com contos incríveis, de fazer o leitor "pirar". A autora está vendendo os últimos exemplares em seu blog (são só 20!) por R$35,00 (autografado e com dedicatória, o frete está incluso). Clique aqui para adquirir.
Resenha aqui.
Engraçado, inteligente e muito sem noção!
Top 5 - Livros Internacionais
Resenha aqui.
Belo e tocante, com uma narrativa adorável.
Resenha aqui.
A segunda melhor distopia que li (só perde para 1984, de George Orwell).
Os dois primeiros volumes da série steampunk O Protetorado da Sombrinha são deliciosos. Impossível não se apaixonar por Alexia, a personagem principal, e todos os mistérios que cada livro traz.
Os dois últimos livros da Trilogia do Mago Negro foram os melhores! Não me empolguei muito com o primeiro volume (e ainda bem que não desisti da leitura dos próximos).
Não fiz a resenha do livro mas o achei simplesmente adorável, nostálgico e sincero.
Top 5 - Filmes
Não assisti muitos filmes esse ano, mas dos poucos que assisti alguns me marcaram.
Quando soube do lançamento de Antes da Meia-Noite (2013), filme que fecha a Trilogia, corri para assistir os dois primeiros (ainda não assisti ao último) e me apaixonei pela narrativa do filme e os diálogos onde os atores não parecem estar interpretando.
Em uma escola na Alemanha os alunos tem de escolher entre duas matérias eletivas: uma sobre anarquia e outra sobre autocracia. Contra a sua vontade, o professor Rainer Wenger é colocado para lecionar sobre autocracia. Vendo que os alunos não acreditam que nos dias de hoje seria possível ser instaurada tal forma de governo (já que as pessoas evoluíram e são civilizadas), o professor decide fazer um experimento, formando uma espécie de governo facista dentro da sala de aula. Rainer só não contava que as coisas poderiam sair do controle.
O filme se passa em 2041 onde os seres humanos vivem acompanhados de criaturas mecânicas. Não dá pra comentar muito, só posso dizer que é um filme intrigante, bonito e com uma bela fotografia. E o Daniel Brühl tá lindo no filme. <3
Henry Barthes (interpretado por Adrien Brody) é um professor com um verdadeiro talento para se conectar com os seus alunos. Ele poderia ser um professor brilhante se não fosse assombrado por um passado conturbado, o que o faz escolher ser professor substituto, assim nunca permanece por mais que algumas semanas na mesma escola, fazendo com que não seja possível criar qualquer tipo de relação com os alunos ou colegas. Imperdível!
Como eu adoro animações tinha que colocar pelo menos uma aqui. Esse longa é baseado no curta Frankenweenie, produzido por Tim Burton em 1984. Para quem curte o estilo de Tim, vai adorar essa animação.
Oiii Paula,
ResponderExcluirDos seus livros lidos eu não li nenhum, tenho curiosidade de ler As duas faces do destino, gostei da capa, mas fico incerta depois de ler a sinopse. XD
Os livros da Adriana Vargas sempre chamam minha atenção pelas capas, um dia mato a vontade.
Preciso comprar Alma? e Metamorfose? pq algo me diz que amarei o humor da Alexia. =D
Não vi nenhum destes filmes, mas tb não muito minha praia, prefiro animação e comédias. ahahaha
Que 2014 tenha um top tão lindo e variado.
O interessante é que até FILMES entraram no seu TOP5! De todos da lista, li até agora 'As Vantagens de Ser Invisível', e opiniões a parte, não gostei muito do livro :/
ResponderExcluirDe qualquer maneira, pretendo ler 'A Grande Rainha', 'Passarinha' e assistir 'Frankenweenie' :)
Ótimos livros, quero muito ler Passarinha, Alma?, Metamorfose? e As vantagens de ser invisível, esses já estão na minha listinha de compras. Enquanto aos filmes ainda não vi nenhum da sua lista mas me interessei bastante em Antes do Amanhecer, Antes do Pôr-do-Sol, Eva - Um Novo Começo, O Substituto e Frankenweenie. Adoro filmes <3
ResponderExcluirAmei sua lista de livros e adorei a ideia de colocar alguns filmes também.
Beijoos
Oi, Paula!
ResponderExcluirMuito legal seu top 5. Dos nacionais eu gostaria de ler A espetacular vida da morte. Dos internacionais só não me interesso muito por A trilogia do mago negro. Li As vantagens de ser invisível esses dias e ainda estou pensando no que achei de verdade do livro. Ele é bem simples, mas tem algo profundo por trás das palavras. Dos filmes não vi nenhum! ): Preciso ver mais filmes em 2014!
Beijos
Feliz ano novo! :)
Muito feliz de participara da lista Paula! Obrigado!
ResponderExcluirÊ, laiá, esse gmail de sacanagem. A gente comenta e ele não envia nada ¬¬
ResponderExcluirEnfim, vou procurar esse A Onda, parece ser sinistro - no sentido literal e figurado.
Esse ano (2013) foi o ano da ressaca pra mim, em termos de leituras =x Blog tá paradinho... Mas vamos ver, 2014 será ótimo! Bjos
Ahhhhh, amei isso demais!
ResponderExcluirBeijos leitora linda.
Adriana
Só uma correçãozinha, A Onda é de 2008, assisti esse filme em 2011 e achei muito interessante, e quero vê-lo novamente. Gostei de Frankenweenie, mas achei um pouco estranho, bem Tim Burton style, haha. Quero muito ler A Passarinha, Alma?, e A Aprendiz. Gostei muito de AVDSI, e pretendo lê-lo novamente. O resto eu não conheço.
ResponderExcluirAdorei seus tops 5!
Beijos!
http://temponaoperdido.wordpress.com/
Realmente esse top está demais. Suas escolhas foram perfeitas pra mim. Mais acho que só faltou um livro, A culpa é das estrelas. Não quanto a você , mais ele me marcou muiyo também. Beijos.
ResponderExcluir