O amor é um cão dos diabos


O livro é uma coletânea que reúne poemas de 1974 a 1977, onde Bukowski reflete uma série de experiências próprias, lugares e pessoas, especialmente mulheres. O autor orgulhava-se de ter escrito seu primeiro poema aos 35 anos e foi considerado por Jean-Paul Sartre 'o melhor poeta da América'. A temática da sua escrita é urbana, com uma linguagem direta, nua e crua, mostrando todos os aspectos decadentes da sociedade americana. 

Como a prosa, cada poema de Charles Bukowski corta como aço de navalha. Ele expõe as vísceras da realidade, revolve o cotidiano, e, de onde nem se pensa que sairá um poema, brotam versos de pura genialidade. Algo como um saxofone gemendo na noite fria. As ruas molhadas refletindo o brilho feérico do neon. Fantasmas da madrugada buscam um gole da bebida mais forte que encontrarem. Bares fechando; a luz amarelada, o odor acre de suor misturado com álcool e muito tabaco. Poucos souberam, como Charles Bukowski, arrancar versos de quartos sórdidos de hotel, becos imundos, mulheres de todas as formas, bocas vermelhas demais, madrugadas longas, solitárias. É o bepop dos marginalizados, dos perdedores, pensadores de sarjeta, filósofos encharcados de uísque vagabundo.

O autor


Charles Bukowski (apelido: Buk; pseudônimo: Henry Chinaski), nasceu no dia 16 de agosto de 1920, em Andernach, na Alemanha. Sua mãe era alemã e seu pai um soldado americano. Aos 3 anos, a família se mudou para os Estados Unidos, primeiro Baltimore, depois Los Angeles, onde Bukowski viveu por 50 anos. 

Na adolescência descobriu o álcool e os livros. Chegou a estudar Jornalismo, mas não se formou. Seu primeiro conto foi publicado em 1944, quando completou 24 anos. Foi influenciado pelo pessimismo de Dostoiévski e pelas frases curtas e jeito simples de escrever de Ernest Hemingway.

Costumava fazer suas leituras bêbado, de forma bem sarcástica e debochada, criando tumultos nos locais onde se apresentou. A fama veio na década de 1980, período em que conviveu com artistas e teve filmes inspirados em suas obras.

Morreu no dia 9 de março de 1994, aos 73 anos, vítima de uma leucemia. Em seu túmulo existem duas palavras escritas: "don't try" ("nem tente"). 

Para saber mais, assista ao documentário Born Into This. Vale a pena.

4 comentários:

  1. Pra minha vergonha, ainda não li nada de Bukowski, só frases aleatórias que eu nem sei se são realmente dele.

    ResponderExcluir
  2. curiosa para ler ,por ate o momento não li nada do autor ,não se espante ...quem sabe eu esteja com sorte!

    ResponderExcluir
  3. Que legal, adoro poesia! O tema é especialmente interessante, mulheres.
    Adorei conhecer. Vou pesquisar mais sobre ele.
    Que ótimo post!

    ResponderExcluir