Perfeitos

Gente, nesse post vocês irão encontrar spoilers, MUITOS spoilers (na verdade o post é um resumo dos dois primeiros livros da série)! 

No primeiro livro da série Feios (que tem o mesmo nome), Tally Youngblood está mais do que ansiosa para completar 16 anos e morar em Nova Perfeição (passando por uma cirurgia que a deixará perfeita, deixando assim o status de feia). No entanto, ela conhece Shay, que se recusa a passar pela cirurgia, fazendo com que Tally tenha que ir atrás da amiga para poder se tornar perfeita e passar os seus dias festejando e bebendo champagne. Quando encontra a amiga, Tally conhece os Enfumaçados e apaixona-se por David, um feio que nasceu e viveu no meio da natureza, sem conhecer a cidade. Ela passa a perceber que não é tão ruim levar uma vida de feia para o resto da vida... além disso, descobre algo terrível. Quando completam 16 anos, os feios são submetidos a uma cirurgia que não muda só sua aparência, mas também recebem de "bônus" danos em seus cérebros, fazendo com que eles se tornem abobados, mimados etc. Enfim, eles não representam perigo algum e, de acordo com a Dra. Cable (da Divisão de Circunstâncias Especiais), isso é necessário para que exista paz no planeta. Mas, sem querer, Tally entrega seus novos amigos através de um dispositivo que ela tenta destruir. Shay é pega e transformada em perfeita. 

A mãe de David, uma médica ex-perfeita desenvolve pílulas para que os danos causados pela cirurgia no cérebro sejam revertidos, mas para isso eles precisam de um perfeito, e de seu consentimento! Tally acaba se prontificando para a tarefa, já que essa parece ser a única maneira de reverter os danos que causou a todos da Fumaça e a Shay. Então ela pede para que escrevam para ela (já que na cidade ninguém está muito acostumado a escrever a mão) uma carta em que ela aceita fazer parte do experimento com as pílulas. O livro termina com Tally indo até a cidade e pedindo para se tornar perfeita.


No segundo livro, Perfeitos, já se passaram alguns poucos meses e Tally é perfeita. Ela não consegue lembrar claramente de tudo o que aconteceu no seu tempo de feia, mas sua memória não foi completamente apagada. Apesar das festas diárias e de todo o champagne, ela se sente desconfortável naquele meio, as vezes um tanto apática, como se algo estivesse errado. Mas agora ela está preocupada em entrar para um dos mais seletos grupos de Nova Perfeição, os Crims, do qual Shay já faz parte. Tally consegue entrar para o grupo e conhece Zane, o chefe da "gangue", pelo qual se apaixona e descobre que como ela, também não está muito contente com sua vida de perfeito. Quando os dois estão juntos, Tally recebe dois comprimidos de um Enfumaçado, um antigo amigo seu. Com medo de tomar os dois sozinha, divide com Zane os comprimidos. A partir desse momento, os dois descobrem que quanto mais borbulhantes estão, ou seja, quanto mais eufóricos ou em situações de perigo ou excitação, conseguem manter a mente mais clara. Logo os dois tentam manter todos os Crims em estado borbulhante, enquanto planejam uma fuga para se encontrarem com a Nova Fumaça, já que a antiga foi destruída pela Divisão. 

Enquanto Tally está completamente curada, Zane sofre de terríveis enxaquecas e tremores e, para piorar, Shay descobre sobre os comprimidos, ficando com raiva da amiga (ou mais raiva, pois Shay ainda lembra de Tally "roubar" David dela). Shay, então, busca sua própria cura junto com outros Crims, uma espécie de ritual onde todos cortam seus braços para manterem suas mentes alertas. 

Quando todos fogem, Tally acaba ficando presa em Nova Perfeição, fazendo com que ela tenha que bolar outro plano, levando-a para longe da cidade, no meio da floresta, onde encontra um grupo de pessoas que vivem de forma bastante precária. Essas pessoas acabam por tomá-la como uma deusa e Tally descobre que esse grupo, na verdade, é uma espécie de experimento onde a Divisão trabalha para observar o comportamento humano na sua forma mais primitiva. 

Chegando a Nova Fumaça, Tally encontra Zane bem debilitado e descobre que a pílula que tomou não provocava efeito algum, e a pílula que Zane tomou, essa sim, destruía as lesões, só que além das lesões, começaram a destruir seu cérebro, pois o efeito da primeira pílula seria o de parar essa destruição, o que mostra que Tally, assim como Shay, se curou sozinha. 

Quando a Divisão encontra a Nova Fumaça, Tally e Zane são levados a cidade. Shay transforma-se em uma especial e sequestra Tally para transforma-lá também. 

O segundo livro não é tão emocionante quanto o primeiro, mas quando está chegando no final começa a melhorar e nos deparamos novamente com a escrita deliciosa do primeiro livro. Agora estou lendo o terceiro livro, Especiais, que já começa de forma bem interessante e a novidade é que parece que já foi confirmada a adaptação da série para o cinema! Resta ficar imaginando quem fará o papel de quem. 

Um comentário:

  1. Eu já tinha ouvido falar dessa história dos feios e achei interessante. De qualquer maneira, é o que a mídia faz, não só aqui no Brasil, como no mundo todo. Só que essa maneira é mais cruel ainda, pois só os endinheirados é que conseguem passar pelas cirurgias. Engraçado notar que os perfeitos se tornam "abobalhados" e fáceis de manipular :x Como se gente feia também não fosse propensa a isso, né? hahaha. Se fosse assim, eu seria um Einstein! Enfim... Parece que a história (tirando do que li das suas impressões) perdeu um pouco do aspecto reflexivo da primeira parte e ficou mais "policial". Depois conta o que achou dos "Especiais" :)

    ResponderExcluir