Resultado do Concurso Cultural "A Menina Que Semeava"

Oi, gente! Hoje vou mostrar para vocês a fotografia vencedora do Concurso Cultural "A Menina Que Semeava". O Concurso consistia em tirar uma fotografia com base em um trecho do livro que publiquei no post do Concurso. Só para relembrar:


"Elas viraram à esquerda e passaram por uma porta que as levava para fora. Becky teve um impacto imediatamente. As cores eram quase fisicamente arrebatadoras. Obviamente havia azul por todos os lados - Becky achava mais interessante se as folhas das árvores de Tamarisk fossem azuis em vez de verdes -, mas havia tantas outras cores que eram novas para ela. Então era assim que aquamarrom parecia? Será que aquela flor limão-tangerina-melão era a cor que ela chamou de juce? E como se chamaria a cor daquela flor à direita, aquela cor que parecia ser ao mesmo tempo verde-escuro, preto intenso e azul da meia-noite?" (p. 133)


A fotografia podia ser editada digitalmente e os critérios de avaliação eram: correlação com o tema proposto, originalidade e criatividade. 

Antes de mostrar para vocês a fotografia e anunciar quem ganhou o Concurso eu quero falar um pouquinho sobre criatividade e também sobre uma experiência que tive. 

A criatividade nada mais é do que uma forma de se usar o cérebro de um jeito diferente, ou seja, é a capacidade de encontrar novos caminhos entre ideias e conceitos, e novos conceitos a partir das mesmas ideias. No momento de ser criativo, o cérebro usa a si mesmo de outra maneira e descobre um caminho alternativo para resolver o problema que está sendo proposto.*

Quando estava na faculdade tive uma matéria chamada Criatividade. Logo em uma das primeiras aulas o professor pediu para que a sala formasse grupos e nos deu o seguinte problema: "Quero que vocês joguem uma vela acesa do segundo andar, ela deverá continuar acesa e não se quebrar quando cair no chão"

Ah, tá. Impossível, né? Não lembro quanto tempo tínhamos, mas era pouco, e eu e meu grupo ficamos obcecados com aquilo, imaginando um milhão de maneiras de conseguir jogar uma vela do segundo andar e ainda mantê-la acesa e intacta quando caísse no térreo. Acabamos criando uma engenhoca, com saco de lixo e linha, um paraquedas para fazer a vela descer docemente. Resultado: a vela (acesa) caiu com tudo e o saco de lixo ainda pegou fogo. x: 

Mas um grupo conseguiu a façanha que o professor pediu e sabe o que eles fizeram? Desenharam uma vela acesa em uma folha A4 e a jogaram do segundo andar, é claro que a vela estava intacta e acesa quando chegou no térreo! 

E era exatamente isso que o professor queria nos mostrar. Ele nos deu um problema quase impossível de se resolver e nos mostrou que a solução não precisava ser nada estrambólica, na verdade era muito simples, afinal ele não falou nada em vela de cera ou fogo no sentido próprio. Bastava uma representação da vela e do fogo. 

Contei essa história porque muitas vezes nos deparamos com um problema e pensamos nas respostas mais absurdas e, na maioria das vezes, a resposta é muito simples, basta usar a criatividade e se soltar. 

O trecho do livro que serviu de base para o Concurso podia parecer difícil, afinal fala de coisas que não existem em nosso mundo, como folhas de árvores azuis no lugar de verdes e cores que desconhecemos (cores que parecem mais sensações). E então, como tirar uma fotografia de algo que não existe? Usando a criatividade! 

Agora eu vou parar de "tagarelar" e mostrar para vocês a foto vencedora:


A fotografia é da Camila Rodrigues e eu adorei! É uma foto linda! Parabéns Camila! 

A fotografia será postada na Fan Page do blog e eu estarei te enviando um e-mail pedindo os seus dados. ^^

*HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Criatividade é usar o cérebro de um jeito diferente. Mente e Cérebro, São Paulo: Duetto, ano XX, nº 250, p. 17, nov. 2013. 

6 comentários:

  1. A foto está muito bonita, mas se fosse durante o pôr-do-sol ficaria PERFEITA :)
    As cores do crepúsculo e tal... Gosto pessoal, claro!

    ResponderExcluir
  2. Aaawn! eu não consigo acreditar que eu ganhei! Sinceramente não me era esperado! *o*
    MDS! pense numa menina feliz! aaawn!! ♥
    Muito obrigada! *-*

    http://metamorfosando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vi este concurso mas não tive oportunidade de participar parabéns a ganhadora a foto realmente ficou demais =)

    ResponderExcluir
  4. Ficou linda mesmo a foto! Eu tentei participar, mas a criatividade deu uma travada! :/
    Parabéns a vencedora! O livro tem uma ótima sinopse.

    ResponderExcluir