Almanova


Título: Almanova

Autor: Judi Meadows
Editora: Valentina
Páginas: 288
ISBN: 9788565859172

Em Range havia uma milhão de almas e sempre houvera, cada uma delas fazendo sua parte para garantir o aperfeiçoamento da sociedade, cada uma possuindo dons ou habilidades necessários, como facilidade com os números ou palavras, imaginação para inventar coisas etc., fazendo que por milhares de anos tivessem conquistado o direito de ter uma vida digna. 

Mas Ana não era como os outros, ela não havia renascido e com cinco anos percebeu como isso a tornava diferente. Foi na Noite das Almas, quando as pessoas se reuniam e contavam histórias sobre o que haviam feito nas três, dez, vinte vidas passadas. Batalhas, invenções… Ana não tinha nada para dizer e ninguém se importava em conversar com ela. Todas aquelas pessoas viveram antes, tinham memórias para compartilhar, vidas para esperar e agradeciam pela imortalidade. 

"- Quem sou eu? - Foram as primeiras palavras que falei.
- Ninguém - respondeu ela. - Uma sem-alma." (p. 9)

Li sentia-se humilhada por ter dado à luz uma sem-alma e seu amante, Menehem, partira logo depois do nascimento de Ana. Li culpava Ana por tudo e só ficara com a filha porque o Conselho a obrigou. Ana sempre convivera com o desdém de Li e com a culpa, pois sabia que nascera no lugar de uma pessoa chamada Ciana. 

"Esta não era a minha vida, Li havia me dito algumas vezes. Na época, não revelara o nome de Ciana, mas eu sabia que tomara o lugar de alguém. Uma vez, eu a ouvira fofocando sobre isso. Cada respiração minha deveria ter pertencido a alguém que todos conheciam havia cinco mil anos. A culpa era esmagadora." (p. 23)

A maior parte das pessoas deixava os pais ao completar treze anos, a essa altura já eram grandes e fortes o suficiente para ir aonde quisessem. Ana deveria ter ido embora antes do seu quindec (décimo quinto aniversário), o que para pessoas normais significava maturidade física. Mas Ana não havia vivido diversas vidas e precisava de mais tempo para aprender habilidades que outros já dominavam havia milhares de anos. Quando completou dezoito anos Ana tinha uma meta: iria para a cidade de Heart. Chegara a hora de ir até o Conselho e fazer algumas perguntas, também iria fazer algumas pesquisas na grande biblioteca, deveria haver alguma razão para que, após cinco mil anos de reencarnação das mesmas almas, ela tivesse nascido. 

A viagem não seria fácil, mas Ana não contava com um inverno tão rigoroso e ataques de sílfides, tampouco com um salvador e um companheiro para sua viagem. Sam, um morador de Heart que se encontrava na floresta ajudou Ana a chegar até Heart. Ambos possuíam a mesma idade, pelo menos fisicamente. Embora resistente com relação aos cuidados e a gentileza de Sam, Ana sabe que estará segura com ele, ao contrário poderá morrer e no seu caso, não existirá volta. Mesmo assim, não compreende como ele pode querer ajudar uma sem-alma (todos sabem quem é Ana, ela é a única pessoa que não renascera em toda Range). 

Sam corrige Ana, ela não é uma sem-alma, mas uma almanova e graças ao fato de ser nova ela tem a capacidade de tirar os cidadãos da rotina em que caíram, numa sociedade praticamente estagnada. Ninguém sabe o que esperar de Ana, quem ela é não está estabelecido aos olhos dos outros, diferentemente de todas as demais pessoas que continuam fazendo as mesmas coisas desde sempre. 

Quando chegam a Heart Ana é surpreendida por uma enorme torre acima de um muro que se projeta na direção do céu, o templo, que envolve uma lenda antiga. Fica ainda mais impressionada quando descobre que Heart não fora construída, mas encontrada pelas pessoas, uma cidade imensa e com um templo, vazia. 

Para desapontamento de Sam e Ana, para entrar em Heart é preciso ser um cidadão e para ser um cidadão é necessário ter tido um lar na cidade pelos últimos cem anos. A regra aprovada pelo Conselho claramente parece ser destinada a Ana. Mesmo assim, os dois conseguem entrar em Heart com Ana como aluna de Sam, com Sam tendo de enviar relatórios com o progresso da aluna todos os meses. Teria sido aquilo planejado? 

A relação de Ana e Sam floresce, apesar do receio de ambos e nem todos os cidadãos de Heart são ruins como Ana pensava. Mas sua busca acaba parecendo não resultar em nada e Sam começa agir furtivamente, sumindo durante longos períodos da noite. Ana precisa enfrentar ainda inimigos (seres humanos e criaturas mitológicas) que querem atrapalhar o seu caminho. 

O que falar sobre Almanova, de Jodi Meadows, primeiro volume da Trilogia Incarnate? Ou melhor, por onde começar? Eu simplesmente amei a leitura, apaixonei-me pela história, pela narrativa, pelo mistério e pelos personagens. 

Almanova possui uma narrativa rápida em primeira pessoa, que envolve o leitor e que faz com que você não queira largar o livro. Os capítulos curtos também ajudam nessa ânsia por "quero mais" e a história traz mistérios cada vez mais elaborados e diversas reflexões durante a leitura. 

Imaginar uma sociedade em que todos se conhecem e que lembram de suas vidas passadas é uma loucura. Como uma viagem no tempo, só que com as mesmas pessoas, fazendo as mesmas coisas, tendo os mesmo amigos e inimigos. Por um lado é interessante, você guarda suas lembranças e pode melhorar sempre naquilo que faz, aprimorando uma técnica etc., por outro lado é ruim, pois ninguém "sai da linha", continua fazendo a mesma coisa e não se dedica a algo novo, afinal esperam de você o de sempre. 

Outra coisa interessante na história é ver como os personagens se dão uns com os outros. Amigos já foram amantes, um homem hoje já foi uma mulher e o pai de alguém poderia ter sido o filho dele. Existem diversos assuntos que podem ser discutidos com essa leitura e é por isso, e por tantos outros motivos, que ela se torna tão instigante. 

Os personagens são extremamente interessantes e Ana é como um bebê no meio de todos eles (imagina, eles possuem cinco mil anos!), mas ela é forte e determinada, apesar de ter convivido com Li por dezoito anos e ter sua autoestima minada, o que a torna uma pessoa retraída e desconfiada. 

Um livro recomendadíssimo, que traz uma história diferente e surpreendente, além de uma capa maravilhosa e uma bela diagramação.

6 comentários:

  1. Sou apaixonada por esse livro, além de ter uma linda capa me parece ter uma história incrível e que vai me surpreender, quero muito comprar ele <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse livro em me chamando a atenção desde que foi lançado!
    Achei a história muito criativa, e um enredo totalmente novo! Não sei de onde os autores tiram essa criatividade para inovação. Ótima resenha, parabéns!E ele esta no topo da minha lisa de livros desejados!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Desde que vi este livro pela primeira vez, fiquei muito curiosa e interessada! Nunca li nada assim, sobre almas e reencarnações e achei bem diferente o enredo! Fiquei curiosa para conhecer melhor esse mundo, deve ser mesmo um ótimo livro e a capa é lindíssima mesmo :3
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, essa capa chama muito atenção..gostei muito da tua resenha, graças a vc vou comprar essse livro maravilhoso..ameitudo: os detalhes, a capa e etc!!

    ResponderExcluir
  5. Não resisti e vou ter que comprar!
    Depois de ler resenhas tão bacanas sobre esse livro, não pude me conter, o meu instinto consumista fala mais alto. Mal vejo a hora de colocar as mãos nessa coisa linda ! O ano de 2014 promete :D

    ResponderExcluir
  6. parece ser um otimo livro pra quem gosta do estilo, que nao e meu caso kkkk nao gosto de ler livros sobre esse negocio de almas e cia... mas a capa e muito linda e chama a atençao sem duvida!! boa leitura

    ResponderExcluir