Rainha da Moda - Como Maria Antonieta se Vestiu para a Revolução


Maria Antonieta revolucionou a moda de seu tempo. Mais do que isso, revolucionou seu tempo através da moda. Desde que foi despida diante da corte, aos 14 anos, para mostrar que deixava para trás tudo o que remetesse à sua Áustria natal, até o momento em que caminhou para a guilhotina, ela teve consciência do poder simbólico da moda. Talvez não esperasse, no entanto, que esse poder influenciasse o desenrolar dos acontecimentos, e que de certa forma seu guarda-roupa fosse mais um incentivo à Revolução Francesa. Nesta obra reveladora e original, repleta de belas ilustrações, a autora adota um olhar diferente de qualquer outra biografia já publicada sobre a polêmica rainha francesa. E mostra como a moda foi ao mesmo tempo o meio de afirmação de Maria Antonieta e o caminho para o seu trágico fim. 

Faz tempo que li Rainha da Moda - Como Maria Antonieta se Vestiu para a Revolução, mas lembro quando ganhei o livro de presente (pulos e pulos de alegria) e de quando o li (não desgrudava do livro, saboreava cada palavra). 

Caroline Weber, especialista em literatura, cultura e história francesas do século XVIII, conseguiu abranger no seu livro a história de Maria Antonieta em todos os seus detalhes, bem como os detalhes daquela época (costumes, roupas, arquitetura, política, padrão de beleza etc.) e a Revolução Francesa, tratada minuciosamente nessa obra. 

Para quem é fã de história, biografias, história da moda, esse livro é um prato cheio! 

Além disso, o livro não é nada enfadonho e desmistifica a imagem fútil e vulgar de Maria Antonieta.

O livro também possui ilustrações incríveis da época, imagens de quadros e algumas fotografias (como a de um corpete verde-maçã, uma das poucas peças de roupa de Maria Antonieta que sobreviveram a Revolução Francesa). 

Um comentário:

  1. Um bom livro pras blogueiras "de moda"! Minha mãe fez um curso sequencial em Moda e baseou a coleção dela (conclusão de curso) na Idade Média e no Império Austro-Húngaro. Se eu mostrar esse livro, ela vai querer ganhar! Parece ser bem interessante, adoro história!

    ResponderExcluir