The Vampyre


Drácula, de Bram Stoker, não foi o primeiro livro sobre um morto-vivo, na verdade, o vampiro da ficção em prosa no Ocidente surgiu bem antes, nas primeiras décadas do século 19, precedido por um histórico de aparições em baladas e poemas que vinham surgindo desde meados do século 18. 

Considera-se como a primeira história de vampiros escrita em língua inglesa o conto The Vampyre, do médico inglês John Polidori, publicado em 1819. 

Logo de início, a autoria foi atribuída a Lord Byron, um simples engano. Em 1816, Lord Byron, Polidori, o poeta Percy Shelley, sua futura mulher Mary e a meia-irmã de Mary, Claire Clairmont, estavam as margens do lago Leman, na Suíça. Uma tempestade acabou por mantê-los confinados em Villa Diodatti. Para matar o tempo, propuseram que cada um escrevesse uma história sobre fantasmas. Claire não escreveu nada e Shelley não terminou o seu conto. Mary deu início ao seu famoso romance, Frankenstein, e Byron esboçou uma história que serviu de base para o conto de Polidori, o que deu início a confusão.

O conto é curtinho e vale a pena ser lido pelos fãs de vampiros!

Um comentário:

  1. Com certeza você já ouviu falar de Blavatsky. Uma doida que fundou uma sociedade teosófica. Já li uns relatos dela, e ela adora histórias de vampiros que diiiiiiiizem existir na Índia, Egito... Parece que essas lendas são muito mais antigas antes de as ouvirmos no leste europeu. Tem casos muito legais na obra da Blavatsky!

    ResponderExcluir