Belle


Título: Belle
Autor: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Páginas: 560
ISBN9788563219879


Belle foi o lançamento de julho da Novo Conceito pelo qual eu mais estava esperando e o livro não me decepcionou. A história é incrível e emocionante. Apesar de achar algumas partes cansativas (e olha que isso é bem difícil), deu para relevar, pois o todo é maravilhoso! 

Acredito que em algumas partes a autora acabou se demorando muito e olha que eu não achei o livro descritivo o suficiente para me sentir na Londres de 1910, ou na França ou em New Orleans deste mesmo período (e o que eu mais gosto é ser transportada para épocas e locais diferentes enquanto leio, afinal estamos tão acostumados com a cultura americanizada (sejam filmes ou livros), que é muito interessante conhecer outras culturas de forma bem descritiva e detalhada). 

Acredito que, para mim, esse foi o ponto fraco do livro. De resto, eu fiquei encantada com a determinação e coragem da protagonista e emocionada com a sua jornada. 

Belle é apenas uma garota de 15 anos que vive em Seven Dials (hoje o local é uma parte chique de Londres, cheio de lojas que vendem itens de marca, pubs elegantes e ótimos restaurantes, mas na época em que se passa a história do livro, Seven Dials é uma área muito suja, onde vivem pessoas extremamente pobres, além de ladrões, mendigos, prostitutas e viciados). A garota mora na Casa de Annie, um bordel muito conhecido na região, mas Belle não faz idéia do que seja um bordel. Annie é a sua mãe e cuida dos negócios, é distante e fria, enquanto Mog, a empregada do bordel, trata Belle como uma filha, é amorosa e uma mulher muito gentil. Tanto Annie quanto Mog não deixaram com que Belle tivesse qualquer contato com o que acontecia na Casa, por isso a garota vivia no porão, ajudando Mog com a limpeza e raramente passeando pelos arredores de Seven Dials. 

Apesar de ouvir conversas e piadas sobre o que acontecia na Casa e de também ouvir durante a noite o som de música alta e risadas masculinas, Belle acreditava que as garotas que ali moravam apenas divertiam os cavalheiros que chegavam na Casa com dança, conversa e bebida. 

Quando recebe a tarefa de limpar um dos quartos das garotas, Belle acaba ficando muito cansada após a limpeza e cai no sono. Quando escuta alguns barulhos vai para baixo da cama e vê Millie, uma das garotas mais velhas da Casa porém bem infantil, e pela qual Belle nutre muito carinho. Millie está acompanhada por um homem e Belle finalmente compreende o que acontece na Casa. Além de presenciar o ato sexual violento ela também presencia o assassinato de Millie, que se recusa a ir embora com o homem que abusou dela. Neste momento Belle sai correndo do quarto, deixando o homem furioso. 

Kent, ou Falcão, não é um homem qualquer, além de ser muito violento ele está envolvido no tráfico de meninas e com medo de ser enforcado por assassinato acaba sequestrando Belle para calá-la. Porém, ele não a mata, quer ganhar dinheiro e por isso Belle é vendida e acaba indo parar muito longe de Seven Dials. 

Não dá para contar mais sobre o livro. Depois de seu sequestro Belle irá passar por diversas situações, sua jornada é penosa e cruel, mas ao mesmo tempo ela nunca deixa de ter esperanças, talvez nunca volte para casa, mas ela tem certeza de que um dia irá se tornar uma chapeleira. 

Belle pode ser uma garota esperta, durona e cheia de desenvoltura, mas quando as coisas parecem não ter mais volta e ela parece ser um estorvo para a sociedade, ela não sabe se conseguirá erguer a cabeça novamente. Além disso, ela é apenas uma criança e todo o "glamour" que possa vir decorrer da prostituição por causa da sua beleza pode lhe fazer não querer outra vida.

19 comentários:

  1. Me encantei por esse livro desde a primeira vez que li a sinopse dele.
    Puxa, deve ser uma história muito forte. Uma criança que acaba tendo que amadurecer tão rápido assim.
    Também gosto de livros que me tirem da realidade..rs que me transportem para outras épocas, outros costumes.
    Mas...mesmo assim, ainda quero muito ler essa obra.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, e o livro é mesmo muito bom.

    Quem ainda não tem e quiser ganhar, não custa apostar na sorte não é? Sorteio no meu blog, é bem fácil de participar.

    http://omarcapaginas.blogspot.com.br/2012/08/promocao-belle-by-belle.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. Assim como vc este livro foi o que mais me interessou dentre os lançamentos... estou ansiosa para conseguir!!! Também gosto de "viajar" para lugares diferentes ao ler... pena que nisso a autora falhe, mas compensa com a estória... uma garota jovem que vai fazer o possível para se manter sã mesmo diante das crueldades... ela descobriu o que acontecia na casa da pior maneira possível...

    ResponderExcluir
  4. me apaixonei por esse livro na primeira vez que vi a capa e li a sinopse.
    estou louca pra lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha. Estou doida pra ler o livro, parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  6. To doida pra ler, mas sem dinheiro pra comprar. Quero mesmo ganhar esse livro!

    ResponderExcluir
  7. Gosto de livros com temas profundos como esse, q aborda o tráfico de mulheres e prostituição, estou muito curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  8. apaixonei muito rsrs a coragem e a inocencia dela é d+ amei Belle!

    ResponderExcluir
  9. A capa pode aparentar ser 'água com açúcar', mas é só ler a sinopse para acabar com esse pensamento. Muitos consideram este livro um tanto forte, mas eu gostaria muito de ler, ainda mais por saber que geralmente livros assim, pé no chão sem nada de "sobrenatural" s história é muito bem construída e os personagens bem feitos. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. A capa do livro me dava a idéia de uma outra estória, nada a ver com a suavidade que a capa transmite. Gostei principalmente por se tratar de uma estória de outra época.

    ResponderExcluir
  11. Pensei que fosse um livro de menininha, mas pela resenha, mudei meu conceito sobre ele... ele promete muitas emoções!
    Quero muito ler...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Olá, esse livro pode ser interessante. Falando em tráfico de pessoas, lembrou Cruzando o Caminho do Sol.
    Boa resenha.

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Capa delicada em contraste com uma história forte,o cenário,a época,é encantador.
    Quero saber mais da jornada de Belle.

    ResponderExcluir
  14. Eu geralmente não gosto muito de livros que se passam em épocas antigas por causa da maneira morna que eles são narrados, mas claro que existem aqueles livros que são exceções, que conseguem me prender do início ao fim e, como você disse na resenha, conseguem me transportar para a época em que se passam. Estou ansioso para conferir esse livro!
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Nossa esse livro promete ser tudo de bom !!!! Muito legal mesmo, estou ansiosa pra ler, já coloquei ele na minha lista de livros que quero ler !!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece ser fantástico. Quero ler o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  17. A estória parece ser ótima!
    Achei o enredo muito original!

    ResponderExcluir