Nordkraft


Nordkraft é um filme junkie (mais do que isso, vamos lá) dinamarquês de 2005 dirigido por Ole Christian Madsen. Vendo a estética do filme, é impossível não perceber que o longa bebeu muito da fonte de Réquiem para um Sonho (2000). Aliás, a estética visual alucinógena do filme torna-o muito mais interessante que Trainspotting (1996).


Apesar do título não ser muito conhecido por aqui, o filme ganhou atenção da crítica no Robert Festen, um festival de cinema que ocorre em Copenhague, capital da Dinamarca. Em 2006, o longa recebeu os troféus de Melhor Ator Coadjuvante (Thure Lindhardt), Melhor Canção (Please You, do The Raveonettes), Melhor Som e Melhor Maquiagem.

A história apresenta três personagens que não se conhecem e vivem em núcleos separados, mas todos encontram-se ligados pelo uso de drogas. Maria (Signe Egholm Olsen), conhecida como "dama do tráfico", anda por algumas cidades transportando haxixe. Allan (Claus Riis Østergaard) é um ex-viciado em cocaína que tenta seguir um padrão de vida "aceitável". Por último, Steso (Thure Lindhardt), um dependente químico assumido que não aceita nenhum tipo de tratamento e vive falando sobre suas teorias.

Na verdade, são três personagens vivendo romances paralelos. Maria mora com o namorado, um viciado, que deseja ser tatuador (e vive testando seu "dom" em uma pele de porco fedorenta) e com dois cachorros viciados. Allan, que quer se "endireitar", arranja uma namorada amargurada com fortes exigências morais. Steso sofre com o rompimento com sua namorada, uma alcoólatra (cheia de idas e vindas de um sanatório) que não entende o vício do ex. Todos são relacionamentos conturbados, mal-resolvidos.

Há cenas* de impacto, como todos os filmes que tratam sobre o tema drogas. E que, com certeza, vão ficar um tempinho na cabeça.

Trilha sonora

Viva Vertigo – Jaguar Tornado

The Low Frequency In Stereo – Astro Kopp

PowerSolo – Fertilizer Baby

The Raveonettes – Beat City

Kira Anda The Kindred Spirits – Save Me

Majid – New Love

Mikael Simpson – Virus

Ashtiani-Baltzer – Soundstepping

Superjeg – Stirrer På Atomer

Pernille Valentin – Kiss Your Demons Away

Jonny Hefty – Muggen Røv

Mnemic – Jack Vegas

Nephew – Movie Klip

PowerSolo – Baby, You Ain’t Looking Right

Gasolin – Lilli Lilli

The Raveonettes – Please You

Antenne – Whispering

Lise Westzynthius – French Leave

Limp – New Autumn

Amber – Walking Through

*SPOILER ALERT

Uma das cenas é a do sacrifício dos cachorros.

Outra cena é a da morte de Steso.

Uma cena bem interessante é na qual Allan joga vários saquinhos com speed pela ponte e uma porção de viciados, traficantes ou simplesmente "simpatizantes", correm pela cidade para "pescar" os tais saquinhos.

Um comentário:

  1. Assim, não curti muito não..rs
    Acho que deve ser um filme meio pesado(eu li os spoillers)
    Não faz meu estilo.Mas há quem goste né?rs

    Beijos

    ResponderExcluir