O vampiro que descobriu o Brasil


O livro de Ivan Jaf é uma crítica social bem humorada, onde acompanhamos Antônio, proprietário de uma taberna que funcionava em Portugal. Em determinada noite, um homem acaba ficando no estabelecimento tempo demais e quando é informado que a taberna já vai fechar, fica transtornado, fazendo surgir em sua boca grandes caninos e atacando o pobre Antônio. 

Após o estranho incidente, Antônio sentia-se bem e até mesmo cheio de energia, mas começa a estranhar o fato de não conseguir mais comer, beber e de se sentir muito fraco e com a pele machucada com a exposição ao sol. 

Quando devora uma ratazana, recupera suas forças e acaba por se deparar com Domingos, um vampiro que explica para Antônio o que está acontecendo com ele. Domingos também diz como Antônio pode conseguir recuperar sua mortalidade. Domingos revela que o vampiro que o transformou é muito poderoso, conhecido como o Velho, e tem a capacidade de entrar no corpo de humanos, mas não de qualquer humano, o Velho gosta de estar no corpo de pessoas em evidência. E como todas as atenções da Europa estão voltadas para a despedida da armada de Cabral rumo as Índias, Antônio tem certeza que é lá que o Velho vai estar. 

A partir desse momento é que se dá o início a caçada de Antônio ao Velho, quando embarca junto a armada. Antônio circula por várias regiões do Brasil, vivencia diversos momentos históricos, esbarra com o Velho de vez em quando, mas suas tentativas são em vão. No entanto, Antônio não desiste, a saudade de lascas de bacalhau frito no azeite e de vinho tinto rascante é muito maior. 

A história em si não tem como foco os vampiros, mas como o próprio autor disse em uma entrevista, era preciso um imortal, um vampiro, para contar com suas experiências e contar uma versão particular da história do Brasil. 

O livro é divertidíssimo, irreverente e muito mais gostoso do que qualquer livro de História enfadonho cheio de datas.

Um comentário:

  1. Pra não dizerem que sou muito chata e detesto histórias novas de vampiros, essa parece ser bem interessante :)

    ResponderExcluir