Dia de Neve



Título: Dia de Neve
Autor: Kacrhys
Editora: Baraúna
Páginas: 280
ISBN: 9788579232732

Dia de Neve, um livro que estava louca para ler mas que me decepcionou bastante. 

Para mim é importante em um livro ver personagens com  personalidades marcantes, isso não significa que precisem ser fortes ou decididos, mas que simplesmente tenham personalidade. Muitos autores não abordam as características físicas de seus personagens, mas isso acaba não fazendo falta pelo fato de terem "presença". No entanto, em Dia de Neve, temos um turbilhão de personagens, são nomes e mais nomes e não existe nada que possa caracterizá-los física ou psicologicamente. 

A história fica confusa no sentido de termos tantos personagens que ficam apagados em uma história que trata do sobrenatural (mas de forma um tanto, não sei, infantil), afinal, descobrir que se é uma vampira do nada e ter sua família sequestrada e levada à julgamento, provavelmente num destino que irá acabar com todos e você só consegue pensar em como é triste não frequentar mais o colégio ou ver o seu namorado popular etc., é estranho! 

O livro começa assim mesmo: Clara vive com os pais, avó, avô, tios etc., que sempre estão se mudando, mas Clara não faz idéia do motivo e sempre tinha um mesmo sonho. 

É melhor apresentar a família: Os avós de Clara (Peter e Amélia) adotaram o pai de Clara (Alberto) logo quando se casaram. Carlos tinha 15 anos quando, Pedro e Carlos, gêmeos, nasceram. Depois que a irmã de Peter, avô de Clara, morreu, eles se mudaram do Brasil para os Estados Unidos e lá viviam mudando de Estado e até mesmo de país. O pai de Clara conheceu Rose e logo se casaram e tiveram Clara, também logo adotaram Anna e Sophia (Sof), filhas de uma paciente de Peter que havia falecido. E tem Michael, ele não é da família, mas é o namoradinho da escola de Clara.

Um dia o carro do avô de Clara é encontrado carbonizado e em outro dia sua família inteira some, restando apenas seus tios Pedro e Carlos e suas irmãs Anna e Sophia. Neste momentos seus tios revelam a verdadeira história da família, de uma forma um tanto abrupta, mas todos estão correndo perigo e precisam fugir. Clara e suas irmãs não fazem idéia do que está acontecendo ou do que são, Rose, mãe delas e toda a sua família sempre quiseram que tivessem vidas normais e, felizmente, Rose, como vampira, tinha o poder de apagar (assim como de trazer) memórias. As três garotas acabaram vivendo sempre na ignorância, mudavam-se por problemas com os rastreadores (comentarei sobre eles mais adiante), alimentavam-se de sangue ocasionalmente, mas suas memórias eram apagadas sempre. 

Agora a verdade precisa ser dita: 

"Nós pertencemos a um mundo obscuro, somos chamados de híbridos, Sof, Anna e Alberto são meio humanos e meio staus, eu (Carlos) e Pedro somos meio canins e meio staus, todos nós nascemos da relação entre duas espécies diferentes, isso é proibido e a punição é a morte para os envolvidos, inclusive as crianças. Amélia e Rose são canin e Peter era um staus, a nossa sociedade acredita que as raças têm que ser puras e o sangue não pode ser misturado, pois o oposto pode revelar nossos segredos." (p. 58) 

Staus e canis são raças de vampiros, cada uma com características próprias. Antigamente os canins eram como escravos leais servos que tinham um acordo com os staus para protegê-los. Há quase um milênio um grupo de canins quebrou o acordo e acabou se separando dos staus, criando uma guerra silenciosa que levou a nomeação de uma família real canin, os Sélvilos. A realeza e sua "corte" instalou-se na América do Sul. Os staus, após algumas gerações, criaram sua própria família real, chamada de Draskins e instalaram-se na Europa. As duas famílias reais fizeram um acordo onde as duas raças viveriam em harmonia, desde quê os sangues entre elas ou com humanos não fosse misturado. 

Como a família era uma mistura de canins e staus, além de humanos, todos foram levados à julgamento e os que sobraram foram ao Brasil encontrar com a família, pois de qualquer forma seriam perseguidos pelos rastreadores, seres obscuros, "vampiros de verdade", que não podiam andar durante o dia, alimentavam-se mais de sangue do que comida, eram mais fortes e ágeis etc. Além disso, com seus depoimentos poderiam salvar sua família (ou piorar a situação).

Quando estão arrumando suas coisas para partir para o Brasil, Michael, o namorado bobo e chato de Clara, aparece na porta de sua casa e apesar de aos poucos ir conhecendo a história de sua amada, bate o pé no chão e diz que irá com ela para qualquer lugar. 

O julgamento não fica mais fácil pelo fato de Amélia ser sucessora da corte dos Sélvilos (é chamada de Alta, um título como "princesa"). Felizmente todos estão vivos, até mesmo o avô de Clara. 

O julgamento é adiado e todos são levados para uma área luxuosa do casarão, não são tratados como prisioneiros, apesar dos guardas, nem tratados mal. Clara tem a sorte de ter um guarda muito bonito e charmoso, além de simpático e uma ótima companhia para conversas e passeios pelos jardins etc. (estes vampiros, ao contrário dos rastreadores, podem viver sob a luz do Sol, especialmente quando jovens, só é um pouco incômodo e os faz envelhecer um pouquinho mais depressa). 

Diógenes, ou Drog, é o guarda pelo qual Clara se apaixona, apesar de Michael estar no casarão também, servindo de doador aos vampiros (doadores vivem bem e não são prisioneiros, prestam "o serviço" por vontade própria) e Michael quer estar ao lado de Clara, assim como Clara quer estar ao lado de Drog e  Michael e assim como Drog quer estar ao lado de Clara. O triângulo, no entanto, não funcionou, não despertou "aquela" emoção. 

Gostei dos rastreadores, quando surgem na história, um pouco mais para o final, parece que a coisa toda vai dar uma guinada, mas não. São poucas páginas, mas a história poderia ter sido muito bem mais desenvolvida, assim como os personagens. Nada é muito marcante e o final deixa muito à desejar, não no sentido de "o que será quem vem depois?", simplesmente é morno.

A revisão também acabou pecando, deixando muitos erros passarem. /:

Observação: sempre coloco aqui as minhas opiniões e não pretendo ofender ninguém, nem autores, editoras etc., ou leitores que gostaram do livro. O que escrevo é a minha visão e o que senti/achei do livro (ou filme, se for o caso). (: 

11 comentários:

  1. Não gosto de livros com muitos personagens, eu me confundo toda hora, as vezes nem consigo lembrar quem é quem ou o que faz o/

    Pelo menos os vampiros não brilham né kkkkk'

    Gostei da resenha, muito sincera *-*

    ResponderExcluir
  2. Realmente a resenha é justamente para isso.. vc dizer o que pensa.. e se não gostou, não gostou, não conhecia esse livro.. achei bonita a capa.. mas esse negocio com os personagens me deixou sem vontade de ler..

    ResponderExcluir
  3. Posso falar uma coisa? Me perdi toda na resenha, kkkkkkkkk! li li e o livro me parece tão confuso, já fiquei perdida na resenha, imagina no livro. Eu não gosto de livros cheios de personagens ;S Fico toda perdida, e confundo as características de cada um. sei lá.! Acho admirável você falar sua opinião sincera. é uma atitude ótima e muito digna.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Leria se aparecesse a oportunidade, mas não me encantei muito com a história não.


    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Caramba Paula... confesso que só a resenha me deixou mega confusa com essa penca de personagens, as várias novidades... tico e teco pifaram aqui.
    Eu passarei longe deste livro... pq acabaria tendo de ir e vir para tentar entender e não gosto quando tenho essa necessidade, perda de tempo.
    Uma pena pois a trama tinha tudo para ser legal.

    ResponderExcluir
  6. Não me interessei pelo livro por ter muitos personagens e pela história não me convencer. Nem consegui entender a relação de todos na resenha, imagina no livro.
    bjs

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei a capa muito linda mesmo e o livro parece ser bem legal...o tipo de estoria que prende ate a ultima pagina....amei *_*
    XOXO

    ResponderExcluir
  8. Mais um livro com o meu nome, que divo! Gostei muito da capa e da história!

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa bonitinha, mas até vc falar na resenha, nem imaginava q era d vampiros, nao parece capa desse tipo de livro.. nada contra.. apenas me surpreendi...

    Achei bacana vc falar com sinceridade e deixar claro o q pensa, q nao defende ninguem!!

    ResponderExcluir
  10. Até que gostei da capa e do nome do livro. Bem diferente.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  11. Valeu a sinceridade, mas eu quero ler mesmo assim. Muitas vezes não é o número de personagens q confunde as pessoas, mas as formas como são apresentados. Game of thrones por exemplo tem muitos personagens e no início eu fiquei sem saber quem era quem, principalmente pelos nomes serem diferentes, mas George Martin escreve tão bem q apos algumas páginas vc começa a se situar no enredo.
    Eu vou ver se consigo esse livro. E a capa é tão bonitinha:)

    ResponderExcluir