Ladrão de Almas


Título: Ladrão de Almas
Autor: Alma Katsu
Editora: Novo Conceito
Páginas: 432
ISBN: 9788581630373


Ladrão de Almas é o tipo de livro que possui uma história que fica na cabeça por um bom tempo depois da leitura. Gostei muito do livro, apesar de no início pensar que iria odiar o livro por um único fato, que com certeza faz toda a diferença: a narrativa. 

Os capítulos são intercalados com narrativas em primeira e terceira pessoa. Os capítulos narrados em terceira pessoa são os que estão retratando os acontecimentos do presente, enquanto os capítulos narrados em primeira pessoa (pela personagem principal, Lanore (Lanny)) são os seus relatos. 

A narrativa em primeira pessoa é ótima, além da história ser surpreendente, o que me deixou vidrada no livro, mas a narrativa em terceira pessoa é simplesmente seca, sem emoção alguma, às vezes confusa. E o livro inicia justamente com essa narrativa, o que me fez pensar que não iria gostar do livro. Ainda bem que nunca desisto, pois perderia uma história e tanto!

Ladrão de Almas já começa mostrando todo o seu potencial sobrenatural logo no início, quando no turno da noite de um hospital no Estado do Maine o Dr. Luke espera por uma noite tranquila, talvez alguns bêbados, lesões ocasionadas por brigas domésticas ou pelo frio extremo. St. Andrew é uma cidade de interior, com pouco movimento e onde todos os vizinhos se conhecem. 

Luke é um homem solitário, triste pelos acontecimentos recentes, preso à uma cidade pacata que pretende deixar. Luke anseia por mudanças, mas não esperava que elas viriam de forma tão intrigante e instigante naquela noite que ele pensava ser só mais uma noite como qualquer outra. 

Naquele turno uma mulher desconhecida entra no pronto-socorro algemada, tendo confessado matar um homem a facadas e deixado seu corpo na floresta. 

Quando Luke coloca os olhos naquela mulher, que mais parece uma adolescente, ele sente uma estranha fisgada, algo intenso, mas não faz idéia de quem ela é. Ninguém faz. 

Sua camisa está suja de sangue e não dá para saber se está machucada, mas Luke percebe o quanto a garota está perturbada. Os dois policiais vão procurar pelo corpo na floresta, enquanto um fica de guarda na sala de espera. Luke está sozinho com a garota, intrigado, fascinado. 

Luke não vê nenhum ferimento na garota e após ela se acalmar os dois começam a conversar e ela revela parte de sua história, pois seu desejo é fugir da cidade. Antes de iniciar a sua narrativa, Lanny quer que Luke acredite em sua palavras, pois o que está por vir é surreal e ele precisa acreditar nela para ajudá-la. Para isso, ela pega um bisturi e faz um corte no peito, uma linha larga e comprida, onde sangue jorra, para logo depois o corte parar de sangrar e cicatrizar. Agora Lanny possuía toda a atenção do médico. 

Seu relato inicia em 1809, quando tinha 12 anos e vivia em St. Andrew, ainda um pequeno povoado. Apaixonada por Jonathan, filho de uma família nobre, seu próprio pai havia fundado a aldeia de St. Andrew. Jonathan é o sonho de qualquer garota (e mulher), apesar dos seus 14 anos: rico e incrivelmente e sobrenaturalmente belo. 

Lanore torna-se amiga de Jonathan, mas continua apaixonada. Seu amor parece doentio, submisso e obsessivo. Quando os dois estão um pouco mais velhos ela acaba engravidando de Jonathan, que está com uma noiva prometida. Seus pais a mandam para Boston, para que tenha o bebê em segredo em um convento, mas quando chega à cidade seu desejo é fugir e logo é abordada por estranhas e fascinantes figuras que a levam para uma festa. 

A garota conhece Adair, um homem misterioso que irá lhe conceder o poder da vida eterna, no entanto, Lanore pertence à Adair a partir desse momento e sua vida vira simplesmente uma montanha russa: luxos, submissões, agressões, luxúria, humilhações etc. Muitas passagens do livro são fortes e é extremamente perturbador ver como Lanore age em diversas circunstâncias. 

Apesar dos anos longe de Jonathan, sua obsessão não cessou, ela acredita que o que sente é amor e que ele pode amá-la se ela fizer o que for certo, o problema de Lanore será o modo como irá atrair Jonathan, afundando os dois em um tormento que irá durar a eternidade, cega pelo amor que teve um começo doce e logo tornou-se destrutivo.

Ladrão de Almas é um livro fascinante e mal posso esperar pela continuação desta Trilogia!

O segundo livro, The Reckoning, ainda sem tradução para o português, parece que guarda muitas surpresas. *.*


Lembretes: 

- O Kit do livro está sendo sorteado com mais 7 livros na Promoção Mulheres Fantásticas! em conjunto com mais outros 4 blogs. Será apenas um(a) só ganhador(a);

- Para participar do Top Comentarista de Novembro não deixe de validar sua participação neste post. (:

14 comentários:

  1. 1º as capas são lindas, ainda não tinha visto a capa do segundo livro.
    Esse lado sobrenatural me atrai muito, gosto de livros com essa temática. O livro que gruda na cabeça.. gosto disso, vc lê acabou o livro mas você ainda está dentro do livroo..
    Que bom que apesar dessa confusão 1º pessoa 3ª pessoa o livro foi bom, espero ler em breve.

    Parabéns pela resenha, gosto da sua sinceridade.

    ResponderExcluir
  2. Sério Paula, já achava a capa de Ladrão de almas linda. Mas a capa do segundo livro é bela demais, deve ser o contraste entre o azul dos olhos e o vermelho das penas. Que genial.
    Quanto a resenha: AMEI. Juro que só tinha lido negativas e fiquei pensando que de bom só tinha a capa, mas agora vendo seu entusiasmo e tendo um pouco do que acontece esclarecido estou com muita vontade de dar uma chance a leitura. =D
    Sorte que só é complicadinho o começo.
    Amei a maneira que ela encontrou para prender a atenção do médico. =)
    Eu querooo!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, quero muitooo ler esse livro!!
    As capas sao lindas.. tanto da primeira qt da segunda...
    Apesar de algumas criticas negativas, quero muito ler!
    Parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
  4. Eu achei a capa do segundo livro muito linda, mesmo que não mude tanto da primeira, mas o vermelho ficou bom.

    Quanto ao livro, eu achei a narrativa chata em alguns momentos, mas ele valeu a pena. Em algumas horas eu tinha vontade de dormir, em outras de acordar, porque a história começava a ficar boa. Pra mim, o livro teve seus altos e baixos, mas ainda assim me deixou com uma vontade de ler a continuação.

    Abraços
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. o segundo livro tem a capa muitooooo linda gente *--*
    eu me lembro quando eu vi o kit desse livro
    babei demais
    adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Eu achei a capa e a sinopse desse livro muito atraentes, estou louco para conferi-lo, afinal eu adoro histórias sobrenaturais. Ainda não sabia que a narrativa era intercalada entre primeira e terceira pessoa, gostei disso, quando leio livros que tem uma narrativa assim eles costumam ser mais dinâmicos. Não gostei da capa da continuação, tudo o que fizeram foi mudar a cor das penas, que falta de criatividade!

    Eu deixei um meme para você no meu blog Paula, se quiser conferir:
    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com.br/2012/11/memes-e-selinhos-que-eu-recebi-3.html

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha!! A capa é muito linda e foi uma das coisas que me chamou a atencao, ja vi tantas resenhas desse livro e cada vez que leio fico com mais vontade de ler esse livro fico totalmente louca (:, gostei muito da historia e achei bem interessante pois é um tema que nao estou acostumada a ler!! Ansiosa pra ler!! Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ler esse livro. Tudo nele me champou atenção desde da capa até a história.
    Gostei da resenha, despertou mais ainda em mim a vontade de ler o livro.
    Bjos....

    ResponderExcluir
  9. Fiquei fascinada com esse livro, sua resnha está realmnte ótima, me fez ficar com muita vontade de lê-lo. A históra é bem interessante e diferente, incluindo a capa que é linda.

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. sou louca por esse livro, a capa dos dois são lindas e eu estou louca para ler.

    A história me chamou muita atenção adorei

    ResponderExcluir
  11. Eu costumava não gostar de livros que trocam de narrativa. Quando li meu primeiro livro assim, fiquei totalmente perdida, sem entender o que estava acontecendo. Depois que fui perceber que a narrativa mudava (é, eu era muito lerda). Agora gosto desse tipo de livro, é bom que dá pra saber coisas que acontecem com o protagonista fora da cena, e ao mesmo tempo o que ele pensa sobre as coisas ^^

    ResponderExcluir
  12. Ah não ;( Odeio livro que trocam as narrativas, acho tão cansativo. Mais vou dar uma chance a esse livro porque eu gostei bastante da sinopse, e já vi muita gente recomendando, e pela sua resenha, que a propósito ficou fantástica, tenho certeza que será uma boa leitura. A capa do segundo livro está arrebatadora. UAAAAAAAAAAAU
    beijos

    ResponderExcluir
  13. O livro me surpreendeu estando mais focado em dramas e obsessões da personagem principal do que nos mistérios envolvendo sua imortalidade, uma ótima leitura para quem curte o sobrenatural, personagens interessantes, contradições... Pessoas sonham com a imortalidade? Mas… realmente já paramos para pensar no que ela pode trazer, na dor de ver como criar um blog pessoas que se ama ir embora, as lembranças, e realmente saber que não terá seu próprio fim. É o preço da imortalidade.“Ladrão de Almas” deixa mistérios no ar, porém uma questão maior fica em aberto e o que será do Dr. Luke agora que ele abriu mão da cidade e vive com uma imortal?

    ResponderExcluir
  14. oi...gente achei o book trailer fantástico a capa do livro é linda...to louca pra poder ler ele..Adorei a resenha o livro parece ser bem legal...ea capa do segundo livro é mais bonita ainda, não que tenha mudado alguma coisa mais acho que a cor das penas chama mais atenção...

    xoxo

    ResponderExcluir