Campanha - Fale! Contra o Abuso

"Eu sei que os parafusos da minha cabeça estão meio soltos. Quero ir embora, pedir transferência, me mandar daqui em velocidade de dobra espacial para outra galáxia. Estou a fim de confessar tudo, de passar a culpa, o erro e a raiva para outra pessoa. Tem um monstro nas minhas entranhas, posso até ouvi-lo arranhando minhas costelas. Mesmo quando descarto a lembrança, ela continua comigo, me ferindo. O meu cubículo é um cantinho legal, um lugar tranquilo, que me ajuda a manter esses pensamentos dentro da minha mente, onde ninguém pode ouvi-los." (p. 67, Fale!)


Dia 7 de maio foi o Dia do Silêncio e a Editora Valentina aproveitou a data para iniciar o movimento Fale Contra o Abuso

A ideia dessa campanha é levantar uma discussão sobre o que é abuso, as mais diferentes formas de abuso que acontecem, em todas as idades, de madeiras diferentes. A campanha vai até o dia 18, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Convido todos a usarem esse tempo para levantar esse assunto, iniciar uma discussão. Sei que é difícil alguém dar um depoimento, nem sempre quem já sofreu abuso sente-se a vontade para falar sobre isso. Mas quem quiser enviar algo para cá, através do e-mail do blog (electricbeansblog@gmail.com), eu estarei postando, ok (de forma anônima)? 

Se algum leitor aqui do blog também trabalha na área e quiser enviar algo sobre o ponto de vista profissional, eu publico aqui. 

Durante a campanha a Editora Valentina estará liberando as estatísticas e informações que se encontram ao final do livro Fale!, de Laurie Halse Anderson. Livro que ganhou uma adaptação cinematográfica, o título aqui no Brasil é O Silêncio de Melinda

Confira o primeiro post da campanha aqui e não deixe de acompanhar a Editora Valentina nas redes sociais:


Leia também a resenha do livro Fale!, um romance honesto e crítico, com uma leitura reflexiva e que convida ao debate.


#FaleContraoAbuso

5 comentários:

  1. Geralmente pessoas que sofrem abuso se fecham e não falam sobre o assunto mas a campanha é bem interessante!
    Muitas críticas positivas acerca do livro, espero poder lê-lo ou, ao menos, assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a iniciativa da editora Valentina, está de parabéns! !

    ResponderExcluir
  3. Que campanha linda, uma pena que as taxas continuem altas, mas com esse tipo de campanha acredito que algumas pessoas conseguirão desabafar e aliviar o tormento.

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
  4. A Valentina sempre trazendo campanhas de forte apelo e que são fundamentais ainda mais hoje em dia, o abuso seja em qualquer forma deve ser relatado para que as medidas sejam tomadas, a justiça é eficiente sim e pune quem comete tais atos, vejo isso diariamente e posso afirmar que a vítima se sente culpada, acredita que a pessoa vai mudar, enquanto isso sofre calada, sem dizer isso a alguém, em uma era tão digital campanhas assim fazem a diferença e podem ajudar muitas pessoas que precisam de incentivos como esse para se libertarem.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito bonita e válida a iniciativa da Editora Valentina em fazer um movimento contra a violência doméstica. Infelizmente, é uma das coisas que mais cresce no n osso país.

    Bjok

    ResponderExcluir