Garotas de Vidro


Laurie Halse Anderson ficou conhecida por tratar de temas difíceis com extrema honestidade em seus livros, como estupro, disfunções familiares, distúrbios alimentares, pressão acadêmica etc. A autora ganhou reconhecimento após o lançamento de Speak, em 1999, livro que ganhou uma adaptação cinematográfica: O Silêncio de Melinda.


Garotas de Vidro, lançado pela Novo Conceito em maio, trata de um tema delicado e é de forma bastante realista que a autora aborda a questão de transtornos alimentares. 

O livro é narrado em primeira pessoa pela personagem Lia, obcecada pela magreza. A relação com os seus pais é insuportável, assim como a sua relação com o mundo. Observamos tudo através dos olhos de Lia, em uma narrativa crua, dolorosa e angustiante. 

Após ter sido internada duas vezes, ela decide viver com seu pai, sua madrasta e sua "irmã", uma das únicas pessoas pela qual nutre um grande carinho. Lia ainda continua obcecada com o seu corpo, achando-se gorda, feia, desprezível. No entanto, com a morte de sua ex-melhor amiga, Cassie, Lia perde completamente o controle. E o pior: Cassie havia ligado para ela 33 vezes antes morrer em um quarto de motel sozinha. 

Percorremos o dia a dia de Lia, seu regime cruel que não é o bastante, a autorrepugnância que toma conta dela, seus fantasmas, sua confusão entre a realidade e a mentira e o desespero que a domina. 

"Por mais difícil que a leitura deste romance possa ser, é ainda mais difícil de largar". (Publishers Weekly) 

Um comentário:

  1. Esse é um dos livros q mais ando desejadno no momento.
    Anorexia e seus conflitos.
    Tenho uma amiga q sofreu muito com essa doença e mesmo hoje, ela estando bem, sei que é muito bom tirar lições desse tema.

    Beijo

    ResponderExcluir