Yuri - Quarta-Feira de Cinzas


Ontem, domingo de carnaval, eu fui enterrado. Hoje estou de volta na cidade maravilhosa. Durante o maldito carnaval. Pra quê? Se eu não sei sambar, nunca tive um temperamento tropical... Você diria que eu ganhei um milagre. A chance de consertar meus erros. Mas eu não mudei. Porque sou o mesmo de antes. Burro, feio e chato. Sem missão divina. Sem dinheiro e atrasado pro trabalho. E a única coisa em comum entre eu e a cidade maravilhosa, é que nós dois estamos apodrecendo."

Yuri é a primeira HQ de Daniel Og, quadrinista, ilustrador e diretor de animação nascido no Rio de Janeiro. Neste seu trabalho somos apresentados ao Rio de Janeiro do autor, uma cidade habitada por malandros e otários, trabalhadores e gatunos, publicitários e zumbis. 

O desenho de Og é bem minimalista, ele também não se utiliza de fontes de computador para escrever nos seus balões. Yuri é uma verdadeira crítica na forma mais debochada possível a cidade do Rio de Janeiro (e não só a cidade, mas ao Brasil como um todo). 


A história de Yuri começa em um cemitério, na segunda-feira de carnaval, quando o personagem se levanta do túmulo e percebe que está atrasado para o trabalho. 

Antes disso, o publicitário estava de saco cheio da sua vida e resolveu se matar, só que deu pra perceber que ele não foi muito bem sucedido...

Ao chegar ao trabalho vê que foi substituído por um estagiário e quando vai ao encontro de sua namorada ela já está transando com outro... tudo isso em menos de 24 horas depois de morto! 

Yuri vai até a casa dos pais e sua mãe está convencida de que o filho é um santo. 

Ao tentar retornar ao mundo dos mortos, de forma definitiva agora, Yuri se joga (novamente) do alto de um prédio e percebe que não consegue morrer. Nem beber ou comer (e isso inclui cérebros). 


No meio do caminho ele conhece Andrei, um personagem muito divertido, que irá tentar ajudá-lo a morrer e a percorrer a cidade durante o carnaval. A história é hilária e prossegue em ritmo alucinante. A leitura flui da mesma maneira, fazendo com que você leia em um dia a HQ. 

Um comentário:

  1. oi,
    legal esse HQ
    adorei seu blog, muito lindo!
    curti no facebook
    estou te seguindo, segue o meu tambem
    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir