Quando As Bruxas Viajam


Título: Quando As Bruxas Viajam
Autor: Terry Pratchett
Editora: Conrad
Páginas: 320
ISBN: 9788576162810

Eu nunca ri TANTO com um livro como ri com Quando As Bruxas Viajam, de Terry Pratchett

O livro faz parte da série Discworld, que compreende 39 volumes. Os livros não precisam necessariamente serem lidos na ordem (Quando As Bruxas Viajam é o volume 12), mas quanto mais você souber sobre o universo de Discworld, melhor será a leitura. 

E o que seria o Discworld? O próprio Pratchett explica: 

"O mundo avança pelo espaço sobre a carapaça de uma tartaruga. É um dos grandes mitos antigos, encontrado onde quer que homens e tartarugas interajam; os quatro elefantes foram um requinte indo-europeu. Fazia séculos que a idéia pairava no quarto de despejo das lendas. Tudo que precisei fazer foi pegá-la e sair correndo antes que os alarmes disparassem.

(...)

O Discworld não é um universo fantástico coerente. A geografia é imprecisa; a cronologia, duvidosa. Um pequeno círculo de luz viajando no gelado infinito acabou virando a morada de piadas rebeldes e dos últimos acasos."


Bom, Discworld é um mundo no formato de um disco e esse mundo fica sobre as costas de quatro elefantes gigantes, que por sua vez, equilibram-se sobre o casco de uma tartaruga gigante que vaga pelo espaço. Mas as coisas não são tão simples, e fãs de Pratchett analisam a fundo o mundo que o autor criou. O link que eu coloquei aqui como fonte explica algumas coisas e é bem interessante para quem quiser saber um pouco mais sobre esse universo. 


Mas vamos ao livro Quando As Bruxas Viajam

Era uma vez um reino encantado, onde tudo acontecia como as coisas devem acontecer nos contos de fadas. Até que surgiu um problema: a princesa Brasirella se recusa a casar-se com seu respectivo príncipe/sapo e, para se esconder da poderosa e autoritária fada madrinha, arruma emprego de servente e se torna uma Gata Borralheira. A fada madrinha está decidida a resolver o caso, porque, como se sabe, as histórias precisam ter final feliz. 

Ninguém pode evitar que a princesa se case com o príncipe, a não ser as bruxas Margrete Alho, Vovó Cera do Tempo e a Tia Ogg! Mas, para isso, elas precisarão enfrentar muitos obstáculos, como vampiros, lobos maus, casas que caem do céu e... finais felizes! 

Até mesmo zumbis aparecem na história! Que é divertida e tem um humor bem inteligente e bizarro. Aliás, os acontecimentos são um tanto bizarros, o que não lhes tira nem um pouco a lógica (será que dá pra entender isso?). 

A história narra a viagem das três bruxas pelo estrangeiro em busca de Brasirella e a viagem é hilária, já que cada bruxa possui personalidades bem diferentes e peculiares. Elas se embebedam com absinto (achando que é só uma bebida qualquer com algumas ervas), discutem, conhecem todo o tipo de pessoas e seres fantásticos e vivem se metendo onde não são chamadas. 

Muitas histórias acabam se cruzando com elas, histórias (contos de fadas) que conhecemos. As vezes apenas um detalhe e é bom prestar atenção. 

Fiquei apaixonada e com saudades da Tia Ogg, que acha que sabe falar estrangeiro - Parkon? Mucho vino aveck zei, grassy ass. -, e de Greebo, o gato de um olho só de Tia Ogg. 

Imperdível!

Um comentário:

  1. Nossa esse parece mesmo um livro divertido... essa língua estrangeira é bem virtuosa... hahaha
    Bem criativa a ilustração acima... deu para entender a descrição do mundo bem melhor que por palavras.
    Fiquei interessada. Bruxas são temas legais... elas dão bons momentos para rir!!!

    ResponderExcluir