Título: Quando As Bruxas Viajam
Autor: Terry Pratchett
Editora: Conrad
Páginas: 320
ISBN: 9788576162810
Comprar: Comparar preços
Eu nunca ri TANTO com um livro como ri com Quando As Bruxas Viajam, de Terry Pratchett.
O livro faz parte da série Discworld, que compreende 39 volumes. Os livros não precisam necessariamente serem lidos na ordem (Quando As Bruxas Viajam é o volume 12), mas quanto mais você souber sobre o universo de Discworld, melhor será a leitura.
E o que seria o Discworld? O próprio Pratchett explica:
"O mundo avança pelo espaço sobre a carapaça de uma tartaruga. É um dos grandes mitos antigos, encontrado onde quer que homens e tartarugas interajam; os quatro elefantes foram um requinte indo-europeu. Fazia séculos que a idéia pairava no quarto de despejo das lendas. Tudo que precisei fazer foi pegá-la e sair correndo antes que os alarmes disparassem.
(...)
O Discworld não é um universo fantástico coerente. A geografia é imprecisa; a cronologia, duvidosa. Um pequeno círculo de luz viajando no gelado infinito acabou virando a morada de piadas rebeldes e dos últimos acasos."
(...)
O Discworld não é um universo fantástico coerente. A geografia é imprecisa; a cronologia, duvidosa. Um pequeno círculo de luz viajando no gelado infinito acabou virando a morada de piadas rebeldes e dos últimos acasos."
Fonte: owlsroof.blogspot.com.br
Bom, Discworld é um mundo no formato de um disco e esse mundo fica sobre as costas de quatro elefantes gigantes, que por sua vez, equilibram-se sobre o casco de uma tartaruga gigante que vaga pelo espaço. Mas as coisas não são tão simples, e fãs de Pratchett analisam a fundo o mundo que o autor criou. O link que eu coloquei aqui como fonte explica algumas coisas e é bem interessante para quem quiser saber um pouco mais sobre esse universo.
Mas vamos ao livro Quando As Bruxas Viajam:
Era uma vez um reino encantado, onde tudo acontecia como as coisas devem acontecer nos contos de fadas. Até que surgiu um problema: a princesa Brasirella se recusa a casar-se com seu respectivo príncipe/sapo e, para se esconder da poderosa e autoritária fada madrinha, arruma emprego de servente e se torna uma Gata Borralheira. A fada madrinha está decidida a resolver o caso, porque, como se sabe, as histórias precisam ter final feliz.
Ninguém pode evitar que a princesa se case com o príncipe, a não ser as bruxas Margrete Alho, Vovó Cera do Tempo e a Tia Ogg! Mas, para isso, elas precisarão enfrentar muitos obstáculos, como vampiros, lobos maus, casas que caem do céu e... finais felizes!
Até mesmo zumbis aparecem na história! Que é divertida e tem um humor bem inteligente e bizarro. Aliás, os acontecimentos são um tanto bizarros, o que não lhes tira nem um pouco a lógica (será que dá pra entender isso?).
A história narra a viagem das três bruxas pelo estrangeiro em busca de Brasirella e a viagem é hilária, já que cada bruxa possui personalidades bem diferentes e peculiares. Elas se embebedam com absinto (achando que é só uma bebida qualquer com algumas ervas), discutem, conhecem todo o tipo de pessoas e seres fantásticos e vivem se metendo onde não são chamadas.
Muitas histórias acabam se cruzando com elas, histórias (contos de fadas) que conhecemos. As vezes apenas um detalhe e é bom prestar atenção.
Fiquei apaixonada e com saudades da Tia Ogg, que acha que sabe falar estrangeiro - Parkon? Mucho vino aveck zei, grassy ass. -, e de Greebo, o gato de um olho só de Tia Ogg.
Imperdível!
Nossa esse parece mesmo um livro divertido... essa língua estrangeira é bem virtuosa... hahaha
ResponderExcluirBem criativa a ilustração acima... deu para entender a descrição do mundo bem melhor que por palavras.
Fiquei interessada. Bruxas são temas legais... elas dão bons momentos para rir!!!