O Sonho de Alice


Título: O Sonho de Alice
Autor: Lúcia Nobre
Editora: Q Gráfica
Páginas: 157
ISBN: 9788560995271

Logo me apaixonei pela capa do livro da Lúcia Nobre mas mal sabia que iria me encantar ainda mais com a história de Alice. Confesso que ao terminar o livro fiquei com aquele nó na garganta e durante a leitura fui levada para outro lugar, para Batatal, terra de Alice, situado no interior de Santana do Ipanema, Alagoas, bem no sertão nordestino. 

A narrativa do livro é leve e agradável, com uma história muito rica quanto aos detalhes da vida dos sertanejos: suas tradições, cultura, hábitos etc. E por não ser um livro extenso, a autora consegue explorar essas formas de vida sem tornar a narrativa enfadonha. 

Em O Sonho de Alice acompanhamos a protagonista desde a sua infância até sua vida madura e, consequentemente, todas as transformações que se dão durante todo esse período. Alice é uma sonhadora, é corajosa e diferente das outras meninas. Aos 8 anos quer estudar, no entanto isto não lhe é concedido, afinal o estudo é para os homens enquanto que para as mulheres cabem as tarefas domésticas e o futuro que a espera é o casamento, um bom casamento. 

A avó de Alice, uma mulher inteligente e respeitada nas redondezas, ajuda a garota dando-lhe conselhos e emprestando-lhe livros que Alice tanto aprecia. 

Acompanhamos no livro não só Alice, mas sua família e a vida de todos aqueles que vivem na região, e é delicioso, quase palpável, adentrar as belezas do sertão. Além disso, conhecemos as dificuldades, os dramas e as necessidades que essas famílias sertanejas passam. Como a autora mesma escreveu: "um povo que plantou a sua cultura, perpetuando sua tradição, seus costumes, crenças e religião."

6 comentários:

  1. O sonho de Alice parece ser um livro bastante interessante. Sua resenha me deixou com vontade de lê-lo, eu ainda não o conhecia e acho que seria legal entrar no mundo de Alice e ver como é a sua vida em família e como ela reage quando descobre que não pode estudar.
    Beijos,
    laviestallieurs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Era tão triste esse pensamento de que não se devia estudar... e pior que era um costume antigo, que acrescentado a necessidade dos menos favorecidos acabava com o sonho de muitos. Sorte da Alice ter uma avó que gostava de ler e lhe dava apoio.
    Adorei a resenha, bom ver um livro com conteúdo voltado aos costumes do nordeste, ver que nem todos são preconceituosos me faz bem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei muito feliz ao ler o livro e a autora é alagoana, de Santana, assim como Alice, então ela escreve com a alma, o que deixa a narrativa perfeita.

      Excluir
  3. Puxa, nunca tinha lido nada a respeito desse livro, mas confesso que adorei tudo!
    Capa é realmente linda e a sinopse show.
    Retratar um pouco do sofrimento do povo nordestino não deve ser uma tarefa fácil,afinal, assimilar a comoção e os sentimentos não deve ser coisa natural.
    Adorei a resenha e certamente vou adicionar o livro nos que vou ler!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei tão emocionada com o livro que estou pensando em falar com a autora e quem sabe não rola um sorteio aqui? Seria bacana levar autores aqui do nordeste (onde moro há 13 anos) para todos os cantos! ^^

      Excluir
  4. Muito obrigada pelos comentários carinhosos sobre "O Sonho de Alice". Se alguém quiser o livro comunique-se comigo por e-mail ou facebook. lucinha_nobre@yahoo.com.br

    Beijos Lúcia Nobre

    ResponderExcluir