A Mecânica do Coração


"A prosa gótica-punk de Malzieu se destaca... repleta de metáforas impressionantes". (The Guardian)

A Mecânica do Coração, do francês Mathias Malzieu, é um livro absolutamente incrível, belo, poético e de certa forma, obscuro. Ah, os direitos de adaptação para o cinema já foram comprados pelo cineasta Luc Besson, que irá trabalhar juntamente com o autor na criação de uma animação. *.*

"O frio é de tal ordem que as aves congelam em pleno voo antes de se espatifarem no chão. (...) É o dia mais frio do mundo. É hoje que eu me preparo para nascer".

Jack nasce em Edimburgo, na noite mais fria do mundo, no ano de 1874. Por causa do frio seu coração está congelado e nas mãos da parteira Madeleine, considerada uma feiticeira pelos moradores locais, passa por uma operação onde um relógio de madeira é implantado junto ao seu coração. O pequeno cuco irá ajudar a manter o ritmo das batidas e bombear o sangue. 

Abandonado pela mãe e deixado na casa de Madeleine, onde casais vão em busca de crianças para adotá-las, Jack perde as esperanças com o passar do tempo quando o tic-tac em seu peito incomoda os casais que resolvem não levá-lo para um lar. Assim, Jack passa a viver com Madeleine como um garoto comum. Ou quase. A parteira impõe algumas regras:

"Em primeiro lugar, não toque nos seus ponteiros. Em segundo lugar, controle sua raiva. Em terceiro, nunca, mas nunquinha mesmo, se apaixone".

Tudo muda quando Jack é levado a cidade pela primeira vez quando completa 10 anos. Lá ele encontra a pequena cantora, uma garota desastrada e charmosa que faz com que seus ponteiros se apressem. 

Sem conseguir esquecer da pequena cantora, Jack parte em uma viagem arriscada em busca de seu amor, tendo que enfrentar novos sentimentos e sensações. 

A Mecânica do Coração é um livro único e completamente diferente do que eu esperava. Imperdível! 

2 comentários:

  1. Sem dúvida o relógio no coração dele foi o que me chamou a atenção. Viajei agora, lembrei do Homem de Ferro haha!

    Imagino que se der certo será uma animação muito bonita, de um estilo Tim Burton.

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo... lindo! Deve ser encantador. Adorei a resenha.
    O Luc Besson às vezes acerta nos filmes, às vezes não. Vamos ver...

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir